terça-feira, 10 de maio de 2011

Sesau faz novo alerta contra a dengue e orienta que mobilização deve continuar

Número de casos da doença continuam diminuindo em Alagoas e população deve continuar alerta para não deixar o mosquito se proliferar

Mônica Lima

Ações de combate à dengue devem continuar em Alagoas
Apesar da redução dos casos de dengue em Alagoas apresentada no ultimo Boletim Epidemiológico, em comparação ao mesmo período em 2010, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a necessidade de continuidade das ações de mobilização em parceria com os municípios.

O boletim 17, divulgado no fim da tarde desta terça-feira (10) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, mostra que, no período de janeiro a 30 de abril de 2011, foram notificados 5.172 casos suspeitos da doença. Os dados apontam que está havendo uma queda do número de casos, uma vez que nessa última semana foram registrados 234, contra 314 da semana 16.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, há uma redução, mas o alerta deve continuar, pois o registro de casos ainda é considerado muito alto. “Desde março, o número de mortes confirmadas tem se mantido, graças ao trabalho integrado com os municípios. Vamos continuar mobilizando a todos para frear a proliferação do mosquito transmissor da dengue”, ressaltou Toledo.

Dos 5.172 casos que foram notificados, foram confirmados 1.514 e estão sob investigação 3.152. De forma grave da doença, os técnicos da Sesau notificaram 97, sendo que 29 tiveram resultado positivo e 58 ainda estão sendo investigados.

Ainda se encontram em situação epidêmica sete municípios alagoanos, porque apresentam taxa de incidência superior a 300 casos notificados por 100 mil habitantes. As cidades são: Belém, Colônia de Leopoldina, Estrela de Alagoas, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Rio Largo. Outras 21 estão em situação de alerta já que apresentaram taxa de incidência superior a 100 e inferior a 300 casos notificados/ 100.000 habitantes.

Mesmo com a redução do número de casos, a diretoria de Vigilância Epidemiológica continua alertando a população para que adote os cuidados necessários, com a finalidade de evitar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, evitando deixar recipientes com água, pneu no quintal, tampas de refrigerantes, entre outros. A Secretaria de Estado da Saúde vem realizando ações nos municípios alagoanos, como orientação aos moradores e palestras educativas.

Governador participa da Brasilplast em busca de novas empresas para Alagoas

São 1.300 expositores do setor químico-plástico participando da 13ª edição do evento, que prossegue até sexta-feira em São Paulo

Cadu Epifânio

O governador Teotonio Vilela Filho participa nesta quarta-feira (11) da Brasilplast 2011, que acontece em São Paulo, até o dia 13 de maio. Aberta na última segunda-feira (9), a 13ª edição da principal feira dos setores químico e plástico brasileiro reúne 1.300 expositores, todos apresentando seus produtos e ávidos para firmar parcerias e alavancar seus negócios. 

É aproveitando a disposição dos investidores em ouvir ofertas, negociar e ampliar seus negócios que o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, participam do evento.

“A reunião com os empresários é fundamental para apresentar a nossa abertura para novos investimentos e a nossa disposição de apoiar a vinda dessas empresas para Alagoas”, reforça o governador.

Teotonio Vilela assegura ainda que cada empresa interessada em atuar em Alagoas vai receber uma atenção especial do governo e terá todo o apoio para melhor abrigá-la no Estado. “Não pouparemos esforços para trazer novos empreendimentos. Visitaremos stands, conversaremos com os empresários e como vem acontecendo nos últimos anos, vamos certamente voltar para o Estado com notícias positivas”, acrescentou.

A organização informou que participam da feira expositores de 30 países e o público esperado para este ano é de aproximadamente 65 mil pessoas de mais de 60 nações. “Um evento de tamanha magnitude num setor que Alagoas está numa crescente é uma oportunidade sem igual. Devemos aproveitar e buscar novos parceiros para gerar empregos para os alagoanos e reforçar ainda mais o setor químico e plástico alagoano”, ressaltou Teotonio Vilela.

Segundo dados da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento, o segmento químico/plástico de Alagoas é responsável pela geração de 6 mil emprego diretos, segundo o Sindicato das Indústrias do Plástico em Alagoas. “É na ampliação deste número que vamos sentar e conversar com os investidores”, explicou o secretário Luiz Otavio Gomes.

