quinta-feira, 12 de maio de 2011

Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês discute melhoramento genético

Representantes de produtores rurais e do governo do Estado fizeram a abertura oficial do congresso, nesta quinta-feira, em Maceió

Diego Barros

Congresso da Raça Santa Inês acontece até esta sexta-feira
Os assuntos referentes ao melhoramento genético da raça de ovelhas Santa Inês estão em debate nesta quinta (12) e sexta-feira (13), em Maceió, durante o VII Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês, como parte da programação da II Expoalagoas Genética, no Parque da Pecuária.

Os temas das principais palestras tratam de reprodução animal, melhoria genética de ovinos e caprinos, manejo de ovelhas gestantes, manejo de cordeiros do nascimento ao desmame, planta frigorífica para ovinos e caprinos em Alagoas e Novo Código Florestal do Brasil.

Segundo o presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal), Teodorico Araújo, o rebanho de ovinos no Estado é superior a 200 mil animais. “Esses são números do IBGE e eles representam o quanto esse segmento é importante para Alagoas, para os pequenos criadores, que dependem da criação de ovelhas e cabras para geração de renda”, frisou o presidente da Accoal.

Ele também destacou que diminuiu o número de criadores que fazem o melhoramento genético da raça, mas aumentou a quantidade de criadores que destinam animais para o abate. “É preciso que haja esse melhoramento para que os animais deem resultados para os criadores e também para o agricultor familiar”, completou.

Ainda durante a abertura oficial, o vice-presidente da Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), Marco Maranhão, destacou o empenho de Alagoas na realização de todas as edições do congresso em Maceió. “Outras associações, de outros Estados, têm demonstrado interesse em levar o congresso para lá, em torná-lo um evento rotativo, cada ano num local diferente”, analisou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, enfatizou as parcerias do governo estadual com os produtores. “Todos os compromissos deste governo com os produtores rurais alagoanos estão sendo cumpridos. É um governo que têm as portas abertas para dialogar e ouvir as necessidades do segmento”, salientou Álvaro Almeida.

Para o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho Júnior, uma das principais ações do governo em prol do fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura são as ações do Programa Alagoas Mais Ovinos. “Por meio desse programa, já foram repassados aos pequenos criadores, por meio de um contrato de empréstimo, mais de 5 mil animais. Eles vão dar origem a animais melhorados geneticamente, vão gerar renda para as famílias de agricultores”, narrou.

“Foi determinação do governador Teotonio Vilela apoiar esse segmento, por isso buscamos a parceria da Acooal, do APL e das prefeituras para selecionar as famílias, capacitar e repassar os animais”, explicou o secretário adjunto.

Inscrição para bolsistas – José Marinho Júnior também falou sobre uma seleção para 85 bolsistas, que foi lançada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). “Os selecionados vão atuar no serviço de assistência técnica e extensão rural, prestando orientação aos agricultores, facilitando o acesso às políticas públicas”, frisou.

As inscrições para o Programa de Bolsas de Apoio Técnico em Extensão Rural vão até o dia 20 de maio. Os interessados devem conferir o edital, no site da Fapeal (www.fapeal.br), e depois se dirigir à sede da Seagri, em Maceió, para fazer a inscrição.

Teotonio Vilela e Marta tomam café da manhã às vésperas de amistoso da Seleção

É a primeira vez que a jogadora alagoana defende a Seleção Brasileira em sua terra natal

Cadu Epifânio

O governador Teotonio Vilela Filho inicia a sexta-feira (13) tomando café da manhã com a melhor jogadora de futebol do mundo. A partir das 9h, Marta e Teotonio estarão no Estádio Rei Pelé para um encontro de cortesia, já que é a primeira vez que a jogadora alagoana eleita a melhor do mundo por cinco vezes seguidas defende as cores da Seleção em sua terra.

