segunda-feira, 6 de junho de 2011

Governador reativa Escritório do Programa da Reconstrução

Teotonio Vilela fez o anúncio durante reunião com prefeitos e secretários de Estado; Marco Fireman destacou avanço das obras de infraestrutura

Acássia Deliê e Amanda Dantas
Foto: Neno Canuto

Governador esteve reunidos com prefeitos nesta segunda
O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, anunciou a reativação do Escritório do Programa da Reconstrução, centralizando as informações sobre as ações realizadas nos municípios atingidos pelas enchentes de 2010. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (6), durante reunião com prefeitos e secretários de Estado. Na reunião, o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, informou que 600 novas unidades habitacionais devem ficar prontas este mês.

“Essa é uma discussão absolutamente pertinente, que vem sendo desenvolvida por prefeitos, secretários e outros representantes do Governo. Centralizar as informações e manter uma interlocução permanente com os municípios é essencial para continuarmos avançando com as ações. Por isso, vamos formalizar a reativação do escritório do Programa da Reconstrução”, disse o Governador Teotonio Vilela Filho.

Vilela também anunciou que o vice-governador José Thomaz Nonô, anteriormente já designado para acompanhar o desenvolvimento das ações, será oficialmente nomeado coordenador do Programa da Reconstrução. 

Infraestrutura
Durante a reunião, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, destacou a cobrança feita junto à Caixa Econômica Federal, pelo andamento das obras de habitação realizadas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

“A Caixa tem sido uma parceira neste processo, ao cobrar das empresas que agilizem as construções, para que possam ser concluídas dentro dos prazos estabelecidos nos contratos. Além disso, nossa cobrança direta junto às empresas permitiu que mais de 50 obras de infraestrutura viária já estejam concluídas nos municípios, atendendo diretamente à população”, ressaltou Fireman.

O secretário informou ainda que os prefeitos estão recebendo relatórios periódicos sobre o andamento das obras. “Esta reunião serve para ampliar ainda mais a comunicação entre o Governo e as prefeituras. Vamos continuar estreitando essa comunicação, agora com a ajuda do escritório”, pontuou Marco Fireman.

“É importante manter este diálogo aberto, pois os municípios precisam do auxílio do Governo Estadual para atender às vítimas das enchentes”, disse o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, interlocutor dos municípios na reunião.

Renovação de decretos
Durante a reunião, o Governador informou ainda que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já está providenciando a renovação dos decretos de emergência e calamidade dos municípios atingidos pelas enchentes de 2010. 

“Junto com o secretário Marco Fireman, também solicitamos ao Tribunal de Contas da União a renovação dos contratos e convênios referentes a obras que não puderam ser concluídas dentro do prazo inicial. A renovação deve ser realizada tanto em Alagoas como em Pernambuco, atingidos pela mesma tragédia”, informou Vilela.

Para o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Abrahão Moura, o encontro serviu para discutir entraves burocráticos que atrasam a execução das ações nos municípios.


Durante o encontro, ficou acordado que o vice-governador, José Thomaz Nonô, coordenará as ações do Governo nesses municípios. “É muito importante essa aproximação entre o Governo e os prefeitos; nada melhor do que o vice-governador para representar o governo do Estado. Isso nos deixou muito satisfeitos, foi uma reunião excelente”, afirmou.

O prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, destacou a atuação do Governo, ressaltando que tem recebido “toda atenção por meio dos secretários de Estado”. Segundo ele, as ações estão em andamento normal. “Rio Largo se sente extremamente contemplado com todas as ações do Governo; por isso, estou aqui sem relatório de sugestões. Não achei necessário”, afirmou o prefeito. 

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, falou da burocracia para a construção de postos de saúde e escolas, mas destacou o processo de reconstrução habitacional e disse que cerca de 600 unidades deverão ser entregues até o fim do mês.

Alagoas vai ganhar novo presídio com 448 vagas

Prazo para construção é de 180 dias após liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal 

Andréa Medeiros e Maysa Cavalcante - estagiária 

Projeto da Cadeia Pública foi entregue nesta segunda-feira
O superintendente geral adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Marcos Sérgio, entregou, nesta segunda-feira (6), em Brasília, o projeto de construção de uma Cadeia Pública ao chefe de gabinete do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Luiz Fabrício Vieira Neto. 

A nova unidade prisional, com capacidade para abrigar 448 presos provisórios, com faixa etária de 18 a 24 anos, será construída em substituição ao antigo projeto de um presídio para jovens adultos. 

