segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado na Orla de Maceió

 Governo de Alagoas promoveu diversas atividades para lembrar da importância de preservar o planeta

Victor Guerra

Cultura, promoção da cidadania e muita disposição marcaram a comemoração deste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, na orla de Maceió. O evento foi promovido pelo governo de Alagoas, com a coordenação das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O público conferiu apresentações culturais, aulas de yoga e dança, passeio ciclístico, entre outras atrações.

As atividades na orla começaram no início da manhã, com exercícios físicos (alongamento, ginástica, aula de dança e yoga). Simultaneamente, no Pontal da Barra, começava o passeio ciclístico com a participação de muitas pessoas que pedalaram até o antigo clube Alagoinha para cruzar a linha de chegada e concorrer a diversos prêmios distribuídos pelo IMA. O evento foi oficialmente aberto pelo superintendente da Semarh, Anivaldo Miranda, que convidou a banda do Exército e a banda da Fanfarra para tocar.

Diversos estandes foram colocados ao longo da orla para que a população pudesse conhecer iniciativas importantes ambientais e informações que podem ajudar a preservar o meio ambiente. O público participou de gincanas, aulas de yoga, de serviços médicos e odontológicos, oficinas de reciclagem, apresentação de judô, entre outras atrações. O objetivo foi alertar a população, de forma dinâmica, sobre a importância da preservação do planeta.

Ainda na programação, os grupos Maculelê e Dança Afro, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, animaram o público. Durante a tarde houve várias  manifestações culturais com um grupo de Coco de Roda, da Escola Municipal Eulina Alencar, e um grupo de Baianas, da Escola Municipal Denisson Menezes. O encerramento da data ficou por conta do grupo de Piaçabuçu, Caçuá, com músicas baseadas no Rio São Francisco e no povo ribeirinho.

O evento contou com o apoio de outros órgãos públicos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Petrobras, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Secretaria de Estado do Turismo, o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPE), as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação de Maceió (Sempma e Semed), e a Superintendência de Limpeza Urbana.