quarta-feira, 18 de maio de 2011

Técnicos da saúde investigam contaminação de crianças em Passo de Camaragibe

Material coletado será analisado pelo Lacen e o resultado deve sair em dez dias

Mônica Lima

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esteve, nesta quarta-feira (18), em Passo de Camaragibe, visitando os alunos da escola Doutor Lima Júnior, que tiveram infecção após consumirem água no bebedouro da escola e também terem ingerido suco feito com a mesma água. 

Os técnicos fizeram coletas de água na unidade de ensino, em algumas residências e na empresa responsável pelo abastecimento do município, além de coletarem fezes dos pacientes. O material será analisado no Laboratório Central de Alagoas (Lacen) e o resultado sairá em 10 dias. As aulas na escola serão retomadas na próxima segunda-feira (23).

Ao tomar conhecimento do caso, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, determinou o início das investigações destinando as equipes técnicas da Sesau para fazerem os primeiros levantamentos e apresentarem relatório em seguida. “Nossa preocupação é com a saúde dos alagoanos, e esta ocorrência precisa ser investigada”, afirmou Toledo.

Segundo o gerente de Agravos Não Transmissíveis e Fatores Ambientais da Sesau, Charles Nunes, dos 15 pacientes que foram atendidos na Unidade de Saúde Doutor Carlos Gomes, 11 estudavam na escola. Do total que foi internado, apenas cinco continuavam no hospital, com estados de saúde considerados estáveis e altas previstas para as próximas horas.

De acordo com Charles Nunes, os técnicos conversaram com a diretora e orientaram sobre os cuidados que devem ser adotados para conservação da água que é consumida na escola. Charles Nunes explicou que o problema foi acarretado em função de um erro na instalação hidráulica que foi ligada no reservatório de água utilizado para consumo dos estudantes, quando deveria ser destinada para lavagem dos banheiros. A mesma foi desligada  e o poço lacrado. A caixa de água foi lavada e a cozinha passou pelo mesmo processo. Na próxima semana, as atividades serão normalizadas.

A inspeção foi realizada pelos técnicos das superintendências de Vigilância à Saúde, Ambiental e Sanitária e o Laboratório Central de Alagoas.

Instituto de Criminalística recebe equipamento para fazer exame de balística

Microcomparador balístico irá aperfeiçoar trabalhos de peritos e diminuir fila de espera de exames

Aarão José

Equipamento vai agilizar trabalho dos peritos alagoanos
Nesta quarta-feira (18), a perita geral Ana Márcia e a diretora do Instituto de Criminalística, Rosana Coutinho, receberam um novo microcomparador balístico. O aparelho, avaliado em R$ 500 mil e equipado com computador, microscópio, câmera e impressora a laser, irá acelerar a realização de laudos periciais.

A perita geral Ana Márcia informou que o novo equipamento foi adquirido pelo Ministério da Justiça e faz parte de um processo de modernização dos Institutos de Criminalística de todo o país.  Todos os estados do país receberão o mesmo modelo de comparador microscópio - o FSM da marca Leica -, que através de um exame pode afirmar de que arma foi feito o disparo que vitimou uma pessoa. 

Atualmente, a equipe que atua no setor de Balística do IC, formado pelos peritos Rodolpho Lima, Paulo Rogério, Leopoldo Barros, Ângelo de Lima e Aldo Artêmio, trabalhava apenas com um microcomparador modelo DMC adquirido há mais de dez anos. Além de antigo, o aparelho tem entrada somente para disquete e funciona com o sistema operacional Windows 98, considerado atrasado.

“Temos uma demanda grande de solicitação de comparação balística, e muitas vezes ficam três peritos aguardando um outro terminar de realizar um exame para assumir o equipamento. Com esse novo microcomparador balístico iremos otimizar os nossos trabalhos, agilizar a realização dos exames, diminuindo a fila de espera de entrega dos laudos”, afirmaram os peritos.

