sexta-feira, 17 de junho de 2011

Alagoas realizará Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Programação do evento que acontece de 17 a 23 de outubro, está sendo definida.

Débora de Brito

Com um tema bastante atual, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano,  enfocará  “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Risco”. Nessa quinta-feira (16), gestores da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), debateram com técnicos e professores universitários de diversas instituições para definição da programação e linha de trabalho do evento.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, maior evento de popularização da ciência do país, será realizado no período de 17 a 23 de outubro, em todos os estados do Brasil. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), além de mostrar a importância da Ciência e Tecnologia para a vida das pessoas e para o desenvolvimento do país, destaca-se também pela missão de mobilizar a população em torno de temas de Ciência e Tecnologia, a partir da utilização da criatividade, atitude científica e inovação.

Na reunião, o secretário-adjunto da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Maurilho Alves, recém empossado, destacou a necessidade de atingir todo o estado de Alagoas e, especialmente, os estudantes das escolas públicas, pois esses “vivem uma realidade que as mantém distante da ciência e do conhecimento”, destacou.

A superintendente da Secti, Janesmar Cavalcanti, destacou a integração de atividades e ações entre as instituições que realizam ciência e tecnologia no estado de Alagoas para esta edição, aproveitando a existência de unidades em diversos municípios alagoanos a exemplo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). “A Secti como coordenadora da Semana em Alagoas já possui boa interação com diversos parceiros, mas essa oportunidade de divulgar e tratar da importância da C&T ocorrerá com o desenvolvimento de um trabalho lúdico, sendo mais fácil de disseminar”, explicou a superintendente.

A diretora de Políticas de Desenvolvimento Científico, Lenilda Austrilino, citou os resultados significativos da  participação de Alagoas nas edições anteriores, quando a secretaria  conseguiu mobillizar cerca de 50 mil pessoas nas atividades.

Na ocasião foram apresentadas algumas atividades para a programação, como simulação de resgates pela Defesa Civil do Estado, visita à Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e visita ao Radar instalado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A reunião contou com representantes da Ufal, Ifal, Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Defesa Civil, além das universidades particulares como Cesmac, Faculdade de Tiradentes (Fits) e Faculdade São Vicente em Pão de Açúcar (Fasvipa).

No final do encontro, foi agendada para o dia 27 deste mês,  nova reunião para identificação das ações e atividades de cada parceiro e definição da programação em Alagoas. O comitê gestor da Semana Nacional de C&T  deverá fazer um documento contendo a metodologia do evento para ser encaminhado ao MCT até o dia 05 de julho.