quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bird vem ao Estado para conhecer o Programa Alagoas Tem Pressa


Missão do Banco Mundial visa discutir o financiamento dos projetos estruturantes que compõem o Programa

Renée Le Campion

Técnicos do Banco Mundial (Bird) participarão de uma nova missão de quatro dias em Alagoas a partir desta sexta-feira (17), para dar continuidade às negociações de uma nova operação de crédito para o financiamento de projetos estruturantes do Programa do Alagoas Tem Pressa, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). A abertura será realizada às 9h, na Seplande, unidade Centro.

Durante a missão do Banco Mundial, os consultores irão conhecer as ações e as principais áreas do Programa – desenvolvido com o apoio técnico da empresa de consultoria Macroplan – que visa reverter os indicadores sociais negativos do Estado e promover o desenvolvimento através de um planejamento estratégico, que estabelece 24 projetos estruturantes e metas a médio e longo prazo.

O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, ressalta a importância desta missão em Alagoas. “Neste momento, iremos tratar da viabilização financeira dos projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa, que tem sido trabalhado e discutido intensamente pelo governador Teotonio Vilela Filho e por todo o secretariado estadual”, acrescenta.

Além da abertura da missão e apresentação geral do Programa Alagoas Tem Pressa, a equipe do Bird irá visitar diversas setoriais para obter as informações necessárias e preparar um orçamento preliminar por setor.

Na sexta-feira (17), segunda (20) e terça (21), consultores do Banco Mundial irão conhecer os projetos estruturantes liderados pelas secretarias da Educação e do Esporte; da Gestão Pública; do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional; da Assistência e Desenvolvimento Econômico e da Saúde.

A última missão do Bird em Alagoas foi realizada no mês de março, quando foram identificadas linhas estratégicas para a aplicação dos recursos do empréstimo. Nesta nova fase, a articulação da operação de crédito ocorre de forma mais detalhada, a partir da estruturação dos projetos do Alagoas Tem Pressa.

Hemoal inicia campanha para as festas juninas

Doação pode ser feita até o próximo dia 22, véspera do feriado de Corpus Christi, para reforçar banco de sangue para os festejos
 
Josenildo Törres
Foto: Arquivo

Hemoal apela a doadores para reforçar estoque de sangue
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia nesta quinta-feira (16) a Campanha de Doação Junina. A ação acontece até a próxima quarta-feira (22) e tem o objetivo de suprir a carência de sangue visando atender a demanda de transfusões nos feriados de São João e São Pedro.

Durante os festejos juninos, o consumo de sangue triplica, em razão de acidentes, violência e do aumento do número de queimados, conforme  situação verificada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.

“Este ano, durante o mês de junho, temos duas grandes festas, que são os festejos juninos, além do feriado de Corpus Christi. Por isso, apelamos aos alagoanos que compareçam para se candidatar à doação de sangue no Hemoal, que se encontra com um estoque insuficiente para atender as demandas normais”, convoca a diretora, Verônica Guedes.

Além de receber um lanche especial após a doação, os voluntários ganharão uma camisa confeccionada especialmente para a campanha. A camisa traz uma mensagem ao voluntário e faz referência ao período junino, considerada a festa mais tradicional do Nordeste.

O Hemoal funciona na Rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 8h ao meio dia.

Doação

Para se candidatar à doação, além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar, aqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Quanto às mulheres, não é permitida a doação para aquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado.

Academia Alagoana de Medicina lança livro com o apoio do Governo do Estado

Livro conta a história da entidade de 1994 a 2010, passando pela trajetória de seus integrantes


Ana Daniella Leite
Foto: Paulo Rios
Acadêmico, Álvaro Machado fez apresentaçao do livro
A Academia Alagoana de Medicina (AAM) lançou na noite da última quarta-feira (15), com o apoio do Governo do Estado, o livro “Academia Alagoana de Medicina – (De 1994 a 2010)”, das jornalistas Vanessa Alencar e Cláudia Galvão.

O livro conta, através de depoimentos e relatos de seus integrantes, os 16 anos de existência da entidade e registra a trajetória de todos os seus 45 membros e 45 patronos que a compõem, além de suas respectivas contribuições no âmbito da Medicina no Estado. O coquetel de lançamento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal).

Na ocasião, o secretário-chefe do Gabinete Civil, médico e acadêmico da AAM, Álvaro Antônio Machado, fez uma breve e marcante apresentação do livro. “Não há conhecimento sem memória. Neste novo livro da Academia, encontram-se retratadas histórias de coragem e de determinação, que são a expressão real de uma entidade e de seus personagens”. 

Dirigindo-se ao secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, afirmou:“A sensibilidade e o desprendimento em apoiar a construção da história em nosso Estado é uma marca do Governo Teotonio Vilela Filho, e a Secult, com o seu apoio cultural, tornou a publicação deste livro possível”, disse Machado.

