terça-feira, 17 de maio de 2011

Secretário Luiz Otavio Gomes fala sobre recursos para municípios em situação de emergência

Em entrevista, o secretário tratou da viabilização de verbas federais e do desenvolvimento econômico do estado 

Victor Brasil

Luiz Otavio falou sobre viabilização de verbas para municípios
Em entrevista concedida a um programa de televisão local essa semana, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, falou sobre a viabilização das verbas federais destinadas à prestação de atendimentos às vitimas das enchentes que atingiram Alagoas no início deste mês. Na ocasião, ele tratou de outros temas, como o Programa da Reconstrução e o pleito dos servidores públicos.

Segundo o secretário, o governador Teotonio Vilela Filho viabilizou R$ 1 milhão junto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para os municípios alagoanos em estado de emergência devido às fortes chuvas. Os recursos foram direcionados para a Defesa Civil, órgão responsável pelo atendimento imediato às vítimas das enchentes.

Questionado sobre a dificuldade em administrar essa nova situação diante da reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes no ano passado, o secretário afirmou que um caso não vai interferir em outro. “Com relação aos problemas das enchentes de 2010, todas as dificuldades foram equacionadas. Todas as licitações já foram feitas, as obras estão em andamento e algumas já estão em processo de finalização”, enfatizou.

Programa da Reconstrução – Em relação à reconstrução das casas, o secretário destacou que as construtoras foram contratadas pela Caixa Econômica Federal e fiscalizadas pelo Governo de Alagoas. De acordo com ele, estão sendo construídas cerca de 17.500 casas que serão entregues à população até o final do ano. 

O secretário Luiz Otavio informou que serão entregues primeiramente dois conjuntos habitacionais, que estão sendo construídos nos municípios de Rio Largo e Quebrangulo, com 302 e 203 casas respectivamente. “Esses conjuntos serão entregues entre os meses de junho e julho, e automaticamente os problemas nesses municípios serão encerrados”, destacou.

Servidor Público – A pauta da entrevista também evidenciou as recentes manifestações dos servidores públicos, que pleiteiam aumento salarial. Sobre o assunto, o secretário Luiz Otavio Gomes declarou que os pedidos dos servidores foram analisados novamente, em reunião entre o governador Teotonio Vilela e o secretariado. “É bom que fique clara a importância e a necessidade dos 70 mil servidores públicos do Estado, mas ainda é mais importante que eles e a população saibam que existe um orçamento, e que ele não é elástico, e sim real”, disse. 

O secretário ainda destacou que, apesar do limite no orçamento público, o governador decidiu dar um maior aumento de 7%, dividido em duas vezes. “O que pedimos é a compreensão desses servidores para que possamos, com tranquilidade, gerar mais empregos e renda, melhorando o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Brasilplast – Sobre o desenvolvimento econômico de Alagoas, o secretário destacou a participação do Estado na maior feira do plástico da América Latina, a Brasilplast. Acompanhado do governador Teotonio Vilela, na quarta (11) e quinta-feira (12), eles reuniram-se com 13 empresários do ramo. 

Segundo o secretário Luiz Otavio, seis empresários confirmaram a instalação de indústrias e outros mostraram interesse em implantar negócios no Estado. “Isso representa cerca de R$ 300 milhões em novos investimentos para Alagoas e 720 empregos diretos e 3.000 indiretos”, destacou. “Consequentemente, isso vai acelerar o desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, completou.