terça-feira, 21 de junho de 2011

Semarh prevê chuvas intensas nas próximas 48 horas

Aviso meteorológico indica quadro chuvoso de intensidade moderada a forte em certos períodos

Victor Guerra

Dados da Sala de Alerta, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), divulgados nesta terça-feira (21) indicam período de chuva nas próximas 48 horas. De acordo com as informações obtidas por meio do consenso entre centros de previsão do tempo, o quadro chuvoso deve atingir do Litoral Norte de Sergipe ao Litoral Norte de Pernambuco, e em Alagoas se estende ainda para a Zona da Mata e o Baixo São Francisco.

Segundo a Diretoria de Meteorologia da Semarh, para a quarta-feira (22) e para o feriado de São João na quinta-feira, a previsão meteorológica é de tempo parcialmente nublado com chuvas isoladas no Sertão, no Sertão do São Francisco e no Agreste.

Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco deverão apresentar tempo instável com possibilidade de chuvas durante o período e em alguns momentos a intensidade poderá ser de moderada a forte. As temperaturas deverão ficar entre mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 28°C a 29°C.

O Aviso Meteorológico foi publicado no site da Semarh em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com a Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC) e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh/SE).

Detran cancela cédulas em branco levadas em assalto


Documentos para licenciamento e compra e venda de veículos foram roubados em ataque à Ciretran de Atalaia

Plínio Lins

O Detran-AL informa que foram canceladas as cédulas de Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV, o documento de licenciamento anual, de porte obrigatório) com numeração de 853357128 até 853357900, e os Certificados de Registro de Veículo (CRV, o documento de compra e venda, que o proprietário deve guardar em casa) numerados de 862997830 a 862998100.
 
Essas cédulas em branco, que perfazem mais de mil documentos (782 CRLVs e 271 CRVs), foram tomados em assalto ocorrido na Ciretran de Atalaia, pouco depois das 14 horas da segunda-feira, 20 de junho. Dois homens armados invadiram a sede da Ciretran, que já havia encerrado o expediente para o público. Só havia três pessoas no prédio, uma delas é funcionário do órgão. Os assaltantes visavam apenas “os documentos em branco”, conforme anunciaram. 

Na saída, levaram celulares das pessoas que estavam na Ciretran, aparentemente para que demorassem a dar o alarme. Eles fugiram em um carro (segundo testemunhas que estavam em um bar em frente, era um Celta preto) dirigido por um terceiro homem. Uma equipe do DEIC, da Polícia Civil de Alagoas, esteve na Ciretran na mesma tarde para realizar os primeiros levantamentos e iniciar as investigações.

O Detran-AL comunica que já foram canceladas, no sistema do órgão, as sequências numéricas dos CRVs e CRLVs roubados. O cancelamento e o motivo foram também informados a todos os Detrans do país.

O Detran reitera a recomendação a todas as pessoas que adquirem carros usados, em qualquer circunstância, para que procurem se informar sobre a procedência e a situação desses veículos no Detran, seja de forma presencial nos locais de atendimento do órgão, ou por meio do site www.detran.al.gov.br, ou ainda pelos telefones Disque Detran 24 horas (0800-082-0194 e 4002-2194), que estão capacitados para fornecer todas as orientações e informações.

2ª Oficina Participativa da Costa dos Corais acontece nesta terça-feira

Versão preliminar do Plano de Ação do PDITS será apresentada no encontro, que acontece em Japaratinga

Pollyana dos Anjos

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), realiza a 2ª Oficina Participativa do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDTIS) - Costa dos Corais. O encontro acontece nesta terça-feira (21), às 8h, no Albacora Praia Hotel, em Japaratinga.

Na ocasião, será apresentado o Plano de Ação do PDITS da Região Costa dos Corais, como uma exigência do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Também serão definidos projetos e ações dentro do PDITS para a conquista de financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo o coordenador especial, Jair Galvão, chegou a etapa do quarto produto da revisão/adequação do PDITS - Costa dos Corais, que corresponde ao Plano de Ação. “Nele, devem constar projetos e programas identificados para o desenvolvimento turístico do pólo, obedecendo aos critérios específicos de priorização para financiamento pelo BID”, explica.

O PDITS é um instrumento de planejamento do turismo em uma área geográfica selecionada, que tem por objetivo principal orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo as bases para definição de ações, prioridades e tomadas de decisão. 

Entre os objetivos do PDITS estão a consolidação do pólo turístico Costa dos Corais, diversificação da oferta turística, fidelizar e garantir o retorno dos turistas atuais e buscar novos tipos de viajantes, promover o crescimento dos indicadores médios de ocupação hoteleira, tempo de permanência e gasto diário, desenvolver mercados internacionais e aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, gerar novas oportunidades de trabalho e renda, treinar, capacitar e qualificar a mão-de-obra local, desenvolver ações de fortalecimento das instituições estaduais e municipais, entre outros.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) é um programa de crédito para o setor público, que cria condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística no país. O Prodetur foi criado pelo Mtur e tem por objetivo o financiamento de programas regionais para captação de recursos junto ao BID.

“Para alcançar seus objetivos, o Prodetur nacional apoiará o financiamento de projetos de desenvolvimento turístico organizados em cinco componentes: Estratégia de Produto Turístico, Estratégias de Comercialização, Infraestrutura e Serviços Básicos, Gestão socioambiental e Fortalecimento Institucional”, explica Jair Galvão.

Comitiva alagoana da Ciência e Tecnologia visita parques e centros tecnológicos em Portugal


Nesta terça-feira, grupo estará conhecendo o caso de sucesso do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal

Débora de Brito
 
A vontade de conhecer de perto a experiência do funcionamento de um parque tecnológico motivou a ida de uma comitiva alagoana a Portugal. Formada por gestores do governo de Alagoas, do Sebrae Alagoas, da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a comitiva visitou, nesta segunda-feira (20), o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Considerado um espaço de integração de competências entre o meio universitário e empresarial, o Parque de Ciência e Tecnologia é formado por quatro polos - Polo Tecnológico, Polo de Biotecnologia, Polo das Indústrias Criativas e Polo do Mar. Durante a visita houve também o momento de debate de modelo de gestão, pois a experiência de Portugal será necessária para o estudo do modelo de gestão e implantação do Parque Tecnológico e Social de Alagoas, projeto coordenado pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

O secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, explica que a missão trará conhecimento profundo sobre o funcionamento pleno de um parque tecnológico, esclarecimento importante para a construção do Parque Tecnológico em Alagoas. O secretário destaca ainda que durante a visita terá possibilidade de identificar quais aspectos da gestão criam diferenciais competitivos para esse tipo de empreendimento.

Além do secretário Eduardo Setton, a Secti está representada pela superintendente Janesmar Cavalcanti e pelo diretor de Parques Tecnológico, Adeilto Lima. O Sebrae será representado por Renata Fonseca e Sandra Vilela, e a Federação das Indústrias, por Eliana Sá. A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) será representada pelo reitor Jairo Costa e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) pela reitora Rosângela Fernandes. Já o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) será representado por Carlos Henrique.

Nesta terça-feira (21), a comitiva estará conhecendo o caso de sucesso do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve). A instituição é uma entidade privada, de utilidade pública e sem fins lucrativos, que ocupa hoje uma posição de destaque nacional e na Europa, a partir da promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico das indústrias têxtil e do vestuário.