sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mães de Ibateguara ganham o direito de ter seus filhos no município

Maternidade de Parto Normal Mariano de Oliveira Nascimento foi inaugurada nesta sexta-feira, pelo governo do Estado

Luciana Mendonça

Everton foi o primeiro bebê a nascer na nova maternidade
Era um dia chuvoso quando Jaciana Caetano Soares, de nove meses de gestação, começou a sentir a dor do parto. Logo em seguida, ela foi encaminhada à Maternidade de Parto Normal Mariano de Oliveira Nascimento e, na segunda-feira (2), nasceu o pequeno Everton Caetano Soares, o primeiro bebê nascido na Maternidade de Ibateguara. Antes, as gestantes eram encaminhadas para unidades maternais em outros municípios da região.

Funcionando desde o início desta semana, a Maternidade de Ibateguara, considerada um sonho para as gestantes que desejavam ter seus filhos no município, foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (6). A solenidade contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, da prefeita de Ibateguara, Eudócia Caldas, além de políticos e prefeitos da região.

“Foi muito importante para mim e para minha família ter sido atendida nesta maternidade. Aqui fui bem tratada e acolhida pela equipe da unidade. Além disso, logo recebi alta e fui para casa com a minha família”, relatou a mãe de Everton, com ele nos braços.

A gestante Maria Poliana da Silva, 17 anos, disse que terá seu filho em Ibateguara e que já vem sendo orientada pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) sobre a importância do pré-natal e do parto normal para saúde dela e do bebê.

“Tenho sido orientada pelos agentes de saúde e tenho feito as consultas de pré-natal. Agora, com a maternidade em Ibateguara, será bem mais fácil receber assistência quando eu sentir as primeiras dores do parto”, disse a jovem futura mãe.

A construção da unidade de saúde faz parte de uma parceria entre os governos federal e estadual. Foram investidos R$ 858.612,75. Para aquisição dos equipamentos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiu 113.398,28. A maternidade, que é localizada na entrada de Ibateguara, conta com médico plantonista, enfermeira obstetra e técnicos e auxiliares de enfermagem.

A prefeita de Ibateguara, Eudócia Caldas, destacou o apoio do governo do Estado para a construção da maternidade e o empenho do governador Teotonio Vilela Filho no que diz respeito aos investimentos destinados à Saúde, principalmente nos municípios.

“Esta maternidade é um sonho antigo e só foi possível graças à emenda parlamentar federal e recursos do governo estadual. Agora o cidadão deste município irá nascer em Ibateguara e as gestantes não irão mais se deslocar para outros municípios”, disse a prefeita, informando que o município tem investido em ações de saúde, principalmente para redução da mortalidade infantil.

O secretário Estado da Saúde, Alexandre Toledo, destacou o trabalho desenvolvido pela prefeitura, por meio dos agentes comunitários, e o empenho do governo do Estado para a redução da mortalidade infantil.  Toledo também lembrou os investimentos do Estado para os municípios destinados a melhorias dos serviços de saúde.

“A cidade de Ibateguara está de parabéns, porque esta maternidade irá ajudar a desafogar os serviços ofertados pelo SUS nos municípios da região e em Maceió”, disse o secretário, ressaltando a importância de uma política pública de saúde de forma regionalizada.

O governador Teotonio Vilela Filho também enalteceu o trabalho da gestão municipal e falou da importância dos serviços públicos ofertados aos cidadãos nos municípios. “É no município que as pessoas moram e por isso é preciso de investimento em serviço públicos”, disse Vilela, parabenizando Jaciana e Everton, primeiros pacientes da maternidade.