quinta-feira, 26 de maio de 2011

Secretários discutem fortalecimento das bases comunitárias

Objetivo é unir o maior número de secretarias e órgãos do Estado para fortalecer esse modelo de policiamento implantado em Alagoas 

Lucas Lisboa

Em reunião na tarde desta quinta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), os secretários Jardel Aderico (Promoção da Paz), Herbert Motta (Trabalho) e Eduardo Setton (Ciência e Tecnologia) conheceram detalhadamente o funcionamento e operacionalização do projeto de Polícia Comunitária, implantado há quase dois anos no Estado, que vem reduzindo os índices de criminalidade.

O encontro, coordenado pelo secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, serviu também para que a discussão de propostas que fortaleçam o modelo implantado em Alagoas, tornando as bases comunitárias uma ação de governo, que seja capaz de unir o maior número de secretarias e órgãos envolvidos.

Durante a reunião, a visita feita pelos secretários, na última sexta-feira (20), ao Rio de Janeiro, para conhecer o trabalho feito nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho foi discutida.

Após uma breve explanação sobre o programa, os secretários esclareceram dúvidas e detectaram as principais prioridades das quatro regiões que terão suas bases comunitárias inauguradas nas próximas semanas (Conjuntos Selma Bandeira e Osman Loureiro e nos bairros do Jacintinho e Vergel do Lago). 

Para o secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico, as bases comunitárias não podem ser de responsabilidade exclusiva dos órgãos ligados à segurança pública. Ele explica que, as áreas onde existe uma maior incidência de crimes são também os locais que mais apresentam carência de serviços de saúde, educação, cultura, tecnologia, esporte e lazer, deixando clara a necessidade de interferência dos órgãos competentes.

“Se a Polícia Militar passar a cuidar de todos esses problemas, ela vai perder o foco do seu trabalho, que é de prevenção à violência. É evidente que, tomando medidas sistemáticas, podemos transformar a realidade dessas pessoas. É preciso priorizar algumas áreas e levar uma série de ações e serviços para que possamos melhorar os indicadores sociais em Alagoas”, disse Aderico.

O secretário Herbert Motta partilha da mesma opinião. No seu entendimento, as bases podem se tornar referências para a comunidade, não somente no que diz respeito à segurança, passando a se tornar uma referência e ponto de apoio para os moradores.  

“Seria ideal que todos os secretários de Estado pudessem se integrar ao projeto. Demanda para cada área existe. Acredito que com a união de esforços entre o poder público e a sociedade, principal interessada na mudança, os resultados seriam muito positivos para o Estado”, destaca o secretário.

Inauguração

Durante o evento, o secretário Dário Cesar anunciou que a primeira base comunitária será inaugurada na próxima terça-feira (31), no conjunto Selma Bandeira. O evento contará com a participação do governador Teotonio Vilela Filho.

Governo entrega à população primeira Base Comunitária de Segurança

Implantada no Conjunto Selma Bandeira há dois anos, base será inaugurada oficialmente na terça-feira 

Mosael Henrique

Anúncio da inauguração foi feito pelo secretário durante reunião
Funcionando há dois anos de forma experimental no Conjunto Selma Bandeira, conseguindo reduzir drasticamente os índices de homicídio na região, a primeira Base Comunitária de Segurança (BCS) será entregue oficialmente à comunidade na próxima terça-feira (31) em solenidade festiva. Na inauguração, que contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) elaborou uma vasta programação, que inclui atendimento médico e social à população carente.

O anúncio da inauguração da primeira BCS foi feito pelo secretário Dário Cesar durante encontro realizado nesta quinta-feira (26), na Seds, para apresentação do projeto de polícia comunitária no Estado. Além das quatro bases construídas pelo Estado, Alagoas foi contemplado com mais 46 bases comunitárias financiadas pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A Defesa Social pretende entregar cada uma das três bases restantes, que ficam localizadas no conjunto Osman Loureiro e dos bairros do Vergel e Jacintinho, dentro das próximas semanas, conforme a agenda do governador. De acordo com o secretário, cada unidade irá contar com um efetivo de aproximadamente 17 homens, além de duas motos e uma viatura destinadas exclusivamente ao policiamento comunitário.