Segundo eles, o novo equipamento possui um programa mais atualizado e uma qualidade óptica e mecânica superior para a realização dos exames. Isso porque o microcomparador balístico fornece controle manual dos decks, ponte de comparação, sistema de iluminação e anexo de visualização dupla, ideal para a observação simultânea da prova examinada, o que oferece alta precisão para a comparação de armas de fogo. 

Rosana Coutinho, diretora do IC, afirmou que irá esperar a instalação do novo equipamento, o que deverá acontecer o mais breve possível, para solicitar a atualização do programa do microcomparador antigo e da sua câmera fotográfica, para que o órgão disponha de dois bons equipamentos. 

“Foi importantíssima a chegada do novo comparador porque ele vai agilizar os exames realizados pelo setor de Balística que vem sofrendo constantes cobranças por parte do Poder Judiciário Alagoano. Se antes contávamos com um aparelho obsoleto, hoje estamos com um modelo moderno, que permite um exame mais apurado e preciso”, afirmou a diretora.

Maletas e luzes forenses
Ainda segundo a diretora, dentro do cronograma de entrega de equipamentos do Ministério da Justiça para o Instituto de Criminalística de Alagoas, está previsto para este ano a entrega de 10 novas maletas para locais de crimes no mês de junho e um kit de luzes forenses para o mês de setembro.

As maletas virão equipadas com materiais para coleta de evidências, reagentes para drogas, para revelação, kit para proteção individual, aparelhos de GPS, paquímetro profissional, máquina fotográfica, trena eletrônica e netbook. Já o kit de luzes virá com oito lanternas com três watts de potência e tripé especial para uso das lâmpadas e para tomada de fotografia.

Campanha conscientiza para a prevenção do abuso e da exploração sexual

Procon fiscaliza presença de crianças e adolescentes em estabelecimentos de hospedagem e incentiva práticas preventivas   

Gustavo Moura

Fiscais colaram adesivos da campanha contra abuso sexual
O Procon e a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos fizeram vistorias nesta quarta-feira (18) em hotéis e motéis da capital alagoana. Fiscais  orientaram os proprietários a adotar práticas de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Relaizada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente (18 de maio), a fiscalização serviu para observar se os estabelecimentos estão dentro dos padrões permitidos para funcionar, onservando aspectos como:  disponibilidade de dois preservativos em cada quarto; avisos de proibição de entrada de menores de 18 anos, expostos e de fácil observação e condições físicas.

Dentre os motéis fiscalizados, dois estavam fora dos padrões e foram notificados por falta de preservativos no local. 

As vistorias foram realizadas em estabelecimentos localizados nos bairros Vergel do Lago, Feitosa, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas.

Além de serem fiscalizados, os estabelecimentos foram adesivados com avisos do Disque 100 (número telefônico de serviço para denunciar qualquer tipo de abuso ou exploração).

Em seu artigo 82, o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a hospedagem de criança ou adolescente em hotel e motel, pensão ou estabelecimento congênere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsáveis.

A diretora de Políticas para a Criança e o Adolescente da Secretaria da Mulher, Mônica Peixoto, informou que a fiscalização pretende diminuir a ocorrência de casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Sempre fazemos essa vistoria, mas a intensificamos no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual.  Esperamos que as pessoas tragam para si a responsabilidade desse combate. E que eles possam denunciar a prática desse crime”, informou Mônica.

De acordo com o superintendente da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano, cerca de 1.000 casos de abuso ou exploração foram denunciados no disque 100 em 2010. Ele ressaltou a participação da população para acabar com esse tipo de crime.

“Temos que ter a consciência e denunciar. Assim como no ano passado, o Disque 100 foi muito importante para denunciar a violência sexual. Não podemos deixar que esse tipo de crime continue existindo”, declarou o superintendente.

Cláudio Soriano informou que todas as instituições envolvidas na campanha realizarão, até a primeira quinzena do mês de julho, palestras educativas para os alunos do Projovem Urbano e em escolas e comunidades de todo o Estado.

