terça-feira, 14 de junho de 2011

População de Passo do Camaragibe recebe Unidade Básica de Saúde


UBS vai garantir estrutura de qualidade, proporcionando o fortalecimento da atenção à saúde no município

Paula Newton
Foto: Olival Santos

Alexandre Toledo destacou fortalecimento da atenção básica
O vice-governador José Thomaz Nonô destacou o compromisso do Governo com os serviços de saúde prestados aos alagoanos, durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde Dr. José Carlos Souza Silver, nesta terça (14), na cidade de Passo de Camaragibe. Na obra, foram investidos recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 467.072.

“É muito gratificante a sensação do dever cumprido. A saúde é uma das grandes preocupações do governador. Aqui foi construído um espaço digno tanto para aos usuários como para os profissionais, e essa unidade representa uma extensão da parceria entre Estado e município. É uma grande satisfação poder entregar esta obra para a população”, disse Thomaz Nonô. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o lema do Governo é o atendimento humanizado. “A unidade possui uma estrutura de qualidade, proporcionando o fortalecimento da atenção à saúde. É o governo do Estado mostrando seu compromisso com os serviços de saúde”, ressaltou Toledo.

Para a prefeito do município, Vânia Quirino, a UBS representa uma conquista bastante significativa para a população, pois a estrutura irá acomodar a equipe 4, conhecida como PSF Rodagem, que atende cerca de 900 famílias do Programa Saúde da Família, e conta com um médico, um enfermeiro, dois auxiliares, seis agentes de saúde, um odontólogo e um assistente de consultório dentário (ACD).

“Agradeço em nome de toda a população a todos os que contribuíram para que essa estrutura fosse erguida no município. Iremos oferecer um serviço melhor, pois contamos agora com uma estrutura bem agradável para a população”, disse a prefeita.

“Estamos em um momento privilegiado. Das 20 UBS, somos o primeiro município a receber essa obra, que é um ganho maravilhoso para os moradores do nosso município. Agradecemos ao governo do Estado por mais essa parceria”, destacou a secretária municipal de Saúde, Josina Quirino.

A obra foi construída em oito meses pela PSA Engenharia LTDA e possui uma área de 250 m², segundo a engenheira Regina Mendonça. A UBS dispõe de consultórios para médico, odontólogo e enfermeiro, salas de curativo, nebulização e vacinação, além de farmácia, almoxarifado, sala de esterilização e depósito de resíduos.

Além de Passo do Camaragibe, irão receber UBSs os municípios de Paripueira, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Taquarana, Tanque D’Arca, Delmiro Gouveia, Piranhas, Campo Alegre, Lagoa da Canoa, Messias, Rio Largo, Penedo, Coruripe, Atalaia, Dois Riachos, Ouro Branco e Poço das Trincheiras, totalizando assim 20 municípios contemplados.

Na oportunidade, o vice-governador José Thomaz Nonô e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, também visitaram o hospital Dr. Carlos Gomes de Barros e a sede municipal do Centro de Assistência Psicossocial (Caps).

Governador comemora fim das greves no serviço público estadual

“Prevaleceu o diálogo e agora o Estado retoma a condução do projeto de desenvolvimento”, afirmou Teotonio Vilela

Secom

 Teotonio destacou esforço do Estado para conceder 7%
O governador  Teotonio Vilela Filho comemorou o fim da greve no serviço público estadual, após a decisão dos policiais civis, que anunciaram o retorno ao trabalho nesta terça-feira (14). “Estou muito contente porque prevaleceu o diálogo e agora o Estado de Alagoas vive um clima positivo para retomar e seguir adiante na condução do projeto de desenvolvimento”, disse o governador.

Ele ressaltou o empenho para atender, de forma linear, a todos os servidores, que serão contemplados com o reajuste de 7%. “O Estado de Alagoas hoje não tem nenhuma categoria em greve, e isso é fruto do esforço do Governo de atender a todas as categorias”, afirmou. “O Governo de Alagoas está pagando o maior reajuste do Nordeste”, reforçou Teotonio Vilela.
O reajuste concedido pelo Governo de Alagoas – 7% para todas as categorias, com 1,09% de ganho real –  representa a implantação da política salarial de reajuste anual vinculado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a mesma aplicada pelo governo federal com relação a seu funcionalismo.

