segunda-feira, 9 de maio de 2011

Oficinas debatem implantação da política de segurança alimentar e nutricional no Estado

Municípios da região norte foram os primeiros a participar das capacitações

Maria Barreiros 

Com o objetivo de fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional do Estado e elaborar ações para a implantação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) em Alagoas, conselheiros, técnicos e gestores municipais se reuniram nesta segunda-feira (9), no Hotel Enseada, com a secretária-adjunta de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti, e com técnicos da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades.

Os municípios da região norte do Estado foram os primeiros a ser contemplados com as oficinas. Segundo Juliana Vergetti, os conselhos municipais da Educação, Saúde, Assistência, Direitos da Criança e do Adolescente, e os conselhos das entidades de classe da assistência social, estão presentes na discussão.

“Trabalhando integrados, eles podem construir uma Lei Orgânica de Segurança Alimentar ainda mais fortalecida. Essas oficinas são de grande importância para a política de segurança alimentar, pois é o início do investimento que o governo federal fez nos Estados que apresentaram um projeto na área”, explicou Juliana Vergetti.

Ainda de acordo com a secretária-adjunta, o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) vem para organizar a política de segurança alimentar, da mesma forma que o Sistema único de Assistência Social (Suas) gerencia a política de Assistência e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro objetivo é tornar público os projetos e ações que estão sendo realizados no Estado, como a criação da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, que gerencia programas como a distribuição de sopa e cestas nutricionais; o Programa de Aquisição de Alimentos, as cozinhas emergenciais e o Programa do Leite. As oficinas também propiciam a ampliação de conhecimento entre gestores e conselheiros municipais.

A superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, Ana Paula Quintella, alerta que um representante de cada conselho municipal do Estado deve participar dessas capacitações. As atividades estão divididas em sete regiões, e as despesas relativas ao transporte, hospedagem e alimentação ficarão a cargo da Seades. As próximas oficinas acontecem com os municípios da Zona da Mata, nos próximos dias 16 e 17 de maio.

Governo do Estado se mobiliza para assistir vítimas das chuvas

Recursos disponibilizados garantem alimentação e abrigo a dezenas de famílias em Alagoas

Emília Bezerra

 O trabalho integrado entre a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a Defesa Civil e a Polícia Militar já conseguiu alcançar todos os municípios alagoanos que estão em situação de emergência por conta das fortes chuvas em Alagoas. Em apenas dois dias, o Estado distribuiu 50 toneladas de alimentos, dois mil kits de higiene, dois mil colchões, dois mil cobertores e 30 mil litros d’água, de acordo com a necessidade de cada cidade. Tudo isso com recurso disponibilizado pelo governo do Estado. 

O secretário da Assistência Social, Marcelo Palmeira, explica que o trabalho nos municípios atingidos está apenas começando. “A primeira etapa foi cumprida, mas novas etapas virão”, lembra Palmeira, referindo-se ao cadastro que ainda será feito com as famílias dessas cidades, que visa a reconstrução das casas danificadas e também o reingresso das pessoas no convívio social. 

Nesta terça-feira (10), o secretário Marcelo Palmeira viaja a Brasília para solicitar novos recursos do governo federal – que, na última semana, doou 19 toneladas de alimentos vindos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Pernambuco. O objetivo de Palmeira é estender o auxílio às vítimas das chuvas, por meio da manutenção de cozinhas emergenciais e do repasse do aluguel social para essas famílias.

A preocupação do governador Teotonio Vilela Filho em assistir aos municípios alagoanos em situação de emergência também é lembrada pelo secretário. “O Estado está presente nesses municípios. Tenho certeza de que estamos fazendo o nosso papel. O governador acatou tudo o que foi solicitado pela Secretaria”, destacou Palmeira, reafirmando a importância da participação do governo do Estado no trabalho integrado.

Nesse ponto, ele também faz referência à parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Social que disponibilizou cerca de 40 homens para trabalhar na triagem dos donativos que chegam à sede da Seades. 

O resultado de todas essas ações foi atestado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), durante visita da assessora-técnica Mariana Machado, na última sexta-feira. Ao observar a realidade dos municípios, ela constatou que o papel de assistência às vítimas das chuvas vem sendo desempenhado com eficácia pelos diversos órgãos que compõem o governo do Estado.

