quarta-feira, 18 de maio de 2011

Escolas do Ensino Médio iniciam escolha de livros didáticos a partir da próxima segunda-feira

Ação segue até o dia 12 de junho; em Alagoas, 201 escolas vão escolher os livros a serem utilizados a partir de 2012

Ricardo Moresi
Fotos: Valdir Rocha

Nalí Cristina destaca importância da escolha das obras
Começa na próxima segunda-feira (23) o processo de escolha dos livros didáticos do Ensino Médio por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Em Alagoas, 201 escolas da rede estadual escolherão os livros das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (Inglês/Espanhol). O processo de escolha segue até o dia 12 de junho.

De acordo com Nalí Cristina, coordenadora dos Programas do Livro em Alagoas e técnica da Gerência de Assistência aos Agentes Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), até então, os processos de seleção não incluíam os livros de Língua Estrangeira, Sociologia e Filosofia. “Os professores, após um processo de discussão sobre quais obras se adequam às propostas pedagógicas das escolas, elegem os livros que são mais coerentes com suas realidades”, destaca.

Nalí evidencia que, em cada unidade escolar, há uma pessoa responsável entre os professores para efetuar o processo de escolha. “Ela, depois da definição do grupo, vai ao site do FNDE, através do endereço eletrônico https://www.fnde.gov.br/simad/, e faz o registro das escolhas de cada escola. O MEC realizou nesta terça e quarta-feira web conferências destinadas aos professores sobre o PNLD”, comenta.

Ela revela também que a SEE já fez reuniões com os técnicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) quando foram repassadas todas as orientações sobre o processo de escolha dos livros. “As CREs ficaram com a responsabilidade de socializar as informações com as escolas. Os livros começam a chegar ao Estado no próximo mês de setembro e serão utilizados a partir de 2012”, expõe.

Toda escolha dos livros, garante a coordenadora, acontece em um ano para ser utilizada no outro. “Os professores precisam analisar bem as obras que serão adotadas por suas escolas, uma vez que elas serão usadas pelos próximos três anos”, salienta. Ela acrescenta que este processo também será realizado pelos Institutos Federais de Educação e pelas escolas que ofertam Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio.

O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.