Na reunião, Dário Cesar disse que, após a inauguração oficial das quatro bases comunitárias, a Defesa Social irá trabalhar na implantação de mais 12 unidades previstas pelo Pronasci. De acordo com o planejamento da Seds, as bases serão distribuídas em Maceió (5), Arapiraca (3), Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro, que ganharão uma unidade.

Durante a explanação do projeto de policiamento comunitário, ficou demonstrada a necessidade de uma integração dos diversos órgãos públicos e entidades civis para alcançar o objetivo maior do programa, que é a redução da criminalidade em comunidades carentes. Mesmo em caráter experimental, o projeto no Selma Bandeira conseguiu reduzir drasticamente o número de homicídios naquela comunidade, onde nos últimos dois anos foram registrados apenas cinco homicídios, contra uma média mensal de cinco casos.

Na solenidade de inauguração, que começará a partir das 9h, a Defesa Social programou diversas atividades em conjunto com as demais secretarias envolvidas, incluindo emissão de carteira de identidade, consultas e exames médicos e oficinas sobre Educação Ambiental e do Proerd, dentre outras.

Participaram da reunião os secretários Jardel Alderico (Promoção da Paz), Herbert Motta (Trabalho e Emprego) e Eduardo Setton (Ciência e Tecnologia), além do comandante geral da PM, coronel Luciano Silva, e diretores da Defesa Social.


Alagoas lidera vacinação contra a gripe no Nordeste e é o quinto em cobertura vacinal no país

Balanço parcial foi divulgado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações nesta quinta-feira; vacinação continua até esta sexta-feira

Josenildo Törres e Julio Cezar

Mais de 492 mil alagoanos já foram vacinados
Faltando apenas um dia para o encerramento da campanha de vacinação contra a Influenza,  o Ministério da Saúde  publicou, na tarde desta quinta-feira (26), balanço parcial por meio do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), onde Alagoas aparece com o quinto melhor desempenho no país em cobertura vacinal e  em primeiro lugar no Nordeste. Ainda de acordo com o boletim, o índice de cobertura corresponde a 84,57% da população prioritária. 

Do total definido como sendo público-alvo, as gestantes têm a menor adesão. A Sesau está fazendo um novo alerta aos municípios para que suas gestantes procurem os postos de vacinação. “Essa vacina é muito importante, pois de uma só vez é possível prevenir três doenças, ou seja, é trivalente. Daí a importância do comparecimento da população nos locais de vacinação”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

O titular da pasta da Saúde estadual voltou a ratificar que a união de esforços empreendidos entre Estado e municípios foi determinante para que Alagoas tivesse alcançado a meta de vacinação contra a Influenza. “Para atingir a meta de 80% quanto à cobertura vacinal as ações em parceria foram fundamentais, principalmente para driblar as dificuldades geradas em decorrência das chuvas”, destacou Alexandre Toledo.

Em números absolutos, dos 463.898 alagoanos preconizados, 392.408 já foram vacinados. Quanto ao índice de vacinação, segundo relatórios do PNI, os municípios com melhores desempenhos são: Maravilha, que já vacinou 100% de sua população-alvo; Lagoa da Canoa  (99,39%) e Boca da Mata (99,24%). Cidades como Coruripe, Penedo, Palmeira dos Índios, Maragogi e Arapiraca também se destacam no desempenho da vacinação.

Alagoas já vacinou 89,58% dos idosos, que corresponde a 222.905 pessoas com 60 anos ou mais. Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, já foram vacinadas 86,65% das crianças, o que corresponde a 75.482 alagoanos com idades de seis meses a menores de 2 anos.  Também já foram imunizados 44.066 trabalhadores da Saúde e 10.333 indígenas.

Técnicos da educação montam agenda de projetos

Sistema abriga a sequência lógica do trabalho da SEE

 Ricardo Moresi
Foto: Valdir Rocha

Ações da Agenda da Educação começam a ser montadas
Depois de quatro meses de trabalho coletivo, um grupo de técnicos começou a montar as ações da Agenda da Educação - instrumento que irá facilitar o acompanhamento das metas e projetos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Nesta fase, as equipes do órgão vão inserir os dados na agenda de trabalho online para o período 2011/2014. Nela estará contido o passo a passo de tudo aquilo que será feito no âmbito da Educação do Estado durante os próximos quatro anos.

