sexta-feira, 13 de maio de 2011

Governo expõe programas estaduais em stand na V Feira dos Municípios

 Secretário Luiz Otavio Gomes representou o governador Teotonio Vilela Filho na abertura do evento, que prossegue até domingo

Luciana Buarque

Luiz Otavio Gomes destacou importância do evento
Até o próximo domingo (15), os alagoanos terão a oportunidade de conhecer os 102 municípios do Estado em um só lugar, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, onde acontece a V Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos. Na abertura do evento, nesta quinta-feira (12), o governador Teotonio Vilela Filho foi representado pelo secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, que abriu oficialmente o evento juntamente com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Abrahão Moura.

O secretário transmitiu as desculpas do governador por não poder comparecer à solenidade, e ressaltou que “o governador pensa o Estado como um todo, focando o desenvolvimento de cada município, e o Governo do Estado trabalha incessantemente para atender às necessidades dos 102 municípios alagoanos, sem distinções”.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Abrahão Moura, convidou a população a visitar a Feira destacando que, no local, é possível encontrar todos os elementos típicos das cidades alagoanas.

Em seu discurso, Luiz Otavio Gomes destacou a importância da realização, que além de expor as potencialidades locais, facilita a comercialização da produção alagoana. E o mais interessante, segundo o secretário Luiz Otavio, “é que, através da Feira, Alagoas conhece Alagoas. Quantos alagoanos saem do país, mas não conhecem seu próprio Estado?”.

Presenteado com uma placa de automóvel que tem gravado o seu nome, produzida por uma empresa de Palmeira dos Índios – que é a única empresa do Nordeste neste ramo, Luiz Otavio Gomes confirmou a importância da Feira dos Municípios. “Isso demonstra a importância fundamental que esse evento tem. Eu acabei de conhecer a única empresa de placas de automóveis do Nordeste, que é a AL Auto Placas. Ela está aqui, em Alagoas, e eu desconhecia”.

Acompanhado dos secretários Osvaldo Viégas (Cultura) e Alexandre Toledo (Saúde), o secretário Luiz Otavio Gomes visitou cada stand da feira, cumprimentando os prefeitos, gestores, artesãos, pequenos empresários e produtores das cidades alagoanas. “Prestigiar as empresas de pequeno porte é um dogma do governador Teotonio Vilela”, afirmou.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), montou um stand na Feira, onde é possível conhecer iniciativas estaduais como o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL).

Estiveram presentes na abertura do evento o deputado Federal Rui Palmeira; a diretora técnica do Sebrae, Renata Fonseca; os deputados Estaduais Gilvan Barros e Judson Cabral; o presidente do Tribunal de Contas, Luiz Eustáquio Toledo; o desembargador Washington Luiz Damasceno, do Tribunal de Justiça; além de autoridades militares.

Governo lançará programa Alagoas Tem Pressa

Secretariado se reúne na próxima terça-feira (17) para apresentação do planejamento estratégico do Estado

Renée Le Campion

Governador Teotonio Vilela reuniu-se para ajustar plano
Transformar a realidade alagoana através do planejamento estratégico das ações do Governo. Esse é o objetivo do programa Alagoas Tem Pressa – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) –, que será lançado nesta terça-feira (17), no Hotel Radisson. O evento será realizado das 9h às 13h30 e reunirá o governador Teotonio Vilela Filho e todos os secretários e secretários-adjuntos do Estado.

O programa, desenvolvido pela Seplande com o suporte técnico da empresa Macroplan – nacionalmente reconhecida pelo trabalho que desenvolve na área da gestão para resultados em grandes estados brasileiros –, visa estabelecer uma estratégia para o desenvolvimento de Alagoas por meio da fixação de metas a médio e longo prazos, contemplando o período de 2014 a 2022.

Uma das vertentes do Alagoas Tem Pressa é a implantação da Carteira de Projetos Estruturantes, que serão elaborados no intuito de melhorar os indicadores sociais do Estado.

As estratégias a médio prazo – que compõem o Plano Plurianual (PPA) e compreendem os próximos quatro anos de Governo – serão focadas na melhoria de qualidade de vida; no desenvolvimento do capital humano; na erradicação da pobreza extrema; na redução da pobreza e desigualdade; no crescimento econômico, entre outras necessidades.