De acordo com o superintendente geral, tenente-coronel Carlos Luna, o estabelecimento prisional será um diferencial dentro da estrutura atual. “Esse presídio, além de ser uma unidade moderna, vai contribuir para que presos provisórios não fiquem detidos em delegacias”, ressaltou. 

Ainda de acordo com o superintendente, até o final deste mês toda a documentação do presídio será encaminhada à Caixa Econômica Federal para análise final do projeto e liberação dos recursos. “A partir da aprovação da Caixa o prazo de construção é de no máximo 180 dias”, assegurou. 

Segundo o engenheiro da Sgap, Marcone Araújo, o projeto inicial foi substituído, pois não era mais viável para a realidade do Estado ,e o Ministério da Justiça sugeriu que se poderia optar por um novo modelo, então ficou definida a construção da Cadeia Pública. 

Para Marcone Araújo, a substituição do estabelecimento prisional só trouxe benefícios. “Com o novo projeto, o número de vagas passou de 421 para 448. Ele vai desafogar as delegacias regionais, além de diminuir o prazo de entrega de 18 para seis meses”, afirmou. 

A obra, orçada em R$ 17,89 milhões, será construída em conformidade com o método construtivo, que utiliza celas pré-fabricadas em monobloco de concreto especial, mais resistente que as celas convencionais e sem uso de ferragens.

Alagoas e São Paulo discutem parceria para combate à violência

Secretários da Defesa Social alagoano e de Segurança Pública paulista analisam transferência de tecnologia, capacitação de pessoal e modernização do sistema de gestão em segurança

Mônica Cavalcante


Governos de AL e SP farão parceria na área de segurança
A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) pretende estabelecer parcerias e acordos de cooperação técnica com os demais órgãos de segurança pública do País, visando a implantação de projetos de combate à violência em Alagoas. Nesta segunda-feira (6), o secretário Dário Cesar Cavalcante e o comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel PM Luciano Silva, estiveram em São Paulo, onde discutiram parcerias para transferência de tecnologia com o governo paulista, que desenvolve programas de excelência na gestão de segurança pública. 

Técnicos da Seds participaram da reunião, que deve resultar em cooperação técnica entre os dois governos. “Hoje, o crime não tem limite territorial e vem se expandindo em todo o País; por isso, precisamos juntar forças para combater a violência por meio de medidas na área de tecnologia, capacitação e modernização do sistema de gestão em segurança pública”, disse o secretário Dário Cesar, durante o encontro com o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e com o comandante geral da PM de São Paulo, coronel Álvaro Camilo.

Na reunião, os dois dirigentes da área de segurança pública se colocaram à disposição da Defesa Social para promover gestões visando uma parceria entre os dois estados para o enfrentamento da criminalidade. “Da nossa parte, será uma satisfação muito grande contribuir com o governo alagoano para o combate à violência”, afirmou o secretário Antonio Pinto.

O secretário Dário Cesar disse considerar a parceria de grande importância para o enfrentamento e controle da criminalidade. “Estamos sempre buscando cooperação técnica com governos de outros estados, para que possamos melhorar a gestão na área de segurança pública, com foco na redução dos índices de violência”, ressaltou.

Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados tem apoio do Governo do Estado

Evento acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, de 8 a 10 de junho, e deve receber 1.400 visitantes

Diego Barros

Maceió será a capital nordestina do leite no período de 8 a 10 de junho, quando será realizado o IX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que deverá reunir cerca de 1.400 visitantes.

O Encontro é itinerante e tem por finalidade promover o acesso à informação, inovação tecnológica, troca de experiências e promoção de negócios visando à melhoria da competitividade da cadeia produtiva do leite e derivados da Região Nordeste.

Numa iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), o IX Enel tem o apoio do governo do Estado e já se consolidou como a maior feira de leite e derivados da região Nordeste. É a segunda vez que o evento será realizado em Alagoas e já possui, até agora, mais de 600 inscritos para 24 palestras que serão realizadas na quinta-feira (9).

Além das palestras, haverá estandes de entidades públicas e privadas, empresas, federações e associações com prestação de serviços, informações sobre programas, equipamentos, degustação e venda de produtos.

“Alagoas tradicionalmente produz leite, tem animais de alta qualidade, com boa produtividade de leite, e são animais de boa genética, que já deram origem a rebanhos de outros Estados da região”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

“É muito importante para todos os segmentos da cadeia produtiva que Alagoas sedie o Enel, é uma oportunidade para criadores, produtores rurais, empresários, laticínios, segmento de insumos e equipamentos e também consumidores”, completou o secretário.