“Estar com Marta em um momento como esse, de grande emoção para ela, é uma benção”, falou o governador destacando a emoção da jogadora em atuar pela primeira vez em Alagoas.
Marta está em Alagoas para o jogo amistoso preparatório que as brasileiras estão realizando contra a seleção de futebol chilena. O jogo acontece neste sábado, às 16h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Em seguida, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino segue para Recife-PE, onde enfrenta a Argentina, no domingo.

Os amistosos fazem parte da preparação da Seleção Brasileira Feminina para o Mundial da categoria que acontece na Alemanha, de 26 de junho à 17 de julho.

A partida ainda tem um cunho beneficente. Os torcedores que forem ao estádio podem fazer doações para os atingidos pelas enchentes deste ano. Todo o material arrecadado no jogo será encaminhado à Arquidiocese da capital, que por sua vez, ficará responsabilizada pela distribuição das doações.

Processos da Junta Comercial serão digitalizados

Itec pretende digitalizar e disponibilizar pela internet cerca de 5 milhões de documentos da Junta

Isabelle Carvalho

Documentos da Juceal serão digitalizados pelo Itec
As prateleiras da Junta Comercial do Estado Alagoas (Juceal) guardam uma média de 5 milhões de documentos de empresas alagoanas. Para facilitar o acesso e garantir a integridade desses documentos, a Juceal firmou convênio com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), que inicia os trabalhos de digitalização.

A medida vai favorecer a implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim), sistema que vai facilitar a abertura de empresas em Alagoas ao permitir que o trabalho de abertura, fechamento e legalização de empresas possa ser feito através da internet. 

O trabalho do Núcleo de Gestão de Documentos do Itec (Nged) vai complementar os serviços da Redesim com o acesso virtual aos documentos. “Firmamos este convênio com o Itec como forma de deixar o arquivo mais acessível para rede pública e para o contribuinte”, complementa o diretor-presidente da Juceal, José Lages.

A importância dos arquivos da junta comercial vai além da utilidade burocrática, conta uma história de mais de 40 anos do comércio local.  O acervo vai receber tratamento especial do Nged, que além de digitalizar, também trabalha na recuperação dos arquivos. O Núcleo foi reativado em julho do ano passado e concluiu a digitalização de 375 processos, perfazendo um total de 42 mil imagens para a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“Concluímos a digitalização dos processos oriundos da Procuradoria e da Fazenda, que tinham a finalidade de atender ao convênio do Governo do Estado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e agora iniciaremos a digitalização dos documentos da Junta Comercial”, confirma o coordenador do Nged, Kleber Ivo.

O convênio também prevê a certificação digital dos documentos para que no futuro os processos sejam exclusivamente digitais. O Itec está estabelecendo parceria com a Imprensa Oficial de São Paulo (Imesp) para começar os trabalhos de certificação. 

Para atender a demanda do Estado, o Nged conta com uma infraestrutura de duas máquinas scanner que digitalizam 70 mil páginas por hora, nove estações de trabalho e um servidor com capacidade de 1 TB (mil gigabytes) para fazer o backup diário dos arquivos. A estrutura é interligada ao Datacenter do Itec através de fibraótica.