“Vão existir os líderes para cada um dos elementos que compõem o Programa Alagoas Tem Pressa; cada etapa contará com um condutor setorial. Esse conjunto irá possibilitar o sucesso do Programa”, destaca o secretário Luiz Otavio.

O programa ainda conta com a construção de uma sala de situação, que será localizada na Seplande, unidade Centro. A sala, com capacidade para mais de 40 pessoas e um sistema de projeção composto por três televisores, será utilizada para o acompanhamento e controle das metas estabelecidas pelo Governo junto às demais secretarias.

Programação 

Na tarde dessa sexta-feira (13), o governador Teotonio Vilela Filho se reuniu com o secretário Luiz Otavio Gomes para o último alinhamento sobre a pauta que será tratada na reunião da próxima terça-feira (17).

O evento será aberto pelo governador Teotonio Vilela Filho e sequenciado pelo secretário Luiz Otavio Gomes. A apresentação do programa ficará por conta da equipe de consultores da Macroplan e pelos gestores da Seplande. O lançamento será finalizado com um debate entre os secretários de Estado.

Também participaram da reunião com o governador a secretária adjunta de Modernização e Controle de Metas, Poliana Santana, o secretário adjunto do Planejamento e do Orçamento, Cândido Nascimento, e gestores da Seplande.

HGE quer parceria com Coren e convida entidade para visitar hospital

Parceria com as entidades de classes é considerada fundamental para melhorar a relação de trabalho entre a equipe multiprofissional e a gestão

Ednar Costa

Buscando reforçar parcerias, o Hospital Geral do Estado (HGE), complexo hospitalar referência para o atendimento de urgência e emergência em Alagoas, está reestruturando seus serviços para avançar na garantia da assistência aos alagoanos. As mudanças estruturais e administrativas estão ocorrendo e visam melhorar os serviços nesta área, mas para os gestores do HGE a integração dos esforços é fundamental.

Com o objetivo de estreitar a cooperação entre a gestão do hospital e as entidades de classe, a direção do HGE formalizou convite aos representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL), para uma visita à unidade, bem como às obras de reforma e ampliação, que aportarão novos leitos e serviços ao hospital.

Para o diretor do HGE, Carlos Alberto Gomes, a parceria com as entidades de classes é fundamental para melhorar a relação de trabalho entre a equipe multiprofissional e a gestão. Ele destacou a importância dos profissionais que compõem aquela unidade, e os desafios que devem ser compartilhados com todos.

“As entidades representantes de classes profissionais merecem todo o nosso respeito porque lutam em prol dos trabalhadores da saúde, buscando melhores condições de trabalho e remuneração. Estamos sempre de portas abertas para receber os representantes dos conselhos e discutirmos a atuação do enfermeiro, médico, assistente social, entre outras categorias”, destacou Carlos Alberto.

Seades dá continuidade à distribuição de donativos nas cidades alagoanas

Nesta sexta-feira (13), caminhões seguiram para os municípios de Novo Lino e Japaratinga

Emília Bezerra

Seades continua entregando donativos
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) entregou mais uma remessa de donativos, nesta sexta-feira (13), aos municípios de Novo Lino e Japaratinga. Foram disponibilizadas 320 cestas básicas, 220 colchões, 190 lençóis, 60 kits de roupas e mais de mil litros de água mineral. Tudo isso com recurso do governo do Estado.

Com a entrega, a Seades conseguiu atender a doze cidades alagoanas em apenas três dias: os municípios de São Miguel dos Milagres, Jequiá, Maragogi, São José da Laje, Japaratinga, Jundiá, Jacuípe, Campestre, Novo Lino, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e Colônia Leopoldina. O atendimento foi feito segundo o cadastro de pessoas fornecido pelos próprios municípios. 

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, tem acompanhado de perto o trabalho desenvolvido nessas cidades em situação de emergência por conta das fortes chuvas. Na próxima semana, ele reúne os prefeitos para fazer uma análise das ações desenvolvidas e traçar novas metas.                   
                            
“O governador Teotonio Vilela determinou que todas as providências fossem adotadas nos municípios para diminuir a situação de vulnerabilidade social. Mas é preciso que haja uma comunicação da parte deles. Estamos fazendo da Secretaria um espaço democrático”, destacou o secretário.

