quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estado discute implantação do Sistema de Segurança Alimentar


Garantia de direitos também vai estar na pauta do encontro

Maria Barreiros e Ana Célia Rocha – estagiárias

Na próxima terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai realizar o I Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional. O auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas (Crem-AL) será palco dos debates do evento, que está previsto para começar às 8h.

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e todos os envolvidos na implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) vão estar presentes ao encontro, que pretende promover o debate sobre a implantação do Sistema como estratégia de fortalecimento para a área em Alagoas, uma vez que essa implantação é uma exigência do governo federal visando a erradicação da miséria e combate à fome.

Na ocasião, além da política que institui o Sisan, também será discutida a garantia dos direitos sociais dos beneficiados. De acordo com a superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, Ana Paula Quintella, o evento pode ser considerado um momento histórico para o Estado, pois nele será apresentado um resumo das oficinas regionais, que contaram com a participação dos conselheiros municipais e estaduais.

Seplande reúne secretarias e coleta demandas para a aquisição de Imagens de Satélite de Alagoas

Banco de dados com imagens de satélite de alta precisão deve ser disponibilizado para o Governo no mês de julho

Lívia Vasconcelos

Dando continuidade ao projeto de consolidação do Núcleo de Geoprocessamento e Aquisição de Imagens de Satélite, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) realizou, nessa terça-feira (22), um encontro entre representantes das secretarias e órgãos estaduais. Na reunião, foram identificadas as necessidades de imagens orbitais de alta resolução para subsidiar as ações do Governo, seja durante a fase de planejamento ou durante a execução dos projetos desenvolvidos pelo Estado.

O superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila, e o diretor de Geoprocessamento da Seplande, Robson Brandão, intermediaram o debate, que tratou das áreas territoriais que têm prioridade na aquisição de imagens, mas também abordou questões tratadas pelo Governo que podem ser melhor trabalhadas se contarem com o suporte do Núcleo.

Um dos resultados práticos da concepção e implantação do Núcleo de Geoprocessamento é o Portal Geográfico, página web que proporcionará acesso e análise de dados geográficos da base estadual através da internet ou de intranet. O portal ainda está em processo de aprovação e só deve estar disponível para acesso dos órgãos e secretarias estaduais em julho.

O Portal Geográfico é uma realização da Seplande, com apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O site já conta com dados sobre o Litoral Norte, consolidados pelo Estado em 2006, e será abastecido com novas imagens de satélite de mais 2.341km² do território alagoano, distribuídas entre as 14 cidades mais populosas do Estado, bem como imagens de uma faixa de 5 km do Litoral Sul. 

A iniciativa vai promover um compartilhamento de informações dentro do próprio Estado, possibilitando uma troca que viabilize a otimização dos trabalhos do Governo e evitando, por exemplo, que diferentes secretarias façam um mesmo trabalho. Há, ainda, a proposta de abrir o Portal para o acesso de toda a sociedade.

“O primeiro passo para a realização desse trabalho foi dado com o Núcleo de Geoprocessamento e deverá continuar agora, principalmente com a análise das demandas de cada órgão. Isso é fundamental para que possamos trabalhar dentro de um portal integrado, com harmonia entre as informações”, explicou Thiago Ávila, ressaltando a importância da participação dos representantes de cada órgão nessa fase do projeto.

Alguns participantes destacaram a necessidade de mapeamento de regiões como as bacias hidrográficas de Jacuípe, Paraíba e Mundaú, e de toda a região do Sertão alagoano. Outros apontaram temas que, a partir do uso do geoprocessamento, poderiam ser melhor trabalhados pelo Governo, como os recursos minerais de todo o estado, as áreas de produção agrícola em algumas regiões, os remanescentes florestais, a malha rodoviária e as fraudes e sonegação de impostos.

O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste Alagoano, Nelson Vieira, destacou a importância desse mapeamento por satélite na implantação de projetos estruturantes nos municípios abrangidos pelo APL. “É fundamental ter um diagnóstico da área plantada para obter a posição real de produção de mandioca. A partir daí, teremos melhores condições de direcionar diversos projetos para os nossos produtores”, disse.

Previsão de diminuição das chuvas em Alagoas durante o feriado

Intensidade de precipitações no início do inverno elevou rios que devem estabilizar ao longo do feriado

Victor Guerra

Previsão é de que o tempo melhore durante o feriado
Após um período de fortes chuvas no Estado, elevando o nível dos rios Mundaú e Paraíba, o feriado prolongado do dia de São João deverá ter menos precipitações. A informação é da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e foi divulgada nesta quarta-feira (22). De acordo com os meteorologistas, as chuvas deverão diminuir a partir desta quinta-feira (23).

O inverno começou oficialmente na terça-feira (21) com fortes chuvas em todas as regiões de Alagoas, principalmente no Litoral, no Baixo São Francisco e na Zona da Mata. Isso causou elevações nos rios Mundaú, chegando a 194 centímetros acima do seu nível normal em União dos Palmares, e Paraíba, que subiu 157.1 centímetros. As medidas atingidas foram previstas pela Sala de Alerta e são comuns para essa época do ano.

