quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reunião define temas finais do Plano Diretor de TIC de Alagoas

O documento nasce com a missão de ser o instrumento de normatização da política de tecnologia, informação e comunicação do Estado de Alagoas

Débora de Brito

Técnicos definem Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Nesta quarta-feira (15), aconteceu mais um encontro entre os técnicos do governo do Estado para definição do conteúdo do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação de Alagoas (PDTIC). O documento nasce com a missão de ser o instrumento de normatização da política de tecnologia, informação e comunicação do Estado de Alagoas para o período de quatro anos, baseado nos objetivos estruturantes e estratégicos do governo. 

A elaboração do PDTIC teve início no mês de novembro do ano passado, e nesse momento encontra-se no processo final de elaboração. O documento representa a necessidade do governo do Estado identificado durante as oficinas de construção, tendo a participação de diversas secretarias e órgãos vinculados diretamente ao tema. O PDTIC é uma ação do governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Além de representantes das duas secretarias coordenadoras, foi necessário a criação da Câmara Técnica formada por gestores da Secretaria de Estado da Fazenda, da Gestão Pública, da Educação e do Esporte, da Defesa Social, da Saúde, do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O processo e metodologia para o PDTIC também recebeu o auxílio da empresa de consultoria Módulo Solutions, compondo a Câmara. 

Durante reunião, o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, analisou as propostas já desenhadas do PDTIC e destacou a necessidade de expor de forma clara a função e demandas de cada órgão nesse modelo de gestão da TIC. Para a formação do Conselho Estadual de Governança Eletrônica (Consege), o secretário solicitou a participação da universidade, representando a sociedade civil. 

“A consolidação do documento ocorrerá a partir da apresentação aos gestores públicos do Estado e à sociedade”, afirma o presidente do Itec, Nelson Menezes. Para isso ficaram definidas algumas ações estratégicas que o Itec realizará, como adequação da infraestrutura de redes locais; gestão de impressão; service desk; estruturação dos canais eletrônicos do estado; estruturação do parque de software, entre outros.  

O consultor e especialista da Módulo, Edmundo Mendonça, explicou que a metodologia de elaboração do PDTIC foi baseada nas áreas de Infraestrutura, Sistema e Aplicações, Pessoas, Organização e Gestão de TI. “Foi muito importante essa construção de forma compartilhada. Foi tudo discutido e validado por todo o grupo, representando os órgãos do governo na Câmara Técnica, tendo um caráter prático”, parabenizou o consultor.

Ficou definida a realização de um encontro entre os secretários e representantes de órgãos do governo do Estado para a apresentação e, de forma conclusiva, uma revalidação do documento final, realizando depois o processo de impressão e implantação do modelo gestor dessa área nos órgãos e secretarias do governo estadual.