A bovinocultura leiteira em Alagoas gera cerca de 125 mil empregos diretos, com uma produção de aproximadamente 700 mil litros de leite por dia, sem período de entressafra. Para fortalecer a produção e apoiar os pequenos criadores, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), desenvolve as ações do Programa Alagoas Mais Leite.

“Esse programa tem quatro linhas de atuação. São elas: genética, nutrição animal, qualidade do leite e gestão da propriedade”, destacou o secretário Jorge Dantas.

A abertura oficial do IX Enel vai ocorrer na quarta-feira (8), às 19h, e em seguida haverá a palestra Tendências e Desafios do Setor de Lácteos do Nordeste, que será proferida pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli.

O encontro também conta com o apoio do Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o patrocínio do governo federal e do Banco do Nordeste.

Informações sobre inscrições pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.al.sebrae.com.br.

Técnicos organizam Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas

Comitê composto por representantes das instituições parceiras vai elaborar projeto que será encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) até o início de julho

Débora de Brito

Técnicos da Secti organizam programação do evento
Técnicos da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) se reuniram, nesta segunda-feira (6), para organizar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada em todo o país pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Será formado um comitê composto por representantes das instituições parceiras, coordenado pela Secti, para elaborar o projeto que será encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) até o início de julho.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do país, que este ano será realizado de 17 a 23 de outubro, com atividades em todo o Brasil, desenvolvendo o tema “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Risco”.

Inicialmente, planeja-se realizar programações na capital e em cidades estratégicas nas regiões do Agreste e do Sertão de Alagoas. Para isso, diversas instituições serão convidadas para executar ações dentro da programação da Semana, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Defesa Civil de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), entre outras. 

Dentro das ações na capital, o planejamento inicial é realizar oficinas em escolas públicas e em universidades; realizar simulação de resgates; demonstrações na Sala de Situação da Semarh e instalação do planetário. No interior do estado de Alagoas, nas regiões Agreste e Sertão, planeja-se realizar concurso de vídeo caseiro com base no tema da Semana; simulações do LCCV - Laboratório de Computação Científica e Visualização no Sertão, entre outros.

A secretária-adjunta da Secti, Janesmar Cavalcanti, explicou que “a secretaria terá uma atenção maior em expor ao MCT sobre a ação desenvolvida nesse período. Estamos plantando uma ‘semente’ de fomento à ciência e tecnologia nos locais onde será realizada a Semana, para que no próximo ano a entidade já trabalhe independente”.

No final do evento, será confeccionado um tipo de relatório contendo os resultados alcançados e o público atingido para ser entregue ao MCT.

APLs da Pinha e da Laranja participarão da Expofruit 2011

Evento irá possibilitar a expansão do mercado alagoano e a comercialização de produtos

Raphael Vasconcelos

Produtores e gestores dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Fruticultura Pinha no Agreste e da Laranja no Vale do Mundaú vão participar, de quarta-feira (8) a sábado (11), pela segunda vez, da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A participação dos Arranjos – coordenados pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL – vai fomentar a produção e a geração de renda através da expansão dos mercados.

 A Expofruit, que acontece anualmente, prioriza a comercialização com rodadas de negociações, vendas de frutas, debates de exportação, além da exposição de produtos. O evento vai ser realizado no Centro de Exposição de Mossoró (Expocenter), situado no Campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).  

Alagoas terá um estande, com três produtores, um técnico e gestor de cada APL, para expor e vender frutas naturais. Além disso, os Arranjos irão participar de rodadas de negociação com o mercado nacional e internacional. “A participação na Expofruit irá fortalecer a cadeia produtiva, além de gerar renda e possibilitar o conhecimento das exigências do mercado atual”, afirma Guilherme Belmonte, gestor do APL da Pinha no Agreste.

Este ano, a programação irá focar no desafio de conquistar novos mercados para o aumento da exportação. Além disso, serão discutidos meios de inovação, diversificação e agregação de valor aos produtos para melhor acesso ao mercado e também será apresentado um estudo de alternativas para a recuperação da fruticultura irrigada das consequências da crise da economia mundial do ano anterior, que afetou diretamente as exportações de frutas.

Produtores da Associação de Pinha de Alagoas e da Carpil (Cooperativa Agrícola de Palmeira dos Índios), ligados ao APL da Pinha, e da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal) e Ecovale (Associação dos Produtores Agroecológicos do Vale do Mundaú), do APL da Laranja, também participarão das palestras e dos minicursos da Expofruit.