quarta-feira, 18 de maio de 2011

Moradores da bacia do Rio Mundaú visitam Sala de Alerta

 No início de deste mês população trocou informações sobre chuvas e rios com a Semarh através do Twitter

Victor Guerra

Próximo de completar um mês de funcionamento, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebe, nesta quinta-feira (19), moradores dos municípios que integram a bacia hidrográfica do Rio Mundaú. A visita guiada servirá para explicar o funcionamento da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico, que vem atuando na vigilância 24 horas dos rios, e repassando informações para a população por meio da imprensa e da rede social Twitter.

A ideia de utilizar a rede social surgiu após as chuvas que atingiram as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, no começo do maio, quando a Semarh orientou diretamente os moradores através do Twitter, com informações em tempo real sobre a elevação dos níveis das águas. Nesta quinta-feira, usuários da rede social dos municípios de Santana do Mundaú, União dos Palmares, São José da Laje e Murici se deslocarão até a capital Maceió para conhecer como funciona a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico da Sala de Alerta. E já existe movimentação para levar, numa próxima visita, moradores de cidades banhadas pelo Rio Paraíba.

Os moradores, além de receber informações sobre elevação do nível dos rios e intensidade das chuvas nas regiões, participaram da criação de uma rede de informação em tempo real sobre o que estava acontecendo nos municípios. Comentando sobre a situação do tempo e o comportamento das bacias hidrográficas, também utilizaram o Twitter para enviar fotos das regiões que apresentavam transbordamento ou possibilidade de transpor os limites das calhas, principalmente dos rios Paraíba e Mundaú.

O estudante de Direito Dallas Diego, morador de União dos Palmares, foi um dos usuários no Twitter que recebeu informações da Semarh sobre as chuvas e o nível de elevação dos rios, e também repassou informações à Secretaria. “Sem dúvida a Sala de Alerta vem tranquilizando, principalmente, a população ribeirinha nesses períodos de chuva na nossa região. A iniciativa é boa, mas precisa ser estendida para outros meios de comunicação, como um site próprio, por exemplo”.

O usuário do Twitter Andreson Melo também participou da rede de informações montada na rede social, enviando inclusive várias fotos sobre a situação do rio em tempo real. “Considero muito útil o funcionamento da Sala de Alerta, utilizando o twitter e a internet para divulgar informações em tempo real. Outro ponto importante foi ter nos ensinado a verificar os níveis dos rios no site da ANA. Esperamos que essa troca de informações seja efetiva para que possamos agir melhor em casos críticos”.

O diretor de Gestão Ambiental da Semarh, José Gino, explicou que a Secretaria está desenvolvendo um programa que fará com que os dados de elevação dos níveis dos rios não dependam no site da Agência Nacional de Água (ANA) e possam ser disponibilizados no site do órgão estadual. Ele também explicou que estão sendo preparados materiais explicativos sobre meteorologia, bacias hidrográficas e Defesa Civil para serem utilizados em palestras nas cidades banhadas pelos rios Mundaú e Paraíba.

“Estamos trabalhando para criar um canal mais amplo com a população na circulação dessas informações, apesar de que tudo é passado para a Defesa Civil Estadual e as devidas providências são tomadas por eles. Mas temos tentado também orientar a população. Na próxima semana, já iremos disponibilizar no site da Semarh os dados apresentados no portal da ANA sobre os níveis dos rios. Também vamos realizar palestras em algumas cidades para explicar diretamente à população o funcionamento dos rios e das chuvas, para que eles entendam melhor quando há e quando não há perigo”.

A previsão meteorológica de Alagoas pode ser vista diariamente no site da Semarh e mais informações podem ser obtidas através do perfil no Twitter @semarh_al. O nível de elevação dos rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe pode ser verificado na página da Agência Nacional de Águas (www.ana.gov.br/telemetria).