Novo Código Florestal é tema de debate na Expoalagoas Genética

Deputado Federal Aldo Rebelo falou sobre as implicações da legislação e a situação de produtores rurais, agricultores familiares, indígenas e ribeirinhos

Diego Barros

Aldo Rebelo palestrou sobre o Novo Código Florestal
O deputado Federal por São Paulo, Aldo Rebelo (PCdoB), foi aplaudido de pé nesta sexta-feira (13), após sua palestra na Expoalagoas Genética, no Parque da Pecuária, em Maceió, onde ele falou sobre as questões mais polêmicas que envolvem o Novo Código Florestal Brasileiro.

O deputado, que é natural do município alagoano de Viçosa, fez um histórico do uso da madeira obtida pelo sertanejo nas matas para sua sobrevivência até chegar aos pontos mais debatidos do Novo Código Florestal, que tratam da ampliação das áreas de matas ciliares – aquelas que ficam às margens de rios.

Ele salientou que viajou por vários lugares do país para conhecer a realidade de agricultores familiares, ribeirinhos e indígenas, muitos deles nascidos nos locais onde vivem e praticam atividades produtivas, como pesca ou agricultura de subsistência.

Segundo Aldo Rebelo, é necessário que haja a preservação da mata ciliar e também da família ciliar, aquela que vive e produz nas proximidades dos rios, como é o caso dos agricultores familiares, dos ribeirinhos e dos indígenas. “Com a ampliação da Área de Proteção Permanente, muitas dessas famílias vão ser obrigadas a deixar suas casas, vão perder suas terras e não terão direito à indenização”, frisou o deputado.

De acordo com ele, a legislação do Novo Código Florestal Brasileiro, em alguns artigos, não se assemelha a nenhuma legislação do mundo. “É de uma violência tremenda retirar as famílias de seus lares e obrigá-las a procurar um novo meio de vida”, exclamou.

Ele explicou que, em alguns casos, com a ampliação da área de preservação às margens de rios para até 100 metros, os agricultores familiares que vivem na área, e cujas propriedades são em torno de cinco hectares, teriam que ser retirados do local. “Numa área onde se produz alimento, as famílias seriam retiradas para preservação da mata”, citou.

“A preocupação com o meio ambiente é necessária, correta e atual, mas deve conciliar com a produção de alimento e a viabilidade das pequenas unidades de produção rural”, argumentou Aldo Rebelo. Ele citou ainda que, em Alagoas, 65% das propriedades têm até cinco hectares.

Na plateia estavam produtores rurais, lideranças do setor produtivo, técnicos, estudantes, servidores e gestores de órgãos públicos. Também acompanharam a palestra o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, o deputado Federal por Alagoas, Rui Palmeira, o deputado Estadual Gilvan Barros e o senador Benedito de Lira.

Comitê traça novas estratégias para redução da mortalidade infantil

Sesau qualifica atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido, banco de leite humano, cuidado hospitalar no parto e nascimento e qualificação da rede perinatal

Valdete Calheiros


Para discutir estratégias voltadas à redução da mortalidade materna e infantil em Alagoas, representantes do Comitê Estadual de Combate à Mortalidade Materna e Infantil se reuniram nesta sexta-feira (13). O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). No ano passado, Alagoas foi um dos estados com melhor desempenho na redução da mortalidade infantil, segundo levantamentos do Ministério da Saúde.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, falou sobre as estratégias desenvolvidas pela Sesau para a redução do índice de mortalidade. Ela cita como prioritárias as ações de qualificação da atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido; a implantação de banco de leite humano; a qualificação do cuidado hospitalar ao parto e nascimento e qualificação da rede perinatal, atendendo às diretrizes da garantia da gestante do direito do acompanhante.

