Governo do Estado divulga benefícios do setor para atrair novos investidores; evento acontece de 9 a 13 de maio
Victor Brasil
A Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) de Alagoas vai estar, mais uma vez, em destaque na maior feira da América Latina do setor plástico. A 13º edição da Brasilplast, Feira Internacional da Indústria do Plástico, vai acontecer entre os dias 9 e 13 deste mês, no Anhembi, em São Paulo.
O evento, que acontece em forma de bienal, reunirá cerca de 1.300 expositores vindos de 30 países, com expectativa de receber um público de 65 mil visitantes. Segundo o industrial alagoano Gilvan Leite, a feira é considerada um marco para o setor, pois possibilita uma maior aproximação com novidades da área de todas as partes do mundo. “Na ocasião, todos os empresários poderão trocar informações e técnicas, além de conhecer novas tecnologias que possibilitam um maior desenvolvimento da produção”, disse.
No evento, o potencial do setor plástico de Alagoas será divulgado em um grande estande montado na feira, onde gestores da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) receberão empresários do setor. O governador Teotonio Vilela Filho vai aproveitar o estande para atender os investidores em potencial e apoiar os que já se instalaram no Estado.
Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o estande de Alagoas montado na última edição da feira, em 2009, possibilitou a exposição dos atrativos de Alagoas e resultou na efetivação de atração de empreendimentos para o Estado. "O próprio governador de Alagoas atendeu os empresários, o que fez a diferença e implicou na atração de novos investimentos", destacou o secretário.
Para o industrial e presidente do Sindicato das Indústrias do Plástico, Wander Lobo, a montagem de um estande do governo do Estado no evento traz diversos benefícios não só para Alagoas, mas também para os empresários do ramo. “Ficar em contato com novidades do mercado vai possibilitar melhorias aos nossos serviços e também para o desenvolvimento econômico do estado”, disse.
De acordo com o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, são com ações desse porte que o estado vem garantindo grande destaque nacional no segmento do plástico. “Estes resultados são fruto da parceria do Governo, Sebrae e tantas outras instituições que reconhecem neste setor um grande potencial econômico e, por isso, trabalham juntos para fazer de Alagoas um dos melhores locais para investimentos em química e plástico, na região Nordeste”, destacou.
A parceria entre o Governo de Alagoas e outras instituições ligadas às indústrias do plástico possibilitou a criação do fórum da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, no ano de 2007. Fazem parte do fórum: Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Senai, Sebrae, Braskem, Banco do Nordeste, Algás, Associação Comercial, Universidade Federal de Alagoas, Sindicato das Indústrias de Plástico e as Associações das Empresas do Polo de Marechal Deodoro e do Polo Industrial em Maceió.