quinta-feira, 12 de maio de 2011

Alagoas deverá ganhar nova Casa de Custódia


Defesa Social discute projeto com o Depen para aumentar número de vagas no sistema prisional alagoano

Mosael Henrique

O secretário da Defesa Social, coronel Dário Cesar, e o superintendente Geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna, estiveram nesta quarta-feira (11) em Brasília para tratar de ações na área do sistema prisional alagoano e de combate às drogas.

Modernização do sistema prisional também foi discutida

Pela manhã, eles se reuniram com a secretária Nacional Antidrogas, Paulina Duarte, para discutir a construção de uma agenda de eventos relativos à política de prevenção ao uso das drogas no Estado. A implementação de ações efetivas de combate às drogas foi um dos temas abordados no I Colóquio de Experiências Exitosas na Segurança Pública, promovido pelo Ministério da Justiça em Alagoas.

Dentro das estratégias de combate ao uso de drogas, o secretário Dário Cesar disse que será promovido um seminário estadual para discutir o Plano de Enfrentamento ao Crack e outras drogas ilícitas. O evento será promovido pela Defesa Social e deverá ser realizado em junho, com o apoio da Secretaria Nacional Antidrogas.

À tarde, os dois tiveram uma reunião com o diretor do Departamento Nacional Penitenciário (Depen), Augusto Rossini. Na ocasião, foram discutidos os projetos de recuperação e modernização do sistema prisional alagoano, que inclui a construção de uma nova Casa de Custódia.

Com capacidade para 448 vagas, o novo presídio masculino será construído também em Maceió, ajudando a desafogar a superlotação carcerária existente atualmente nas três unidades masculinas (Cirydião Durval, Baldomero Cavalcante e Casa de Detenção). Também fez parte da comitiva o Assessor Especial de Relações Institucionais da SEDS, tenente-coronel José Maxwell.