Os três maiores estados do Nordeste – Bahia, Pernambuco e Ceará – aplicaram reajustes inferiores ao proposto pelo governador Teotonio Vilela. Na Bahia, o estado com o maior PIB do Nordeste, o governo aplicou o reajuste linear de 5,91%, que atendeu a todas categoriais de servidores públicos.

“O governador fez um grande esforço para chegar a esse índice proposto e já sinalizou que qualquer ganho de arrecadação será reaplicado aos salários nos anos subsequentes, claro que respeitando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, que resaltou também a importância do diálogo aberto com os sindicatos das categorias e do Movimento Unificado, liderado pela Central Única dos Trabalhadores.   

No dia Mundial do Doador, Ministério da Saúde amplia idade para doação de sangue

Jovens que têm 16 e 17 anos também podem comparecer ao Hemoal e Hemoar para exercer o gesto voluntário

Josenildo Törres

Jovens menores de 16 e 17 anos também podem ser doadores
Para aumentar o percentual de doadores voluntários de sangue – que no Brasil e em Alagoas corresponde a 2% da população –, o Ministério da Saúde (MS) decidiu ampliar a idade para se candidatar voluntariamente. A partir desta terça-feira (14), data em que se comemora do Dia Mundial da Doação de Sangue, os jovens que têm 16 e 17 anos também podem comparecer ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, e ao Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), em Arapiraca.

De acordo com a portaria publicada na edição desta terça-feira (14) no Diário Oficial da União (DOE), o gesto não fica mais resrito aos maiores de 18 anos, sendo também ampliado para os idosos com até 68 anos. Isso significa dizer, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que mais 14 milhões de brasileiros estão prontos para se candidatar à doação, contribuindo para diminuir a carência por sangue, como ocorre atualmente no Hemoal, que se encontra com o estoque em baixa.

“Com a portaria que publicamos nesta terça-feira, ampliamos o número potencial de doadores e a nossa expectativa é realmente passar das 3 milhões de doações por ano. Esta campanha reforça que a doação de sangue deve ser um hábito de solidariedade”, destacou Alexandre Padilha em entrevista concedida ao portal do Ministério da Saúde.

Para a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, a iniciativa é louvável, pois irá contribuir para que mais jovens possam praticar o gesto de cidadania que representa a doação de sangue. “Já incentivamos as crianças e adolescentes alagoanos a doarem sangue, por meio do projeto Doador de Futuro, que percorre as escolas públicas e privadas do nosso Estado. Agora, poderemos ampliar nosso foco de ação e, para isso, já inserimos o Hemoal e o Hemoar nas redes sociais”, frisou.

Critérios para doação
Para a doação, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde, com pelo menos 50 kg e portar um documento de identificação. O candidato também não pode ter contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, Aids e doença de Chagas.

No caso de gestantes e lactentes, é proibida a doação, e para os que quiserem doar novamente, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.  As doações podem ser realizadas na sede do Hemoal, que funciona na Rua Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além dos sábados, das 8h às 12h.

Para os voluntários do interior do Estado, as doações devem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. O órgão também funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com exceção dos sábados, domingos e feriados.

Seagri lança edital para mudas de laranja e sementes de maracujá

Entidades interessadas têm até o dia 20 de junho para entregar documentação, que será analisada pela Secretaria

Diego Barros

Os agricultores familiares dos 18 municípios que ficam nas regiões dos vales dos rios Mundaú e Paraíba, atingidos pelas cheias de 2010, podem ter acesso a mudas de citros e sementes de maracujá para recompor pomares que foram danificados e fortalecer a produção de frutas.
O acesso às mudas e às sementes será por meio de um edital publicado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em seu portal na internet, pelo endereço http://www.agricultura.al.gov.br/.

Quem não tiver acesso à internet pode obter o documento nas Gerências Regionais da Seagri nos municípios de União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Porto Calvo e Maceió.