Marta participa de café da manhã no Rei Pelé nesta sexta-feira

Evento marca lançamento da pedra fundamental do Memorial à Rainha Marta
Adelmo Ricardo                   
O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), promove na manhã desta sexta-feira (13), às 9h, na sede da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte, no Estádio Rei Pelé, um café da manhã para lançar a pedra fundamental do Memorial à Rainha Marta.
Jogadora de futebol alagoana eleita cinco vezes como a Melhor do Mundo, pela Fifa, Marta será homenageada pelo governo do Estado, em evento que contará com a presença do governador Teotonio Vilela, secretários de Estado e autoridades.
Marta chega a Alagoas nesta quinta-feira (12) para participar no sábado (14) do jogo contra o Chile, em partida preparatória da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, que disputará a Copa do Mundo de Futebol Feminino na Alemanha , no período entre 26 de junho a 17 de julho.
O Memorial à Rainha Marta será um moderno espaço que abrigará, por meio de fotos, textos e vídeos, a trajetória vitoriosa da carreira da atleta alagoana.
Tecnologia – Ainda na manhã desta sexta-feira (13), o governador Teotonio Vilela e a jogadora Marta conhecerão os novos equipamentos implantados no Rei Pelé, a exemplo do SmartCard – cartão inteligente de controle de acesso ao estádio.

Estado define novas estratégias para ajudar municípios inundados

Nesta terça-feira, caminhões com kits de medicamentos seguem para os municípios afetados pelas chuvas

Valdice Gomes

Reunião define ações nos municípios afetados pelas chuvas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Atenção Farmacêutica (DAF), enviará nesta terça-feira (10), para os municípios atingidos pelas chuvas que estão em situação de emergência, kits com 30 itens de medicamentos para verminose, hipertensão, diabetes, diarreia, desidratação, vômito, além de antibióticos para infecções diversas; soro oral, venoso e 20 correlatos, sendo material para curativos, administração de medicamentos, proteção individual e outros. A Sesau também distribuirá soro antiofídico para socorrer vítimas de picadas de animais peçonhentos, comuns em época pós-cheias.

Dois caminhões sairão com os medicamentos às 6h, da sede do Lifal, no Distrito Industrial, sendo que um seguirá para os municípios de Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre e Jacuípe, enquanto o outro vai a Paripueira, São Luiz de Quitunde, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga. A informação foi passada pelo superintendente Estadual de Atenção à Saúde, Vanilo Soares, durante reunião de avaliação das ações desenvolvidas nos municípios atingidos pelo desastre natural, realizada nesta segunda-feira, no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.

A reunião foi aberta pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, que considerou positivas as ações do governo do Estado para dar resposta aos municípios afetados pelo temporal. “O governo teve ação rápida desde o primeiro dia de chuva, mostrando agilidade na resolução dos problemas, inclusive com o governador Teotonio Vilela visitando todas as localidades atingidas para ver de perto os estragos e as necessidades imediatas”, relatou o secretário, acrescentando que a Sesau disponibilizou veículos para a Defesa Civil e acionou o Samu para os disparos de ocorrência.

Vanilo Soares destacou que, apesar das dificuldades e do grande número de desalojados e desabrigados, não houve registro de óbito por decorrência direta das chuvas e nem aumento das necessidades de atendimento por parte do Samu. No entanto, alertou para a necessidade de se garantir os serviços de atenção básica nos municípios afetados, sobretudo nos locais que estão servindo de abrigo para os desabrigados e desalojados, no sentido de evitar o surgimento de doenças respiratórias e de veiculação hídrica, entre elas a diarreia, que é a que mais acomete as populações atingidas. “Nós podemos, de forma organizada, reestruturar para melhor atender essas populações”, afirmou.

“É preciso que as equipes de saúde dos municípios coloquem os abrigos nas ações de rotina de trabalho. Ter atenção especial para a saúde mental e fazer ações integradas com outros órgãos que tratem da limpeza, educação, assistência entre outros serviços”, reforçou a diretora de Atenção Básica, Myrna Pimentel Villas-Bôas, lembrando que a gestão do município deve estar presente. Para isso é importante que os prefeitos reúnam todos seus secretários para que se engajem nas ações. 

