quarta-feira, 18 de maio de 2011

Secretaria da Mulher, Defesa Social e Delegacia dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente assinam termo de cooperação

 Com o termo, Centro de Atendimento às Vítimas de Crime funcionará dentro da delegacia

Marina Ferro
Foto: Neno Canuto

Secertários Kátia Born e Dário Cesar assinam termo
Os secretários de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e da Defesa Social, além da representante da Delegacia dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DCCCA), assinaram, na manhã dessa quarta-feira (18), um termo de cooperação que permite o trabalho do Centro de Atendimento às Vítimas de Crime (CAV Crime) dentro da DCCCA.

A ação itinerante do CAV tem o objetivo de promover um espaço de assistência social, jurídica e psicológica aos menores vítimas de qualquer tipo de violência, assim como seus familiares. Essas ações serão feitas com profissionais das áreas, que levarão um atendimento qualificado, visando à ampliação da cidadania e à efetivação dos direitos humanos para o Estado.  

“Hoje é um dia de referência nacional pela luta de meninos e meninas vítimas de violência. Não poderíamos ter escolhido data melhor para assinar esse termo. Na delegacia, sentimos falta de profissionais que prestem esse tipo de atendimento às crianças e adolescentes”, disse a delegada Bárbara Arraes. “Muitas vezes, quem presta a queixa pensa que apenas punir o agressor/violentador já resolve o problema psicológico da criança, mas nós sabemos que existe muito mais a se fazer”, completou.

Segundo a secretária da Mulher, Kátia Born, os trabalhos voltados à criança e ao adolescente estarão disponíveis nos 102 municípios de Alagoas. “Não existe jovem saudável, se não protegermos a criança. Durante essa semana, todo o Estado estará recebendo palestras de conscientização. É preciso que haja a prevenção, e esse é o nosso pontapé inicial”, contou. 

“As mulheres, crianças e adolescentes, deficientes físicos, e todos que a secretaria engloba, serão nosso foco durantes esses quatro anos. Nesse Estado não queremos nenhuma criança se prostituindo ou trabalhando. Temos pressa!”, ressaltou.  

O superintendente da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano, ressaltou a importância desse momento. “Apesar da triste realidade que assusta crianças e adolescentes em Alagoas, esse momento é muito importante para que possamos oferecer à população infanto-juvenil cuidado e amparo. As marcas deixadas nesses meninos e meninas que sofrem violência são difíceis de ser apagadas, mas estamos trabalhando para que possamos amenizar ao máximo esses problemas”.