Durante evento tradicional do IMA, ciclistas vão às ruas e fazem a festa
Flávia Batista
Cerca de duas mil pessoas lotaram a orla de Maceió na manhã deste domingo (5), durante o Passeio Ciclístico promovido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Ciclistas de todas as idades e com muita disposição tomaram as ruas da capital alagoana numa verdadeira ação a favor da natureza. Foram mais de 1.400 inscrições efetuadas e centenas de pessoas que se engajaram ao pelotão durante o percurso entre o Pontal da Barra e o antigo Alagoinha Iate Clube.
Pelo menos duas mil pessoas lotaram a orla neste domingo |
“É uma grande festa em pleno Dia Mundial do Meio Ambiente. Não poderíamos comemorar a data de melhor forma: com a representação da população em massa. Todos os dias o IMA trabalha com o propósito de chegar às pessoas, de mobilizar a comunidade em ações de defesa da natureza e hoje temos a participação de quase duas mil pessoas, numa ação que nos alegra e orgulha muito”, refletiu o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo Jorge, durante a festa.
Enquanto as bicicletas tomavam a avenida, dando um colorido diferente à cidade, muitos ciclistas se juntavam ao grupo uniformizado com as camisetas do IMA. “Tivemos inscrições recordes. Mas muita gente se juntou ao passeio mesmo sem fazer a inscrição. Foi uma adesão popular fantástica. Estamos muito felizes porque temos a certeza de que cumprimos nosso propósito”, disse o diretor de Educação e Pesquisa do IMA, Fernando Veras.
E era festa mesmo que podia ser vista. Para o atleta Oscar Vieira, este é um dos eventos imperdíveis em Maceió. Do alto de sua experiência, aos 80 anos de idade, ele garantiu que não perde um Passeio Ciclístico. “Venho todos os anos. Gosto de participar e me sinto com uma disposição enorme para ir até o final”, disse o ciclista, sem perder o ritmo das pedaladas.
E o “seu Oscar” era uma das figuras, entre tantas outras, que mereceram destaque durante o passeio. Crianças, adultos, jovens, atletas e outros nem tão atléticos assim mostraram disposição e muita animação durante todo trajeto que foi acompanhado de perto pela Polícia Militar, pelo Corpo de Bombeiros e agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.
Corredor Ambiental - Simultaneamente ao Passeio Ciclístico, uma série de outras atividades aconteceram na orla da Pajuçara. A tradicional rua fechada ganhou uma espécie de corredor ambiental, com estandes de vários órgãos que desenvolveram ações que ganhou atenção de pais e crianças que passavam pelo local.
No estande do IMA, as crianças se divertiram e aprenderam sobre a fauna e a flora dos biomas de Alagoas com os jogos ambientais. Enquanto isso, pais e visitantes se dividiam entre as exposições de paineis, material apreendidos pelo Gerenciamento Costeiro e de brinquedos feitos com reciclados.