terça-feira, 21 de junho de 2011

Comitiva alagoana da Ciência e Tecnologia visita parques e centros tecnológicos em Portugal


Nesta terça-feira, grupo estará conhecendo o caso de sucesso do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal

Débora de Brito
 
A vontade de conhecer de perto a experiência do funcionamento de um parque tecnológico motivou a ida de uma comitiva alagoana a Portugal. Formada por gestores do governo de Alagoas, do Sebrae Alagoas, da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a comitiva visitou, nesta segunda-feira (20), o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Considerado um espaço de integração de competências entre o meio universitário e empresarial, o Parque de Ciência e Tecnologia é formado por quatro polos - Polo Tecnológico, Polo de Biotecnologia, Polo das Indústrias Criativas e Polo do Mar. Durante a visita houve também o momento de debate de modelo de gestão, pois a experiência de Portugal será necessária para o estudo do modelo de gestão e implantação do Parque Tecnológico e Social de Alagoas, projeto coordenado pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

O secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, explica que a missão trará conhecimento profundo sobre o funcionamento pleno de um parque tecnológico, esclarecimento importante para a construção do Parque Tecnológico em Alagoas. O secretário destaca ainda que durante a visita terá possibilidade de identificar quais aspectos da gestão criam diferenciais competitivos para esse tipo de empreendimento.

Além do secretário Eduardo Setton, a Secti está representada pela superintendente Janesmar Cavalcanti e pelo diretor de Parques Tecnológico, Adeilto Lima. O Sebrae será representado por Renata Fonseca e Sandra Vilela, e a Federação das Indústrias, por Eliana Sá. A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) será representada pelo reitor Jairo Costa e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) pela reitora Rosângela Fernandes. Já o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) será representado por Carlos Henrique.

Nesta terça-feira (21), a comitiva estará conhecendo o caso de sucesso do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve). A instituição é uma entidade privada, de utilidade pública e sem fins lucrativos, que ocupa hoje uma posição de destaque nacional e na Europa, a partir da promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico das indústrias têxtil e do vestuário.