O secretário Alexandre Toledo ressaltou a importância do Comitê para redução da mortalidade infantil em Alagoas. “O Comitê é uma iniciativa muito importante para redução da mortalidade infantil no Estado. Temos que desenvolver mais ações para melhorar nossos indicadores de saúde”, disse, citando o projeto de Rede Cegonha como estratégia do Ministério da Saúde para humanização e assistência às mulheres, recém-nascidos e crianças. 

Na ocasião, a coordenadora da área de Saúde da Criança da Sesau, Maria do Socorro Marques Luz, afirmou que todos os municípios alagoanos receberam capacitação dos técnicos da Sesau. E entre os avanços conseguidos mais recentemente, ela citou o apoio à rede de saúde perinatal, a articulação das maternidades e os avanços na atenção básica.

Sandra Canuto falou sobre o Plano de Redução da Mortalidade Materna e Infantil no Estado de Alagoas e sobre a implantação do projeto Rede Cegonha com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil, com ênfase na atenção neonatal.

Seleção Brasileira joga neste sábado no estádio Rei Pelé reformado

Secretário Marco Fireman participou de café da manhã com a Rainha Marta e o governador Teotonio Vilela, nesta sexta-feira (13)

Acássia Deliê

 Neste sábado (14), será a primeira vez que a alagoana Marta joga pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol sobre o gramado do Estádio Rei Pelé, em Maceió. A festa do futebol mundial marca quase um ano da visita de Pelé a Alagoas, durante a reinauguração do estádio, completamente reestruturado pelo Governo Estadual.

Inaugurado em 1970, o estádio, conhecido popularmente como “Trapichão” passou pela primeira grande reforma em 2010. À época considerado uma ameaça à segurança dos torcedores que compareciam aos jogos, o estádio teve sua estrutura física reforçada e recebeu novas instalações, incluindo um eficiente sistema de som, um novo placar eletrônico e um novo sistema de irrigação do gramado, além de modernos vestiários.

Cerca de 360 trabalhadores participaram dos trabalhos de reforma, eliminando centenas de toneladas de material da estrutura antiga, já saturada por infiltrações, que pesavam sobre a parte superior do estádio, acima das torcidas.

“O estádio caminhava para a implosão, estava com instalações em estado precário e representava um enorme perigo para os torcedores alagoanos. O Governo Estadual fez questão de intervir e recuperou o estádio com recursos próprios”, lembra o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.

Na manhã desta sexta-feira (13), o secretário participou de um café da manhã com o governador Teotonio Vilela Filho e a jogadora Marta, durante lançamento da pedra fundamental do memorial que será erguido no estádio em homenagem à Rainha.

“Estou muito ansiosa para jogar aqui. Não vejo a hora de chegar o jogo. Será minha primeira partida pela Seleção na minha terra, junto com meu povo. É a rainha do futebol jogando no estádio que ganha o nome do rei. É o casamento perfeito", disse Marta à imprensa local, durante entrevista coletiva após o lançamento.

O jogo amistoso entre Brasil e Chile será realizado neste sábado, a partir da 16h. 

Estudantes de escolas estaduais participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Provas foram aplicadas nesta sexta-feira, nas escolas localizadas no Cepa

Ricardo Morei
Foto: José Demétrio

Alunos participaram de olimpíada nesta sexta-feira
Alunos das escolas estaduais Dom Pedro II, José Correia da Silva Titara, José Vitorino da Rocha e Moreira e Silva – todas localizadas no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) – participaram nesta sexta-feira (13) da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). As provas foram realizadas nos períodos matutino e vespertino.

De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, o objetivo da prova é fazer com que os alunos desenvolvam suas capacidades de leitura e dissertação sobre a temática. “Para realizar uma boa prova, o aluno precisa de conhecimentos interdisciplinares, ou seja, de uma boa formação”, explica ele.

O coordenador do observatório evidenciou que as provas são compostas por 10 questões. “São cinco questões de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia. A OBA engloba várias ciências como, por exemplo, Geografia, Física, Matemática e Biologia. Além disso, há também o enfoque das fontes de energia e do meio ambiente”, informou.

Ele comentou ainda que participam desta avaliação todas as séries da educação básica, ou seja, do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. “A olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas”, comunicou.

OBA – A olimpíada é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais que ocorre totalmente dentro das próprias escolas. Ela tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo.

A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.