segunda-feira, 9 de maio de 2011

Governo do Estado se mobiliza para assistir vítimas das chuvas

Recursos disponibilizados garantem alimentação e abrigo a dezenas de famílias em Alagoas

Emília Bezerra

 O trabalho integrado entre a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), a Defesa Civil e a Polícia Militar já conseguiu alcançar todos os municípios alagoanos que estão em situação de emergência por conta das fortes chuvas em Alagoas. Em apenas dois dias, o Estado distribuiu 50 toneladas de alimentos, dois mil kits de higiene, dois mil colchões, dois mil cobertores e 30 mil litros d’água, de acordo com a necessidade de cada cidade. Tudo isso com recurso disponibilizado pelo governo do Estado. 

O secretário da Assistência Social, Marcelo Palmeira, explica que o trabalho nos municípios atingidos está apenas começando. “A primeira etapa foi cumprida, mas novas etapas virão”, lembra Palmeira, referindo-se ao cadastro que ainda será feito com as famílias dessas cidades, que visa a reconstrução das casas danificadas e também o reingresso das pessoas no convívio social. 

Nesta terça-feira (10), o secretário Marcelo Palmeira viaja a Brasília para solicitar novos recursos do governo federal – que, na última semana, doou 19 toneladas de alimentos vindos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Pernambuco. O objetivo de Palmeira é estender o auxílio às vítimas das chuvas, por meio da manutenção de cozinhas emergenciais e do repasse do aluguel social para essas famílias.

A preocupação do governador Teotonio Vilela Filho em assistir aos municípios alagoanos em situação de emergência também é lembrada pelo secretário. “O Estado está presente nesses municípios. Tenho certeza de que estamos fazendo o nosso papel. O governador acatou tudo o que foi solicitado pela Secretaria”, destacou Palmeira, reafirmando a importância da participação do governo do Estado no trabalho integrado.

Nesse ponto, ele também faz referência à parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Social que disponibilizou cerca de 40 homens para trabalhar na triagem dos donativos que chegam à sede da Seades. 

O resultado de todas essas ações foi atestado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), durante visita da assessora-técnica Mariana Machado, na última sexta-feira. Ao observar a realidade dos municípios, ela constatou que o papel de assistência às vítimas das chuvas vem sendo desempenhado com eficácia pelos diversos órgãos que compõem o governo do Estado.