A campanha contra o abuso e a exploração sexual envolve o trabalho da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Procon, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas, Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual em Alagoas, Conselhos Tutelares e Secretarias municipais de Assistência Social.

Moradores da bacia do Rio Mundaú visitam Sala de Alerta

 No início de deste mês população trocou informações sobre chuvas e rios com a Semarh através do Twitter

Victor Guerra

Próximo de completar um mês de funcionamento, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebe, nesta quinta-feira (19), moradores dos municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio Mundaú. A visita guiada servirá para explicar o funcionamento da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico, que vem atuando na vigilância 24 horas dos rios, e repassando informações para a população por meio da imprensa e da rede social Twitter.

A ideia de utilizar a rede social surgiu após as chuvas que atingiram as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, no começo do maio, quando a Semarh orientou diretamente os moradores através do Twitter, com informações em tempo real sobre a elevação dos níveis das águas. Nesta quinta-feira, usuários da rede social dos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, São José da Laje e Murici se deslocarão até a capital Maceió para conhecer como funciona a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico da Sala de Alerta. E já existe movimentação para levar, numa próxima visita, moradores de cidades banhadas pelo Rio Paraíba.

Os moradores, além de receber informações sobre elevação do nível dos rios e intensidade das chuvas nas regiões, participaram da criação de uma rede de informação em tempo real sobre o que estava acontecendo nos municípios. Comentando sobre a situação do tempo e o comportamento das bacias hidrográficas, também utilizaram o Twitter para enviar fotos das regiões que apresentavam transbordamento ou possibilidade de transpor os limites das calhas, principalmente dos rios Paraíba e Mundaú.

O estudante de Direito Dallas Diego, morador de União dos Palmares, foi um dos usuários no Twitter que recebeu informações da Semarh sobre as chuvas e o nível de elevação dos rios, e também repassou informações à Secretaria. “Sem dúvida a Sala de Alerta vem tranquilizando, principalmente, a população ribeirinha nesses períodos de chuva na nossa região. A iniciativa é boa, mas precisa ser estendida para outros meios de comunicação, como um site próprio, por exemplo”.

O usuário do Twitter Andreson Melo também participou da rede de informações montada na rede social, enviando inclusive várias fotos sobre a situação do rio em tempo real. “Considero muito útil o funcionamento da Sala de Alerta, utilizando o twitter e a internet para divulgar informações em tempo real. Outro ponto importante foi ter nos ensinado a verificar os níveis dos rios no site da ANA. Esperamos que essa troca de informações seja efetiva para que possamos agir melhor em casos críticos”.

O diretor de Gestão Ambiental da Semarh, José Gino, explicou que a Secretaria está desenvolvendo um programa que fará com que os dados de elevação dos níveis dos rios não dependam no site da Agência Nacional de Água (ANA) e possam ser disponibilizados no site do órgão estadual. Ele também explicou que estão sendo preparados materiais explicativos sobre meteorologia, bacias hidrográficas e Defesa Civil para serem utilizados em palestras nas cidades banhadas pelos rios Mundaú e Paraíba.

“Estamos trabalhando para criar um canal mais amplo com a população na circulação dessas informações, apesar de que tudo é passado para a Defesa Civil Estadual e as devidas providências são tomadas por eles. Mas temos tentado também orientar a população. Na próxima semana, já iremos disponibilizar no site da Semarh os dados apresentados no portal da ANA sobre os níveis dos rios. Também vamos realizar palestras em algumas cidades para explicar diretamente à população o funcionamento dos rios e das chuvas, para que eles entendam melhor quando há e quando não há perigo”.

A previsão meteorológica de Alagoas pode ser vista diariamente no site da Semarh e mais informações podem ser obtidas através do perfil no Twitter @semarh_al. O nível de elevação dos rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe pode ser verificado na página da Agência Nacional de Águas (www.ana.gov.br/telemetria).