O representante da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Romeiro, lembrou que o governo do Estado adquiriu 50 mil quilos de alimentos, além de água e colchões que já foram distribuídos com os municípios. No entanto, alertou que a previsão para os próximos dois meses ainda é de muita chuva em Alagoas. “A demanda é grande porque recebemos pedidos de 12 municípios, mas reforçamos o efetivo no quartel instalado em Maragogi e conseguimos dar uma resposta”, avaliou, acrescentando que para realizar o trabalho foi decisivo o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Ações - Ainda com relação às ações desenvolvidas pela Sesau, houve distribuição de hipoclorito, intensificação do monitoramento da qualidade da água e da vigilância epidemiológica das doenças respiratórias e  transmitidas por água e alimentos; a disponibilização de kits de medicamentos básicos e a instituição da notificação imediata ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs) para agravos de transmissão, hídrica, respiratória e por vetores.

Segundo a superintendente de Vigilância à Saúde da Sesau, Sandra Canuto, é necessário montar um plano de preparação e resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) frente aos desastres naturais associados a inundações. Ou seja, um conjunto de ações orientadas para facilitar o planejamento e organização de respostas que servirá para melhorar a capacidade do município de enfrentar os prováveis efeitos que os desastres podem causar.  Nesse sentido, a equipe da Superintendência garantiu dar apoio técnico para a elaboração do plano municipal. Ficou definida uma reunião na próxima sexta-feira (13), às 9h, na Sesau, com os secretários de Saúde dos municípios atingidos e técnicos dos municípios. 

Prevenção – No âmbito de proteção para a população, a equipe técnica da Superintendência de Vigilância à Saúde propôs aos municípios a realização de obras de contenção de enchentes, mudança no uso e ocupação do solo, além de não permitir a construção de casas em áreas ribeirinhas; limpeza constante dos rios e córregos e melhoria da drenagem urbana.

Alagoas já vacinou mais da metade do público-alvo contra a gripe


Campanha prossegue até a próxima sexta-feira (13); trabalhadores da saúde, gestantes, índios e idosos devem ser imunizados

Josenildo Törres

Público-alvo da campanha deve se vacinar até sexta-feira
Dos 463.901 alagoanos preconizados para se imunizar contra a Influenza, 51% já foram vacinados até as 13h desta segunda-feira (9), segundo o Ministério da Saúde (MS). Em números absolutos, isso representa que 239.547 alagoanos já se vacinaram, faltando quatro dias para o término da campanha.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo MS, em Alagoas já foram vacinadas 49.073 crianças, 25.055 trabalhadores da saúde, 22.098 gestantes, 4.030 índios e 140.745 idosos. A campanha acontece até o dia 13 de maio e o Dia D de Vacinação contra a Influenza ocorreu no último dia 30, no município de Paripueira.

Isso significa dizer, segundo a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, que dos alagoanos que devem ser imunizados, 49% ainda não compareceram aos postos de vacinação. Em números absolutos esse percentual corresponde a 224.354 alagoanos e mostra que é necessário conclamar as gestantes, idosos, indígenas e os pais de crianças até dois anos de idade para se imunizarem.

“Fazemos um chamamento aos secretários municipais de saúde para que mobilizem a população alagoana a se imunizar. Salientamos que a vacina contra a Influenza evita a gripe normal, além da Gripe A e a H3N2, por ser trivalente e ter como objetivo evitar o adoecimento, as internações e mortes”, esclareceu.

Contraindicação - De acordo com o MS, a vacina contra a Influenza é contraindicada para as pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina. No caso das crianças, os pais devem levá-las duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose.

Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a imunização seja adiada até a resolução do quadro. Em casos de pessoas que apresentem uma doença febril e aguda, é recomendável o adiamento e, na dúvida, um médico deve ser consultado.

Estudos realizados pelo MS demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias em idosos com mais de 60 anos. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%. A vacina é contraindicada para pessoas que têm alergia a proteína do ovo de galinha.