De acordo com Cícera Pinheiro, secretária de Estado Adjunta de Educação, a agenda é sinônimo de modernização na administração da SEE e contém uma sequência lógica do trabalho que será desenvolvido pelos diversos setores estratégicos da Secretaria. “Por meio da intranet iremos inserir ações, metas, órgãos responsáveis pelo que fazer, tempo de execução, impacto na vida dos alunos e custos”, adianta.

Cícera destaca também que cada superintendência e coordenadoria especial terá seu login e senha para acessar a agenda e fazer possíveis mudanças em suas respectivas áreas de atuação. “Hoje, iniciamos o processo de abastecimento dos dados. A partir de agora cada setor irá preencher suas ações e executá-las”, revela.

Instrumento – Todos os procedimentos disponíveis nesta agenda de trabalho estão contemplados no Plano Estadual de Educação, Programa Geração Saber, Planejamento Estratégico da SEE e no Plano de Ações Articuladas do Estado (PAR).

Educação estadual e MEC renovam convênio do Programa Escola Aberta

Ato deve ser efetivado até a próxima terça-feira, dia 31

Ricardo Moresi 
Foto: Valdir Rocha

Graça Souto destaca que material deve ser entregue até dia 31
A Secretaria de Estado de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai efetuar a renovação do convênio referente ao programa Escola Aberta, que, há quatro anos, mobiliza a participação dos moradores do entorno das escolas, comunidade escolar e seus familiares por meio do esporte, dança, pintura em tela e em tecido, bordados, pedrarias, parkur, hip hop, culinária, entre outras atividades. 

O programa oferece ações variadas – desenvolvidas durante oficinas, palestras, eventos e encontros de integração – em áreas e temáticas diversificadas (arte/cultura; esporte/lazer; geração de renda e formação educativa complementar) durante os sábados, das 8h às 17h30, em 13 escolas da rede estadual.

Graça Souto, coordenadora Estadual do Programa Escola Aberta, informa que a primeira etapa da renovação do convênio consiste no envio ao Ministério da Educação (MEC), via email, da relação das escolas que irão participar do Escola Aberta nesta nova fase. Este material deverá ser entregue até a próxima terça-feira (31). Nesta lista seguem os nomes das unidades escolares cujos Conselhos Escolares receberão o repasse de recursos para o desenvolvimento do programa até junho de 2012.

Ela reitera que o programa está inserido em 13 escolas da rede estadual e as oficinas desta ação são desenvolvidas em regiões com maior índice de vulnerabilidade social. “Cada escola do Estado inserida no Escola Aberta está pautada no compromisso e na disponibilidade de oferecer oportunidades de acesso à formação e à cidadania”, frisa.

Locais – Atualmente, o programa está inserido nas Escolas Estaduais Benedita de Castro (Clima Bom), Aurelina Palmeira (Vergel), João Paulo II (Chã da Jaqueira), Alfredo Gaspar (Eustáquio Gomes), Ovídio Edgar (Tabuleiro do Martins), Josefa da Conceição (Canaã), Pastor José Tavares (Benedito Bentes I), Thomaz Spindola (Vergel), Bom Conselho (Bebedouro), Drº José Maria de Melo (Benedito Bentes I), Rita Lira (Vergel); Virgínio de Campos (Ponta da Terra) e Maria Ivone (Inocoop).

Graça evidencia ainda que os recursos são enviados diretamente para as escolas. “O montante é repassado todo de uma vez e a cada mês as unidades educacionais utilizam uma parcela. O valor varia de R$ 14 mil a R$ 21 mil. A quantia varia e depende do número de alunos de cada escola que consta no Censo Escolar. Este dinheiro serve para a compra de material e o ressarcimento dos oficineiros”, comenta.

O Escola Aberta vai completar quatro anos no próximo mês novembro e já beneficiou mais de 30 mil pessoas. Graça Souto afirma também que o objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania.

Programa – Esta iniciativa no Estado é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).