Apenas para relembrar, empresas como a Korplastic, já em operação, e a Krona, ainda em processo de instalação, foram resultado das negociações do Estado na última edição da Brasilplast. Ainda segundo o sindicato do segmento, 50 indústrias deste tipo estão instaladas em Alagoas, porém 34 são sindicalizadas. “Vamos lutar para vir ainda mais industrias”, anunciou o governador.

Estado reforça mobilização nos municípios para atingir meta de vacinação

Desde a abertura da campanha de vacinação até esta terça-feira (10) já foram vacinadas 247.777 pessoas, número que corresponde a 53,41% da meta
 
Luciana Mendonça

“Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”, este é o slogan da campanha de vacinação deste ano, que vem mobilizando diversos alagoanos a tomar a vacina contra gripe.  Para incentivar crianças, gestantes, trabalhadores de saúde e idosos a tomar a vacina, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desde o dia 25 de abril, vem desenvolvendo ações em parceria com os municípios. 

“A principal intervenção preventiva em saúde pública é, sem dúvida, a vacinação. O trabalho desenvolvido pela Sesau em parceria com os municípios é fundamental, por isso, estamos unindo todos os esforços para alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

De acordo com a gerente do Programa de Imunização de Alagoas, Denise Castro, desde a abertura da campanha de vacinação até esta terça-feira (10) já foram vacinadas 247.777 pessoas, número que corresponde a 53,41% da meta. Para o estado de Alagoas a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80%, o que corresponde que 463.901 pessoas, que devem ser vacinadas no Estado.   

“Nosso objetivo é atingir a meta de 80% e, por isso, a Sesau em parceria com os municípios tem realizado diversas ações importantes, a exemplo de visita de apoio técnico aos municípios, monitoramento das coberturas vacinais, divulgação na mídia sobre a campanha, além de serem disponibilizados veículos com tração para as áreas de difícil acesso”, ressaltou.   

Segundo Denise Castro, é fundamental que todas as pessoas do público-alvo sejam vacinadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe. “Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação”. 

De acordo com os dados do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, em Alagoas já foram vacinadas 50.260 crianças, 25.576 trabalhadores da saúde, 22.440 gestantes, 4.931 índios e 144.570 idosos. A campanha acontece até o dia 13 de maio nos posto de saúde. Também foram montados posto de vacinação nos shopping, supermercados e no Lacen.

Em Brasília, secretário expõe situação dos municípios atingidos pelas chuvas e pede mais recursos

Projeto de renovação das cozinhas emergenciais já está sob análise no Ministério da Integração Nacional

Emília Bezerra

Secretário esteve nesta terça em Brasília, em busca de recursos
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, reuniu-se na tarde desta terça-feira (10) com o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, no Ministério da Integração Nacional, em Brasília. O secretário solicitou novos recursos para assistência às vítimas das enchentes em Alagoas.

Durante a audiência, Palmeira expôs a situação das famílias alagoanas atingidas pelas fortes chuvas do ano passado, e também a das que já sofrem as consequências das enchentes deste ano. A superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Ana Paula Quintella, o senador Benedito de Lira e o coronel Alvarez, da Defesa Civil Estadual, também participaram do encontro.

Entre os assuntos em pauta, foi discutida a manutenção das cozinhas emergenciais que atendem às famílias vitimadas em 2010. Essas cozinhas produzem cerca de 18 mil refeições diárias e representam garantia nutricional à população desabrigada. “Em relação às cozinhas emergenciais, o projeto de renovação foi apresentado e está sob análise do Ministério”, adiantou o secretário.

Também se encontra tramitando no Ministério de Integração Nacional a liberação de R$ 1 milhão para medidas emergenciais nos municípios atingidos pelas enchentes deste ano. O valor foi solicitado na semana passada, quando o governador Teotonio Vilela Filho e secretários de Estado estiveram reunidos em Brasília.

O secretário da Assistência Social considerou positivo o resultado da reunião desta terça-feira (10). Ele retorna a Alagoas nesta quarta-feira (11), para comandar as ações que estão sendo desenvolvidas nos municípios alagoanos atingidos pelas chuvas. Ainda esta semana, Palmeira se reúne com os prefeitos dessas cidades para fazer um balanço do que já foi feito e das ações emergenciais que ainda precisam ser adotadas.

