terça-feira, 10 de maio de 2011

Projeto Geração Gentil é apresentado a técnicos da educação estadual, Batalhão Escolar e Proerd

Primeira fase será implantada nas escolas estaduais da capital

Ricardo Moresi

Projeto Geração Gentil foi apresentado nesta terça-feira
O plano de ação do Projeto Geração Gentil – iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) que pretende implantar uma cultura de paz e fortalecer o respeito à diversidade – foi apresentado nesta terça-feira (10) ao corpo técnico da secretaria, ao comando do Batalhão Escolar e à responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Este projeto visa minimizar a violência dentro e no entorno das escolas.

De acordo com o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, o projeto é uma resposta da secretaria às demandas existentes. “Queremos sensibilizar toda comunidade escolar sobre a importância de agir gentilmente nas situações diárias para um convívio social harmonioso. Além disso, vamos incentivar a cultura de paz como um caminho para o desenvolvimento de uma educação de qualidade”, destacou.

Segundo a secretária adjunta da Educação, Cícera Pinheiro, com esta apresentação a SEE dá sequência às ações educativas que serão implementadas no seio escolar para combater a violência. “Tudo o que construímos na secretaria é feito de forma coletiva. Este trabalho contou com a colaboração de todos e ainda está aberto a sugestões. Inicialmente vamos atender as escolas da capital”, destacou.

A responsável pela apresentação desta iniciativa e superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Ângela Costa, evidenciou que o Geração Gentil possui 15 ações de grande porte que competem à administração central da secretaria. “Nossas escolas terão ações específicas e farão seu planejamento de forma mais detalhada”, comentou.

A ação pedagógica vai propor trabalhos coletivos, interações, debates, leituras e situações-problema. Além disso, irá criar estratégias didáticas para a reflexão e experimentação a partir de conhecimentos antigos e novos.

Durante a apresentação do projeto, o secretário Rogério Teófilo fez a entrega ao comando do Batalhão Escolar de quatro aparelhos celulares e dos números dos telefones de todos os diretores das escolas estaduais da capital para facilitar a ação do batalhão no atendimento às escolas que venham a precisar.