Sala do Empreendedor de União dos Palmares é inaugurada

O espaço, localizado na sede da prefeitura, contará com o apoio do Sebrae e será mais um ponto de atendimento ao crédito da Afal

Vanessa Omena

Sala do Empreendedor funciona na sede da prefeitura
A partir de agora o município de União dos Palmares contará com mais um ponto de atendimento ao crédito da Agência de Fomento de Alagoas (Afal). Trata-se da Sala do Empreendedor, inaugurada essa semana, em um espaço na sede da Prefeitura Municipal. O espaço é o 16º inaugurado pelo Sebrae/AL, com o apoio dos gestores públicos, para incentivar o empreendedorismo.

A gerente de Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Izabel Vasconcelos, destacou que as inaugurações da Sala do Empreendedor é o resultado da aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios, e que a partir desta iniciativa  “a Lei sai de fato do papel para se tornar uma realidade, no incentivo ao empreendedorismo e nas oportunidades para as micro e  pequenas empresas. 

De acordo com os dados do Sebrae, dos 102 municípios alagoanos 74 já  aprovaram a Lei e a meta, até o final deste ano, é inaugurar um total de 41  Salas do Empreendedor com o apoio das prefeituras. A gerente lembrou que União dos Palmares foi um dos municípios atingidos pela enchente em junho de 2010 e, desde então, o Sebrae, por meio do projeto SOS Empresa, vem desenvolvendo ações junto aos empreendedores com foco na recuperação de seus pequenos negócios.
A secretária em exercício da Indústria e do Comércio de União dos Palmares, Neide Mitomari, disse que a parceria com as instituições foi um passo fundamental para a implementação da Sala do Empreendedor, “que será um espaço onde os empresários poderão ter acesso a diversos serviços como orientação empresarial e capacitações, e possibilidade de acesso ao crédito a partir da formalização como micro empreendedor individual”, afirma.
O prefeito Areski Freitas, e o vice-prefeito, Adeildo Sotero, estiveram presentes na solenidade e destacaram com sendo positiva a parceria com o Sebrae, e também com a Afal, que já vem atuando junto aos empreendedores do município desde o final do ano passado,  em um espaço no sindicato dos lojistas, por meio de parceria com a Federação do Comércio.
“Com essa união, notadamente nossos empreendedores terão uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, e para isso vamos precisar, também, de instituições financeiras como o BNB e a Afal, para disponibilizar o crédito, e da experiência do Sebrae para capacitar e desenvolver mais ainda o nosso empreendedor, inclusive os feirantes, e desta forma fortalecer o nosso comércio e nossa economia”, destacou o vice-prefeito.
A gerente do Sebrae também ressaltou a satisfação de contar com a parceria da Afal nos programas como SOS empresas e, a partir de agora, nos pontos de atendimento da Sala do Empreendedor.
Formalização - A solenidade de inauguração contou com uma programação que incluiu palestra motivacional sobre empreendedorismo e como se formalizar no programa do Micro Empreendedor Individual. A consultora do Sebrae, Vera Calado, explicou as vantagens da formalização, entre elas a possibilidade de acesso ao crédito a partir da inscrição no MEI. 

A consultora informou ainda que a partir do mês de junho, de acordo com a medida provisória do Governo Federal (MP 529), reduzindo de 11% para 5% a alíquota de contribuição do empreendedor individual com o INSS,  os valores ficarão mais baixos, passando dos atuais R$ 59,95 para R$ 27,25 ao mês. As taxas de ICMS para o setor do comércio é de R$ 1,00 e para o setor de serviço (ISS) de R$ 5,00.

Crédito – Na oportunidade, a Afal fez uma apresentação sobre o papel da agência de fomento para o desenvolvimento da economia alagoana, informando sobre a metodologia de trabalho para o crédito a partir dos produtos oferecidos pela agência, entre eles a linha Afal Crédito Competitivo, voltada para as MPEs.