Até agora, foram distribuídas 50 toneladas de alimentos, dois mil kits de higiene, dois mil colchões, dois mil cobertores e 30 mil litros d’água, de acordo com a necessidade de cada cidade. Tudo isso com recurso disponibilizado pelo governo do Estado de Alagoas.

Produtores serão beneficiados com fornos, poços tubulares e biodigestor

Casas de farinha que trabalham com o Arranjo Produtivo serão selecionadas para receber as melhorias

Lívia Vasconcelos

Com o objetivo de melhorar a estrutura das comunidades produtoras, gestores do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste realizarão, ao longo dessa semana, visitas a oito municípios da região para fazer o levantamento das casas de farinha que terão seus fornos modificados e serão beneficiadas com a instalação de poços tubulares e um equipamento biodigestor. 

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) é financiadora e executora das ações de melhoria dos fornos e instalação de poços tubulares nas casas de farinha, presentes no segmento de infraestrutura especial do APL mandioca. Os poços vão conferir mais higiene aos locais de trabalho e a água também poderá ser destinada ao uso pessoal dos agricultores. A estimativa é de que dez poços sejam instalados.

A revitalização dos fornos dá continuidade às ações do APL no ano passado, quando 26 deles foram melhorados. De acordo com o gestor do Arranjo, Nelson Vieira, essa iniciativa vai refletir no meio ambiente e na economia dos produtores. “Com a mudança dos fornos é possível produzir muito mais com a metade de lenha utilizada. O dono da casa de farinha vai poder economizar na lenha, poupar o bioma catinga e ter um lucro maior”, diz. A meta é revitalizar 100 fornos e beneficiar, em média, quinze mil pessoas com as ações.

Com a parceria da empresa EDS Sustenergy – que trabalha com energia renovável e desenvolvimento sustentável – será escolhida a casa de farinha que receberá um biodigestor, equipamento que reaproveita resíduos da produção para transformá-lo em energia. 

“Durante a prensagem da raiz de mandioca para a produção de farinha, um líquido tóxico, prejudicial para o meio ambiente, é produzido: a manipueira. Com o biodigestor, é possível transformá-lo em gás para ser usado nos motores e também como biofertilizante”, explica Nelson. O APL Mandioca no Agreste integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae/AL.

Projeto Geração Gentil é apresentado a técnicos da educação estadual, Batalhão Escolar e Proerd

Primeira fase será implantada nas escolas estaduais da capital

Ricardo Moresi

Projeto Geração Gentil foi apresentado nesta terça-feira
O plano de ação do Projeto Geração Gentil – iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) que pretende implantar uma cultura de paz e fortalecer o respeito à diversidade – foi apresentado nesta terça-feira (10) ao corpo técnico da secretaria, ao comando do Batalhão Escolar e à responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Este projeto visa minimizar a violência dentro e no entorno das escolas.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, o projeto é uma resposta da secretaria às demandas existentes. “Queremos sensibilizar toda comunidade escolar sobre a importância de agir gentilmente nas situações diárias para um convívio social harmonioso. Além disso, vamos incentivar a cultura de paz como um caminho para o desenvolvimento de uma educação de qualidade”, destacou.

Segundo a secretária adjunta da Educação, Cícera Pinheiro, com esta apresentação a SEE dá sequência às ações educativas que serão implementadas no seio escolar para combater a violência. “Tudo o que construímos na secretaria é feito de forma coletiva. Este trabalho contou com a colaboração de todos e ainda está aberto a sugestões. Inicialmente vamos atender as escolas da capital”, destacou.

A responsável pela apresentação desta iniciativa e superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Ângela Costa, evidenciou que o Geração Gentil possui 15 ações de grande porte que competem à administração central da secretaria. “Nossas escolas terão ações específicas e farão seu planejamento de forma mais detalhada”, comentou.

A ação pedagógica vai propor trabalhos coletivos, interações, debates, leituras e situações-problema. Além disso, irá criar estratégias didáticas para a reflexão e experimentação a partir de conhecimentos antigos e novos.

Durante a apresentação do projeto, o secretário Rogério Teófilo fez a entrega ao comando do Batalhão Escolar de quatro aparelhos celulares e dos números dos telefones de todos os diretores das escolas estaduais da capital para facilitar a ação do batalhão no atendimento às escolas que venham a precisar.