Durante a solenidade, também houve a entrega do título de membro honorário da Academia Alagoana de Medicina para os médicos Roberto Luiz D’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina, e José Leite Saraiva, presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina.

Inscrições para o Sisu estão abertas até o próximo domingo


Em Alagoas, a Uncisal oferece 27 vagas, em dois cursos, pelo Sistema de Seleção Unificada


Ricardo Moresi

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e que obtiveram nota maior do que zero na redação, podem se inscrever até domingo (19) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Trata-se de um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual os candidatos podem disputar vagas em cursos de graduação nas instituições públicas de educação superior participantes em todo o país. 

De acordo com Maria do Carmo Silveira, técnica do Ensino Médio da Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Suped/SEE), o processo seletivo do SiSU 2º/2011 selecionará candidatos para ingresso em cursos com início no segundo semestre de 2011 e possui apenas uma etapa.

“Ao efetuar sua inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas” explicou.

Em Alagoas, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) irá utilizar os resultados do SiSU para a seleção de alunos para dois cursos superiores em tecnologia: análise e desenvolvimento de sistemas e processos gerenciais. Ao todo serão 27 vagas nos dois cursos.

Maria do Carmo explicou ainda que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Caso a nota do candidato não seja suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem informando o fato. “As inscrições podem ser feitas de hoje até o próximo domingo. O prazo acaba às 23h59 e é preciso considerar o horário de Brasília”, alerta.

IES

Participam desta etapa do processo seletivo 48 instituições de ensino superior (IES), sendo 19 universidades federais, 4 universidades estaduais, 23 institutos federais e 2 centros federais de educação tecnológica. A lista das instituições participantes do SiSU e dos cursos oferecidos pode ser consultada no portal http://sisu.mec.gov.br.

Itec lança site do Meio Ambiente


Novo site destaca o disque denúncia e a balneabilidade

Isabelle Carvalho

O Instituto do Meio Ambiente iniciou a quinta-feira (16) com uma nova versão web. Quem acessar o endereço www.ima.al.gov.br pode apreciar o novo layout produzido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) para o IMA.

Os destaques são para o disque denúncia (0800 082 15 23) e para o setor de balneabilidade, ou seja, qualidade das praias alagoanas. O novo formato conta ainda com menu interativo com links para informações sobre a coleção científica de registros sobre a fauna e a flora, livros e publicações, diretoria de unidades de conservação, de licenciamento, de monitoramento e fiscalização, de desenvolvimento e pesquisa, de laboratório e gerenciamento costeiro.

O site faz parte do padrão 3.0 da Fábrica de Sítios do Governo de Alagoas, versão moderna que agrega informações e serviços prestados pelos órgãos em um layout mais limpo e intuitivo, além de disponibilizar opções de compartilhamento com redes sociais e aplicativos de interação.

Desenvolvido em software livre, com recursos colaborativos e multimídia, os novos sites democratizam o acesso à informação. O design é pensado a partir do banco de serviços do Estado, fazendo com que os principais serviços fiquem em destaque, bem como as informações de maior utilidade.

Educação e Amgesp farão parceria para planejamento de compras

Com economia de gastos, órgão poderá fazer mais investimentos rede estadual de ensino

Lucy Oliveira
Foto: Valdir Rocha

Reunião definiu modelo de compras planejadas para a SEE
Dando continuidade às ações da campanha “Economize pela Educação”, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e a Agência de Modernização de Gestão de Processos (Amgesp) farão uma parceria para planejar as compras da secretaria. A informação foi divulgada durante reunião, nesta quinta-feira (16), convocada pelo secretário Adriano Soares e que envolve técnicos dos dois órgãos. 

De acordo com Soares, este planejamento de compras será elaborado para organizar os gastos do ano letivo 2012. O objetivo, conta o secretário, é promover a otimização dos investimentos do órgão. “Com a racionalização de despesas, teremos uma grande economia de recursos e a quantidade que sobrar poderá ser aplicada em ações da educação em Alagoas. Ou seja, dessa forma, aumentamos nossa capacidade de investimento com recursos próprios”, destaca.

As medidas de racionalização também serão estendidas às CREs e escolas da rede estadual de ensino.”Paralelamente a este processo de conscientização, também faremos um levantamento dos prédios que apresentem problemas que impulsionam o desperdício, a exemplo do vazamento de água, para que tomemos as providências necessárias para solucioná-los”, avisa Soares.

A campanha “Economize pela Educação” seguirá metodologia semelhante àquela utilizada pela Secretaria de Estado da Gestão Pública em 2007 e servirá de referência para outras ações de racionalização de custos que a Amgesp planeja implantar com outros órgãos do Estado.