quinta-feira, 26 de maio de 2011

Secretário Luiz Otavio Gomes apresenta Programa Alagoas Tem Pressa à Fiea

Palestra aconteceu nesta quinta-feira, na Casa da Indústria

Renée Le Campion

Luiz Otavio falou dos objetivos e ações do Alagoas Tem Pressa
Com o objetivo de atrair o empresariado alagoano a participar das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, apresentou o objetivo e as ações do Programa Alagoas Tem Pressa, nesta quinta-feira (26), na Casa da Indústria. A palestra foi realizada durante reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

“Este é um Programa voltado para o Estado e para a sociedade, que visa reverter os indicadores sociais que Alagoas apresenta atualmente, e o mais rápido possível. E hoje, à pedido do presidente José Carlos Lyra, venho mostrar o que estamos fazendo para alterar essa realidade”, ressalta o secretário.

Ao iniciar a apresentação, Luiz Otavio Gomes frisou os avanços apresentados pela atual gestão do Estado, como a organização da máquina pública, a atração de novos recursos e mais investimentos, e uma maior transparência e controle dos gastos do Governo.

Apesar das melhorias, o secretário destaca a necessidade de se fazer ainda mais, para que Alagoas possa se desenvolver plenamente. “São 52 novas indústrias, 25 hotéis e 20 empreendimentos de grande porte. Mas ainda há 700 mil pessoas vivendo na extrema pobreza e 950 mil na pobreza. O nosso objetivo é que, pelo menos até 2022, isso mude”, afirma o secretário, acrescentando que o Programa – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) – estabelece metas a médio e longo prazo, para os horizontes de 2011 e 2022.

Para alavancar o desenvolvimento do Estado, o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico alerta para a necessidade de superar três desafios: o equilíbrio das finanças públicas, para que mais investimentos possam ser realizados, a mudança cultural e a inovação e ousadia.

O Programa será consolidado através da estruturação de mais de 20 projetos prioritários, que visam atingir seis áreas de resultados, a partir da identificação das principais dificuldades do Estado. As secretarias irão agir de forma integrada, de modo que um projeto complementará outro, e também serão cobradas para o cumprimento das ações e metas estabelecidas.

A erradicação da extrema pobreza, a redução das taxas de homicídios, uma maior cobertura da rede de ensino e a valorização do servidor público são alguns dos projetos estruturantes que compõem o Programa.

Os projetos serão incluídos no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 e estão sendo sugeridos e avaliados em oficinas realizadas com todo o secretariado e com o governador Teotonio Vilela Filho. O PPA ficará pronto no dia 15 de agosto.

Os servidores das setoriais envolvidos com a elaboração dos projetos estruturantes e do PPA serão capacitados pela equipe da Seplande e por técnicos da empresa Macroplan, que é especializada na área de gestão para resultados e presta consultoria ao Governo para o desenvolvimento do Programa.

Segundo o secretário, o Alagoas Tem Pressa será gerenciado através de um sistema informatizado, que irá disponibilizar todas as ações e projetos a todos os envolvidos. As setoriais serão cobradas para a realização dos projetos na Sala de Situação, que será localizada na Seplande e ficará pronta no segundo semestre deste ano.

Participaram do encontro o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Setton, o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, a diretora do Sebrae, Renata Fonseca, e presidentes de sindicatos da indústria e do comércio.