quarta-feira, 18 de maio de 2011

Administração Penitenciária e Sesi capacitam reeducandos em Curso de Informática

 Capacitação possibilitou a inclusão digital de presos e da comunidade local 

Andréa Medeiros

Reeducandos recebem certificado de curso de informática
Cerca de 20 reeducandos dos Presídios Cyridião Durval e Santa Luzia, e comunidade do entorno do complexo prisional de Maceió participaram, na manhã desta quarta-feira (18), da formatura do Curso de Informática Básica. 

O curso, com duração de 40 horas-aula, foi possível graças a uma parceria entre a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que instalou uma unidade da Indústria do Conhecimento no complexo prisional, disponibilizando mais de 1.500 livros de várias áreas do conhecimento e ofertando cursos de capacitação.

Segundo a gerente da Educação do Sesi, Betânia Toledo, a Indústria do Conhecimento dentro do sistema prisional é uma forma de promover a inclusão educacional, o aprendizado em informática e o acesso à leitura. “Queremos proporcionar momentos que contribuam para a mudança de vida, do pensar. A educação é o caminho para se ter uma melhor qualidade de vida”, ressaltou. 

O superintendente-geral adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Marcos Sérgio, durante a cerimônia, falou da importância da educação para a ressocialização e incentivou os formandos a continuarem estudando. “Temos o compromisso de buscar e oferecer o melhor. A educação é uma de nossas prioridades para o sistema prisional”, enfatizou. 

Participaram ainda da cerimônia de formatura, o presidente da Pastoral Carcerária, Fernando Teles; o diretor de Educação, Produção e Laborterapia da Sgap, Sérgio Almeida, e gerentes das unidades prisionais.