quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bird vem ao Estado para conhecer o Programa Alagoas Tem Pressa


Missão do Banco Mundial visa discutir o financiamento dos projetos estruturantes que compõem o Programa

Renée Le Campion

Técnicos do Banco Mundial (Bird) participarão de uma nova missão de quatro dias em Alagoas a partir desta sexta-feira (17), para dar continuidade às negociações de uma nova operação de crédito para o financiamento de projetos estruturantes do Programa do Alagoas Tem Pressa, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). A abertura será realizada às 9h, na Seplande, unidade Centro.

Durante a missão do Banco Mundial, os consultores irão conhecer as ações e as principais áreas do Programa – desenvolvido com o apoio técnico da empresa de consultoria Macroplan – que visa reverter os indicadores sociais negativos do Estado e promover o desenvolvimento através de um planejamento estratégico, que estabelece 24 projetos estruturantes e metas a médio e longo prazo.

O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, ressalta a importância desta missão em Alagoas. “Neste momento, iremos tratar da viabilização financeira dos projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa, que tem sido trabalhado e discutido intensamente pelo governador Teotonio Vilela Filho e por todo o secretariado estadual”, acrescenta.

Além da abertura da missão e apresentação geral do Programa Alagoas Tem Pressa, a equipe do Bird irá visitar diversas setoriais para obter as informações necessárias e preparar um orçamento preliminar por setor.

Na sexta-feira (17), segunda (20) e terça (21), consultores do Banco Mundial irão conhecer os projetos estruturantes liderados pelas secretarias da Educação e do Esporte; da Gestão Pública; do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional; da Assistência e Desenvolvimento Econômico e da Saúde.

A última missão do Bird em Alagoas foi realizada no mês de março, quando foram identificadas linhas estratégicas para a aplicação dos recursos do empréstimo. Nesta nova fase, a articulação da operação de crédito ocorre de forma mais detalhada, a partir da estruturação dos projetos do Alagoas Tem Pressa.