segunda-feira, 6 de junho de 2011

Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados tem apoio do Governo do Estado

Evento acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, de 8 a 10 de junho, e deve receber 1.400 visitantes

Diego Barros

Maceió será a capital nordestina do leite no período de 8 a 10 de junho, quando será realizado o IX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que deverá reunir cerca de 1.400 visitantes.

O Encontro é itinerante e tem por finalidade promover o acesso à informação, inovação tecnológica, troca de experiências e promoção de negócios visando à melhoria da competitividade da cadeia produtiva do leite e derivados da Região Nordeste.

Numa iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), o IX Enel tem o apoio do governo do Estado e já se consolidou como a maior feira de leite e derivados da região Nordeste. É a segunda vez que o evento será realizado em Alagoas e já possui, até agora, mais de 600 inscritos para 24 palestras que serão realizadas na quinta-feira (9).

Além das palestras, haverá estandes de entidades públicas e privadas, empresas, federações e associações com prestação de serviços, informações sobre programas, equipamentos, degustação e venda de produtos.

“Alagoas tradicionalmente produz leite, tem animais de alta qualidade, com boa produtividade de leite, e são animais de boa genética, que já deram origem a rebanhos de outros Estados da região”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.

“É muito importante para todos os segmentos da cadeia produtiva que Alagoas sedie o Enel, é uma oportunidade para criadores, produtores rurais, empresários, laticínios, segmento de insumos e equipamentos e também consumidores”, completou o secretário.

A bovinocultura leiteira em Alagoas gera cerca de 125 mil empregos diretos, com uma produção de aproximadamente 700 mil litros de leite por dia, sem período de entressafra. Para fortalecer a produção e apoiar os pequenos criadores, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), desenvolve as ações do Programa Alagoas Mais Leite.

“Esse programa tem quatro linhas de atuação. São elas: genética, nutrição animal, qualidade do leite e gestão da propriedade”, destacou o secretário Jorge Dantas.

A abertura oficial do IX Enel vai ocorrer na quarta-feira (8), às 19h, e em seguida haverá a palestra Tendências e Desafios do Setor de Lácteos do Nordeste, que será proferida pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli.

O encontro também conta com o apoio do Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o patrocínio do governo federal e do Banco do Nordeste.

Informações sobre inscrições pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.al.sebrae.com.br.