Evento para agricultores acontece na próxima quinta-feira

Encontro vai tratar de mudanças legislativas e de estratégias de comercialização; representantes de dois ministérios e governador estarão presentes
Larissa Bastos
Já está tudo pronto para o Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar. Os últimos acertos para o momento – que acontece no próximo dia 19, no auditório do Palácio República dos Palmares – foram definidos em reunião do Fórum “A Sefaz e a Sociedade”, realizada nesta quinta-feira (12), com todos os parceiros envolvidos.
Com o objetivo de discutir e apresentar as políticas públicas de incentivo à comercialização para as mercadorias do campo, o evento acontece durante todo o dia e vai contar com três apresentações culturais. Enquanto uma banda de pífanos e dois repentistas vão animar a abertura e o horário do almoço, o grupo Pisa na Fulô, original de Teotônio Vilela, vai se encarregar do encerramento.
A programação será centrada em duas mesas temáticas, coordenadas pelas Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri). As palestras, que também terão a participação do Sebrae, vão tratar de acesso a mercados e dos instrumentos operacionais necessários ao processo de venda da produção.
Representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), além de 53 prefeitos e secretários municipais, já confirmaram presença. Entre os convidados, estão também cooperativas de agricultores, federações ligadas à área e trabalhadores do campo. Ao todo, são esperadas cerca de 300 pessoas.
O Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e dos secretários da Fazenda, Maurício Toledo, e da Agricultura, Jorge Dantas, e deve servir para esclarecimentos sobre as recentes mudanças legislativas que beneficiam os agricultores alagoanos e para o estudo de estratégias de comércio e logística.
Os interessados em participar já podem garantir uma vaga acessando o endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (http://www.agricultura.al.gov.br). A ficha de inscrição está disponível logo na página inicial, do lado direito da tela. Para se inscrever, basta clicar no banner e preencher o documento.

Secult discute com gestores culturais diretrizes para Plano Nacional de Cultura

Durante reunião, foi anunciado que estão prorrogadas, até 19 de maio, as inscrições para a 9ª Mostra Alagoana de Dança, bem como a abertura do Edital de Inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas

Maryland Wanderley
Foto: Adailson Calheiros/Arquivo

Viégas desta que Secult se mantém à disposição dos municípios
As diretrizes para a elaboração do Plano Nacional de Cultura foram discutidas em reunião, realizada esta semana, entre o secretário de Estado da Cultura (Secult), Osvaldo Viégas, e os gestores municipais do segmento em Alagoas. Na ocasião, foi distribuído o documento com o Roteiro Básico de Institucionalização da Cultura, que servirá de subsídio para os gestores implantarem nas secretarias municipais de Cultura.

O secretário destacou a importância dos encontros periódicos com os gestores culturais e lembrou que o órgão se mantém à disposição dos gestores municipais de Cultura, uma vez que são parceiros do Estado. Foi anunciado na reunião que estão prorrogadas, para até o dia 19 deste mês, as inscrições para a 9ª Mostra Alagoana de Dança, bem como a abertura do Edital de Inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas. 

Segundo Amália Abreu, da Superintendência de Identidade e Diversidade Cultural, é importante a participação dos gestores no processo de inscrição do edital, para que os mestres das várias regiões do Estado possam  se inscrever a tempo. “Será fundamental a participação dos gestores de cultura, para que auxiliem os mestres que tenham a intenção de se inscrever no edital e assim concorrer a uma das oito vagas disponíveis neste ano”, ressaltou.

De acordo com Viégas, nos últimos anos houve uma mudança de paradigma no reconhecimento da importância da cultura para o desenvolvimento do país.  “Hoje, a cultura é tratada como área estratégica e, a partir desta constatação, não é possível deixar de considerar o acesso aos bens e serviços culturais e à questão da produção cultural, especialmente no tocante à cadeia produtiva da cultura, devidamente mensurada em termos econômicos”, explicou o secretário.

Plano Nacional de Cultura – O plano tem como objetivo o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo, voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Diversidade que se expressa em práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania, a expressão simbólica e o desenvolvimento socioeconômico do país.

Previsto na Constituição Federal, desde a aprovação da emenda 48 em 2005, o PNC encontra-se em fase de sistematização das diretrizes elaboradas e pactuadas entre Estado e sociedade, por meio da realização de pesquisas e estudos e de debates e encontros participativos como a 1ª Conferência Nacional de Cultura, Câmaras Setoriais, Fóruns e Seminários.

O processo de construção do PNC é realizado em parceria pelos poderes Executivo e Legislativo do governo federal e visa à aprovação do projeto de lei do PNC, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2006. As atividades conclusivas da etapa preparatória para a aprovação do PNC abrangem uma série de Seminários Regionais e discussões promovidas pela internet.