Doação pode ser feita até o próximo dia 22, véspera do feriado de Corpus Christi, para reforçar banco de sangue para os festejos
Josenildo Törres
Foto: Arquivo
Hemoal apela a doadores para reforçar estoque de sangue |
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia nesta quinta-feira (16) a Campanha de Doação Junina. A ação acontece até a próxima quarta-feira (22) e tem o objetivo de suprir a carência de sangue visando atender a demanda de transfusões nos feriados de São João e São Pedro.
Durante os festejos juninos, o consumo de sangue triplica, em razão de acidentes, violência e do aumento do número de queimados, conforme situação verificada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.
“Este ano, durante o mês de junho, temos duas grandes festas, que são os festejos juninos, além do feriado de Corpus Christi. Por isso, apelamos aos alagoanos que compareçam para se candidatar à doação de sangue no Hemoal, que se encontra com um estoque insuficiente para atender as demandas normais”, convoca a diretora, Verônica Guedes.
Além de receber um lanche especial após a doação, os voluntários ganharão uma camisa confeccionada especialmente para a campanha. A camisa traz uma mensagem ao voluntário e faz referência ao período junino, considerada a festa mais tradicional do Nordeste.
O Hemoal funciona na Rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 8h ao meio dia.
Doação
Para se candidatar à doação, além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar, aqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.
Quanto às mulheres, não é permitida a doação para aquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado.