quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hemoal encerra Campanha Junina de Doação de Sangue nesta quarta-feira


Objetivo do órgão é formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional, que triplica durante os festejos juninos
 
Josenildo Törres

Voluntários têm até esta quarta-feira para participar da campanha
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encerra às 18 horas desta quarta-feira (22) a Campanha de Doação de Sangue para o São João. O objetivo do órgão é formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional, que triplica nos hospitais durante os festejos juninos.

Situação verificada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes. “Por isso apelamos que os alagoanos compareçam para se candidatar à doação”, apelou.
 

Ainda de acordo com Verônica Guedes, além de receber um lanche especial, os voluntários ganharão uma camisa confeccionada especialmente para a campanha. O Hemoal funciona na rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche.
Mas as doações também podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), também até as 18 horas. O órgão está localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.

Doação
Para se candidatar à doação, além de estar em perfeito estado de saúde, o doador deve portar um documento de identificação com foto, comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg.

Estarão impossibilitados de doar, aqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado.