terça-feira, 17 de maio de 2011

Governo lançará programa Alagoas Tem Pressa

Secretariado se reúne hoje, para apresentação do planejamento estratégico do Estado

Renée Le Campion

Transformar a realidade alagoana através do planejamento estratégico das ações do Governo. Esse é o objetivo do programa Alagoas Tem Pressa – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) –, que será lançado hoje (17), no Hotel Radisson. O evento será realizado das 9h às 13h30 e reunirá o governador Teotonio Vilela Filho e todos os secretários e secretários-adjuntos do Estado.

O programa, desenvolvido pela Seplande com o suporte técnico da empresa Macroplan – nacionalmente reconhecida pelo trabalho que desenvolve na área da gestão para resultados em grandes estados brasileiros –, visa estabelecer uma estratégia para o desenvolvimento de Alagoas por meio da fixação de metas a médio e longo prazos, contemplando o período de 2014 a 2022. 

Uma das vertentes do Alagoas Tem Pressa é a implantação da Carteira de Projetos Estruturantes, que serão elaborados no intuito de melhorar os indicadores sociais do Estado.

As estratégias a médio prazo – que compõem o Plano Plurianual (PPA) e compreendem os próximos quatro anos de Governo – serão focadas na melhoria de qualidade de vida; no desenvolvimento do capital humano; na erradicação da pobreza extrema; na redução da pobreza e desigualdade; no crescimento econômico, entre outras necessidades.

“Vão existir os líderes para cada um dos elementos que compõem o Programa Alagoas Tem Pressa; cada etapa contará com um condutor setorial. Esse conjunto irá possibilitar o sucesso do Programa”, destaca o secretário Luiz Otavio.

O programa ainda conta com a construção de uma sala de situação, que será localizada na Seplande, unidade Centro. A sala, com capacidade para mais de 40 pessoas e um sistema de projeção composto por três televisores, será utilizada para o acompanhamento e controle das metas estabelecidas pelo Governo junto às demais secretarias.

Programação 

O evento será aberto pelo governador Teotonio Vilela Filho e sequenciado pelo secretário Luiz Otavio Gomes. A apresentação do programa ficará por conta da equipe de consultores da Macroplan e pelos gestores da Seplande. O lançamento será finalizado com um debate entre os secretários de Estado.
Também participaram da reunião com o governador a secretária adjunta de Modernização e Controle de Metas, Poliana Santana, o secretário adjunto do Planejamento e do Orçamento, Cândido Nascimento, e gestores da Seplande.