quarta-feira, 18 de maio de 2011

SEE lança projeto para fortalecer hábito de leitura entre os jovens

Solenidade ocorreu nesta quarta-feira (18) e tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais de Alagoas

Ana Paula Lins
Foto: José Demétrio

Projeto "Na onda da Leitura" foi lançado nesta quarta-feira
As escolas da rede pública estadual vão receber 180 mil livros para desenvolver projetos de leitura com alunos do Ensino Fundamental. Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) lançou o projeto “Na onda da Leitura”, cujo objetivo é fortalecer os hábitos da leitura e da escrita com estudantes do 1º ao 9º ano e melhorar os índices educacionais alagoanos.  O evento ocorreu no auditório da SEE e reuniu educadores de todo o estado.

Ao todo, 117 mil alunos serão beneficiados com a distribuição de 15 mil kits com 12 volumes cada um. Cada unidade de ensino será contemplada com 16 conjuntos. As obras abordam temáticas de interesse deste público e refletem as demandas de cada série do Ensino Fundamental.

Para a superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Angela Costa, o projeto é consequência de uma política pública para o fortalecimento da leitura e produção textual entre os estudantes desenvolvida por meio do Programa Geração Saber. “Este é o primeiro passo de uma ação que consideramos prioritária, pois, ao trabalharmos essas habilidades, despertamos o senso crítico do aluno e, consequentemente, melhoramos os índices educacionais do estado”, avalia.

Desenvolvimento – As unidades de ensino terão autonomia para desenvolver o projeto de acordo com a sua necessidade e realidade. Dentre as atividades sugeridas pela SEE estão oficinas de leitura e escrita, recitais de poesia e integração entre alunos e professores para contar histórias.

Todos os projetos serão acompanhados pela secretaria e a estimativa é que, futuramente, seja realizado um encontro regional onde alunos participem de rodadas de competições para narrações de histórias e lançamento de livro com textos escritos pelos estudantes.

Trabalharemos ponto a ponto a metodologia a ser aplicada em sala de aula, uma ação que será iniciada com as coordenadorias regionais de educação e, posteriormente, com as escolas”, explica a gerente de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas da SEE, Rosineide Urtiga.

Em boa hora – Para a diretora da Escola Estadual Josefa da Conceição da Costa, Marijose Albuquerque, o projeto “Na Onda da Leitura” veio no momento certo. Localizada no bairro do Canaã, a unidade de ensino já se organiza para implantar a sua própria atividade de incentivo à leitura: até o final do semestre, a escola vai inaugurar a sua biblioteca e estabelecer um processo de empréstimo onde o estudante leva um livro para casa e, com a ajuda da família, faz o registro das suas impressões sobre a obra em um caderno.

“Nossa meta é que esta atividade esteja atrelada ao projeto pedagógico da unidade e tenha reflexo em cada disciplina em sala de aula. Esta iniciativa da SEE não poderia chegar em melhor momento, pois vai promover o desenvolvimento social e intelectual que abraça também a comunidade”, destaca.