De acordo com o gerente de Projetos, Thiago Luiz Pires, a agência vem trabalhando com o público do MEI, em parceria com o Sebrae,  oferecendo crédito produtivo orientado, nas modalidades capital de giro, investimento fixo e misto, com flexibilidade em garantias e prazo para pagamento, com o objeto de atender e incentivar o micro e pequeno negócio. 

“A parceria com o Sebrae, prefeituras e Fecomércio tem sido positiva em programas como o SOS Empresas, em que o Sebrae vem apoiando os empreendedores  que tiveram prejuízos com a chuva do ano passado e que podem ter acesso ao crédito da Afal,” destacou Thiago, informando que o objetivo da parceria é atingir um público cada vez maior. 

MEI - O programa do Microempreendedor Individual (MEI) foi implementado em julho de 2009, quando entrou em vigor a Lei Complementar 128/08. Podem se enquadrar os trabalhadores que tenham receita bruta de até R$ 36 mil no ano anterior. Mais de 400 categorias podem aderir. A grande vantagem do Empreendedor Individual é que o trabalhador passa a ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), podendo emitir nota fiscal, o que abre portas para que possa fechar negócios com empresas privadas e públicas.

Ações de lazer e cidadania marcam Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Evento aconteceu no Clube da Petrobras e contou com a participação de cerca de 1.200 usuários dos Caps

Josenildo Törres

Usuários dos Caps participaram de atividades nesta quarta
Serviços de saúde, lazer, atividades esportivas e de cidadania marcaram o Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Alagoas. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira (18), no Clube da Petrobras, em Maceió, foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e contou com a participação de cerca de 1.200 usuários dos Caps.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instituído em 18 de maio por ser a data da fundação do Hospital do Juquery, situado em Franco da Rocha, em São Paulo. Ele representou o maior símbolo do processo de isolamento social do ser humano com tratamento degradante, segregando o paciente do seu meio social, conforme especifica a Lei Federal 10.216, que trata sobre o assunto.

Por isso, a data passou a ser celebrada em razão da luta contra os manicômios e representa a oportunidade para reafirmar o compromisso com a causa antimanicomial, segundo o gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo. “Também comemorarmos a implantação de serviços substitutivos, a exemplo dos 47 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) existentes em Alagoas. Neles, os usuários realizam atividades culturais, esportivas, cursos de capacitação e têm acompanhamento psiquiátrico”, enumerou.

Comprovação – Realidade comprovada pelo usuário do Caps de Murici, Pedro Batista, 62 anos, que é portador de transtornos mentais há 20 anos e participou de diversas ações no Clube da Petrobras. De acordo com ele, desde que passou a frequentar o Centro de Atenção Psicossocial, deixou de se internar nos hospitais psiquiátricos de Maceió.

“Desde que criaram o Caps de Murici, minha vida mudou para melhor. Lá eu vivo em harmonia com todo mundo, brinco, me divirto, assisto a palestras e me medico. No fim do dia volto para casa feliz para conviver com os meus oito filhos e minha esposa”, relatou, revelando que nesta quarta-feira (18) tomou o primeiro banho de piscina de sua vida.

E na concepção da superintendente de Gestão da Participação Social, Silvana Torres, que representou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial é importante para sociabilizar os portadores de transtornos mentais, integrando-os à sociedade. “Além de atividades culturais e recreativas, a exemplo de banhos de piscina e de mar, os usuários participaram de oficinas de pintura e maquiagem, da abertura da II Copa Caps de Futebol Society e puderam refletir sobre o processo de luta antimanicomial”, frisou.

Durante todo o dia os usuários dos Caps participaram de aulas de ginástica, biodança, além de receberem informações sobre saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis. “Além de pintar, que gosto muito, também sou usuária do Infocaps, onde aprendi a teclar na Internet”, relatou a usuária do Caps de Delmiro Gouveia, Gislene Ferreira.

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Serviço Social do Comércio (Sesc). Os três órgãos atuaram no suporte e atendimentos aos usuários dos Caps e no desenvolvimento de atividades de recreação.