segunda-feira, 6 de junho de 2011

Atividades marcam semana de erradicação do trabalho infantil

Além de Maceió, mais 75 municípios aderiram à campanha que visa chamar a atenção da sociedade e autoridades para o problema

Luciana Mendonça

“Trabalho infantil. Deixar de estudar é um dos riscos” é o tema da campanha para marcar o Dia 12 junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.  Este ano, além de Maceió, mais 75 municípios aderiram à campanha. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre diversas instituições públicas, a exemplo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e entidades como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção ao Trabalho Infantil.

Para chamar a atenção da sociedade, gestores públicos, visando incentivar a implantação de políticas públicas voltadas à erradicação do trabalho infantil, será realizada, na próxima semana, uma série de atividades.  De terça-feira (7) até quinta-feira (9) serão promovidas ações em escolas municipais destinadas aos alunos e aos pais.

Na sexta-feira (10), será o dia de impacto, com mobilização pública na Praça Floriano Peixoto, em Maceió, das 13h às 18h. Haverá ainda apresentações de grupos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); além da apresentação do Projeto Sua Majestade, O Circo, e a participação do grupo de teatro Cia da Meia Noite.

Ainda no local do evento haverá um ônibus do Programa Bolsa-família para fazer o cadastro e inserção de famílias em programas sociais.  Já no sábado (11), a partir das 7h, haverá uma mobilização no mercado e na feira livre do Jacintinho. Também haverá apresentação do grupo de teatro Cia da Meia Noite, além disso, as assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social vão cadastrar famílias em programas sociais. Será realizada ainda uma busca ativa de crianças que estiverem trabalhando.

A semana de ações educativas contará com a participação da Sesau, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador, do Ministério Público do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), a Secretaria de Educação do município (Semed) e de Assistência Social (Semas) e o Projeto Sua Majestade, O Circo.

Segundo a diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, a semana de atividades representa um momento de conscientização da sociedade, com busca ativa de crianças em situação de trabalho infantil na cidade.

Acidentes de trabalho

De acordo com Gardênia Santana, em Alagoas os dados sobre acidentes de trabalho em crianças e adolescentes são subnotificados, porém esta é uma realidade não somente em Alagoas, mas em todo país. A maioria dos casos se concentra em Arapiraca e nos municípios da região fumageira.

“Qualquer acidente que ocorra em crianças e adolescentes é considerado grave”, ressalta a diretora, acrescentando que a Sesau vem promovendo capacitações destinadas aos profissionais de saúde com o objetivo de melhorar as notificações dos agravos relacionados à saúde do trabalhador, para conhecer o real perfil da morbimortalidade dos trabalhadores.

Gardênia Santana lembrou ainda a parceria entre a Sesau e a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT 19ª Região), visando promover a aproximação entre a Sesau e a PRT para erradicação do trabalho infantil.