As chuvas deverão continuar de forma mais amena nesta quarta-feira, pois os rios já estabilizaram seus níveis e devem começar a diminuir no início desta quinta-feira, onde a previsão meteorológica indica tempo parcialmente nublado para o Sertão, o Sertão do São Francisco e o Agreste com chuvas passageiras durante o período. Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco deverão apresentar nebulosidade variável com chuvas isoladas. As temperaturas deverão permanecer entre mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 27°C a 29°C.

Para a sexta-feira (22), a Diretoria de Meteorologia da Semarh indica que as chuvas deverão cessar no Sertão, no Sertão do São Francisco e no Agreste com tempo parcialmente nublado. Para as outras regiões do Estado, a nebulosidade variável com chuvas passageiras na Zona da Mata e Baixo São Francisco, e chuvas isoladas no Litoral. As temperaturas não deverão sofrer alterações significativas com mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 28°C e 30°C.

Minha Casa, Minha Vida: servidores são convocados para atualizar documentação

 Prazo segue até o dia 15 de julho; aqueles que não se inscreveram no programa ainda têm chance de adquirir a casa própria

Suzana Gonçalves
Foto: Matheus Sandes

Cadastrados no Minha Casa, Minha Vida devem atualizar documentação
O Governo de Alagoas está convocando os servidores públicos estaduais inscritos ou sorteados no programa “Minha Casa, Minha Vida” para atualizar, até o dia 15 de julho, a documentação entregue anteriormente e realizar os últimos procedimentos para assinatura de contrato. Os convocados devem procurar a correspondente da Caixa, Zampieri Imóveis, na Rua José de Alencar, nº 490, Farol, próximo à Casa da Indústria, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

De acordo com o assessor especial da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Leonardo Bittencourt, os servidores que não se inscreveram durante a primeira fase do programa também terão uma nova chance de concorrer à compra do imóvel. “Aqueles que não se inscreveram ou perderam prazo para entrega de documentação no início do programa também podem comparecer ao local, munido da documentação exigida, e verificar as unidades que ainda estão disponíveis”, explica.

Ainda de acordo com Bittencourt, aqueles que não comparecerem, mesmo tendo sido sorteados, perderão o direito à unidade sorteada. 

A Caixa Econômica Federal já liberou a contratação dos conjuntos Bosque das Acácias, Bosque dos Flamboyants, Bosque das Palmeiras e Bosque das Casuarinas, na área Craibeiras III, localizados próximo ao Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes. As unidades serão construídas em terrenos doados pelo governo estadual e contarão com toda infraestrutura necessária e áreas de lazer.   

Segundo Leonardo Bittencourt, cada apartamento custará R$ 55,9 mil, podendo ser financiado em até 300 meses, com prestações decrescentes, cujos valores variam de acordo com a renda familiar do comprador. “Dependendo do valor da renda familiar, os servidores ainda contam com um subsídio do programa que pode chegar a até R$ 17 mil”, explica.

Mais informações estarão disponíveis a partir da terça-feira (28) no site www.minhacasaminhavida.al.gov.br.

Hemoal encerra Campanha Junina de Doação de Sangue nesta quarta-feira


Objetivo do órgão é formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional, que triplica durante os festejos juninos
 
Josenildo Törres

Voluntários têm até esta quarta-feira para participar da campanha
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encerra às 18 horas desta quarta-feira (22) a Campanha de Doação de Sangue para o São João. O objetivo do órgão é formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional, que triplica nos hospitais durante os festejos juninos.

Situação verificada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes. “Por isso apelamos que os alagoanos compareçam para se candidatar à doação”, apelou.
 

Ainda de acordo com Verônica Guedes, além de receber um lanche especial, os voluntários ganharão uma camisa confeccionada especialmente para a campanha. O Hemoal funciona na rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche.
Mas as doações também podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), também até as 18 horas. O órgão está localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.

Doação
Para se candidatar à doação, além de estar em perfeito estado de saúde, o doador deve portar um documento de identificação com foto, comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg.

Estarão impossibilitados de doar, aqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado.

Detran muda procedimento de baixas nas guias de pagamento

A partir de agora, o usuário terá que esperar a compensação bancária para finalizar o procedimento

Plínio Lins

O Detran informa que, a partir desta quarta-feira (22), não haverá mais a disponibilidade de baixas em guias de pagamento realizadas pelos servidores. A partir de agora, a baixa é realizada automaticamente pela Caixa Econômica e também pelo Bradesco. Caso o usuário efetue o pagamento em outra instituição financeira, ele terá que aguardar a compensação bancária para finalizar o procedimento. 

A medida visa dar mais segurança tanto aos servidores quanto à instituição, já que as instituições financeiras serão responsáveis pelo repasse de informações de pagamento. 

O Detran pede que o usuário, antes de se dirigir aos SACs, Ciretrans e à sede do órgão, no Pontal da Barra, utilize os serviços do Disque Detran 24 horas  para solucionar dúvidas, através dos números 0800 082-0194 (para ligações de telefones fixos) ou 4002-2194 (para ligações de celulares).