De acordo com o edital, as associações de agricultores, cooperativas, federações, sindicatos de trabalhadores rurais e prefeituras interessadas devem entregar a documentação necessária até o dia 20 de junho, na sede da Seagri, em Maceió, ou em uma das Gerências Regionais citadas.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, ao todo serão distribuídas 325 mil mudas de citros, entre laranja lima, laranja pêra, limão e tangerina ponkan, e 100 mil sementes de maracujá. “São sementes melhoradas pela Embrapa, que já apresentaram ótimos resultados, e também são recomendadas para as regiões aqui de Alagoas onde elas serão distribuídas. Essas sementes de maracujá são da variedade Gigante Amarelo”, frisou.

Ainda de acordo com ele, as mudas e as sementes foram encaminhadas ao Estado por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para apoiar os agricultores familiares dos municípios que foram atingidos pelas enchentes de 2010.

Os 18 municípios listados no edital que podem apresentar suas propostas para receber os materiais são: Atalaia, Branquinha, Campestre, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Murici, Cajueiro, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, São Luiz do Quitunde, São José da Laje, Santana do Mundaú, União dos Palmares e Viçosa.

Cepe realiza reuniões e discute setor energético em Alagoas

 Dificuldades do sistema elétrico e balanço energético foram alguns dos assuntos tratados nessa terça-feira (14)

Renée Le Campion

Balanço energético de Alagoas foi apresentado nesta terça-feira
A apresentação do balanço energético do Estado de Alagoas de 2010, com base no ano de 2009, e a posse de novos membros foram algumas das pautas da 14ª reunião ordinária e da 6ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), realizadas na manhã desta terça-feira (14), no Palácio República dos Palmares. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho, o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

O Cepe, criado há três anos, visa discutir e fomentar melhorias para o quadro energético de Alagoas. “Esse Conselho tem dado enorme contribuição para a questão da energia, que é uma preocupação não só do Estado, mas do Governo Federal. O assunto foi debatido durante reunião com a presidente Dilma Roussef, que garantiu dar o apoio necessário para o desenvolvimento do setor em Alagoas”, destaca o secretário Luiz Otavio Gomes.

As dificuldades atuais do sistema elétrico em Alagoas e as soluções em curso foram os assuntos tratados pelo diretor de Planejamento e Expansão da Eletrobras, Leonardo Albuquerque, durante a 14ª reunião ordinária do Cepe. Na ocasião, também foi apresentado o Balanço Energético de Alagoas (Beal) 2010, elaborado pela Seplande.

O balanço traz uma visão detalhada da evolução da produção e consumo dos recursos energéticos utilizados pelos setores econômicos e sociais de Alagoas, no período de 2000 a 2009. “Esse estudo estava paralisado há 20 anos, e é com muito empenho e satisfação que o retomamos”, acrescenta o secretário.

Ainda na 14ª reunião ordinária, foi tratado o planejamento e a expansão do sistema de gás natural em Alagoas e a assinatura dos contratos de gestão dos planos de trabalho revisados de seis comitês técnicos. 

Já na 6ª reunião extraordinária, foram eleitos o presidente de honra do Cepe, Beroaldo Maia Gomes, e o vice-presidente do Conselho, Geoberto Espírito Santo, atual presidente da Algás. A programação ainda contou com homenagem a diversos conselheiros da estrutura passada do Cepe, bem como a posse de novos membros: Eduardo Setton; Ivã Vilela; Sérgio Toledo; Olavo Calheiros; Júlio Inácio de Holanda; Geoberto Espírito Santo e Antônio Carlos Dória.

Jacintinho ganha Base Comunitária de Segurança

Inauguração da terceira base de Polícia Comunitária instalada em Maceió será nesta quarta-feira, com ações de cidadania

Mosael Henrique

Base Comunitária do Jacintinho será inaugurda nesta quarta
Com uma população de mais de 200 mil pessoas, o bairro do Jacintinho é a terceira localidade contemplada com uma Base Comunitária de Segurança, que foi instalada na praça Mário Jambo (antiga caixa d´água). A inauguração da BCS está marcada para esta quarta-feira (15), a partir das 8h, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e demais autoridades civis e militares.

Ao contrário das duas primeiras bases implantadas pelo governo do Estado nos conjuntos Selma Bandeira e Osman Loureiro, que já vinham funcionando em caráter experimental, a do Jacintinho começa a desenvolver o novo modelo de policiamento comunitário a partir de sua inauguração. Localizado numa área de 3,672 km², o bairro deverá receber, no futuro, mais duas bases.

