quinta-feira, 26 de maio de 2011

Capacitação debate importância da qualidade da água

Evento acontece até esta sexta-feira, no Hotel Tambaqui, em Maceió

Josenildo Törres

Técnicos são capacitados sobre qualidade da água
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza até esta sexta-feira (27), no Hotel Tambaqui, em Maceió, uma capacitação em Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). O evento, que teve início na última terça-feira (24), é destinado aos coordenadores técnicos das Vigilâncias Sanitárias e Ambientais das 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMS). A água pode reduzir em até 80% o número de doenças em crianças.

Por meio da capacitação, os técnicos serão preparados para realizar as ações inerentes ao Vigiágua, que consiste na análise da água consumida pela população e na divulgação dos dados para o Ministério da Saúde (MS). Com isso, segundo a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Elisabeth Rocha, serão intensificadas as ações de prevenção que asseguram à sociedade o consumo de água potável.

“Constatamos que muitos problemas quanto ao abastecimento de água, seja de forma coletiva ou individual, são ocasionados em decorrência do consumo de água contaminada. Para minimizarmos a problemática do consumo de água não potável, temos que investir na conscientização da população, na formulação de políticas públicas e no monitoramento da qualidade da água consumida no Estado, daí porque a importância das capacitações”, frisou Rocha.

Ainda de acordo com ela, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 40% da população alagoana não têm acesso ao fornecimento de água proveniente de uma rede de fornecimento potável. “Por isso, durante esta capacitação, estamos tratando dos aspectos conceituais e situação do Vigiágua em Alagoas, dos indicadores de pactuação e resultados alcançados, da vigilância do cólera e monitoramento das doenças diarreicas, além da operacionalização do SisAgua, da atuação do Lacen nas ações de vigilância em Saúde e controle da água pelas concessionárias”, informou.