quarta-feira, 18 de maio de 2011

Instituto de Criminalística recebe equipamento para fazer exame de balística

Microcomparador balístico irá aperfeiçoar trabalhos de peritos e diminuir fila de espera de exames

Aarão José

Equipamento vai agilizar trabalho dos peritos alagoanos
Nesta quarta-feira (18), a perita geral Ana Márcia e a diretora do Instituto de Criminalística, Rosana Coutinho, receberam um novo microcomparador balístico. O aparelho, avaliado em R$ 500 mil e equipado com computador, microscópio, câmera e impressora a laser, irá acelerar a realização de laudos periciais.

A perita geral Ana Márcia informou que o novo equipamento foi adquirido pelo Ministério da Justiça e faz parte de um processo de modernização dos Institutos de Criminalística de todo o país.  Todos os estados do país receberão o mesmo modelo de comparador microscópio - o FSM da marca Leica -, que através de um exame pode afirmar de que arma foi feito o disparo que vitimou uma pessoa. 

Atualmente, a equipe que atua no setor de Balística do IC, formado pelos peritos Rodolpho Lima, Paulo Rogério, Leopoldo Barros, Ângelo de Lima e Aldo Artêmio, trabalhava apenas com um microcomparador modelo DMC adquirido há mais de dez anos. Além de antigo, o aparelho tem entrada somente para disquete e funciona com o sistema operacional Windows 98, considerado atrasado.

“Temos uma demanda grande de solicitação de comparação balística, e muitas vezes ficam três peritos aguardando um outro terminar de realizar um exame para assumir o equipamento. Com esse novo microcomparador balístico iremos otimizar os nossos trabalhos, agilizar a realização dos exames, diminuindo a fila de espera de entrega dos laudos”, afirmaram os peritos.

Segundo eles, o novo equipamento possui um programa mais atualizado e uma qualidade óptica e mecânica superior para a realização dos exames. Isso porque o microcomparador balístico fornece controle manual dos decks, ponte de comparação, sistema de iluminação e anexo de visualização dupla, ideal para a observação simultânea da prova examinada, o que oferece alta precisão para a comparação de armas de fogo. 

Rosana Coutinho, diretora do IC, afirmou que irá esperar a instalação do novo equipamento, o que deverá acontecer o mais breve possível, para solicitar a atualização do programa do microcomparador antigo e da sua câmera fotográfica, para que o órgão disponha de dois bons equipamentos. 

“Foi importantíssima a chegada do novo comparador porque ele vai agilizar os exames realizados pelo setor de Balística que vem sofrendo constantes cobranças por parte do Poder Judiciário Alagoano. Se antes contávamos com um aparelho obsoleto, hoje estamos com um modelo moderno, que permite um exame mais apurado e preciso”, afirmou a diretora.

Maletas e luzes forenses
Ainda segundo a diretora, dentro do cronograma de entrega de equipamentos do Ministério da Justiça para o Instituto de Criminalística de Alagoas, está previsto para este ano a entrega de 10 novas maletas para locais de crimes no mês de junho e um kit de luzes forenses para o mês de setembro.

As maletas virão equipadas com materiais para coleta de evidências, reagentes para drogas, para revelação, kit para proteção individual, aparelhos de GPS, paquímetro profissional, máquina fotográfica, trena eletrônica e netbook. Já o kit de luzes virá com oito lanternas com três watts de potência e tripé especial para uso das lâmpadas e para tomada de fotografia.