Com o início dos trabalhos, a PM estará atuando diariamente no local com visitas periódicas aos moradores no raio de 2,5 quilômetros, realizando ao mesmo tempo um policiamento preventivo e de contato com a comunidade, conhecendo os problemas e as necessidades de cada família. O trabalho contará com o auxílio do Conselho Comunitário de Defesa Social, cujos membros tomam posse nesta quarta-feira (15).

“Nossa esperança é que a base de segurança não traga só tranquilidade, como também ações sociais para a comunidade, que necessita de uma maior presença do poder público”, disse o líder comunitário e presidente eleito do Conselho de Defesa Social, José de Almeida Costa.

Diante do crescente envolvimento dos jovens com as drogas, ele defende projetos sociais para reverter essa realidade no Jacintinho. “É comum a gente ver em nosso bairro jovens sendo assassinados diariamente por causa das drogas; por isso queremos a polícia não fique apenas com o trabalho repressivo, mas também que seja uma parceira da comunidade para mudar esse quadro”, comentou.

Programação

A inauguração da terceira BCS conta com uma vasta programação elaborada pelas corporações militares e órgãos públicos envolvidos no projeto. A partir das 8h, serão prestados atendimentos à população com emissão de carteiras de identidade e de trabalho, exames médicos e verificação de pressão arterial e corte de cabelo.

Durante toda a manhã, haverá ainda oficinas de Educação Ambiental, de Trânsito e do Proerd (Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência), além de atividades esportivas, exposições e orientações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, dentro outras. A próxima base a entrar em funcionamento está localizada no bairro do Vergel, com a inauguração prevista para a próxima semana.

Grupos estudam a possibilidade de realizar investimentos em Alagoas

Construção de terminal turístico de passageiros é um dos projetos que podem ser desenvolvidos pelo Grupo Formitex

Renée Le Campion

Empresários estudam fazer novos investimentos em Alagoas
Empresários dos grupos Formitex e Schahin vieram a Alagoas nesta terça-feira (14) para conhecer as potencialidades do Estado e analisar a possibilidade de realizar novos investimentos no ramo portuário e petrolífero. O assunto foi discutido durante reunião realizada na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), acompanhada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A construção de um terminal turístico de passageiros no Porto de Maceió é a proposta estudada pelo grupo Formitex. Já o grupo Schahin considera o desenvolvimento de projetos a curto e longo prazos na área petrolífera em território alagoano. “Vamos fazer análises técnicas para ver se há condições de implantar novas atividades na área da construção de equipamentos para exploração da camada pré-sal”, detalha o diretor do Schahin, José Antônio Schwarz.

A intenção dos grupos em trazer novos investimentos para Alagoas foi recebida com entusiasmo pelo secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. “Temos total interesse em concretizar esses projetos. Nosso Estado oferece excelentes incentivos fiscais e ajudaremos os dois grupos da melhor forma possível durante esta fase de estudos”, afirmou.   

Nesse sentido, o diretor da Antaq, Tiago Lima, ressalta a necessidade de se atuar de forma integrada à Agência, que tem como foco de atuação o fomento ao crescimento da infraestrutura portuária e aquaviária. Além disso, cabe à Antaq a regulamentação, supervisão e fiscalização da exploração dessa infraestrutura, bem como das atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a construção do terminal turístico no Porto de Maceió seria uma forma de promover o desenvolvimento do turismo no estado. “Nosso porto é o 5º do Brasil a receber mais passageiros, portanto a implantação do terminal seria ideal”, acrescentou.

Também participaram da reunião os secretários de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, e do Trabalho, Emprego e Renda, Herbert Motta; a administradora do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão, e a equipe da área de desenvolvimento econômico da Seplande.

Visitas
Durante o período da tarde, os empresários dos grupos visitaram o Porto de Maceió, acompanhados da administradora do Porto, Rosiana Beltrão, e do diretor da Antaq, Tiago Lima.

Nas próximas semanas, os empresários devem se reunir com o secretário Luiz Otavio Gomes para discutir as próximas ações e questões como os incentivos oferecidos pelo Estado.