segunda-feira, 6 de junho de 2011

APLs da Pinha e da Laranja participarão da Expofruit 2011

Evento irá possibilitar a expansão do mercado alagoano e a comercialização de produtos

Raphael Vasconcelos

Produtores e gestores dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Fruticultura Pinha no Agreste e da Laranja no Vale do Mundaú vão participar, de quarta-feira (8) a sábado (11), pela segunda vez, da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A participação dos Arranjos – coordenados pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL – vai fomentar a produção e a geração de renda através da expansão dos mercados.

 A Expofruit, que acontece anualmente, prioriza a comercialização com rodadas de negociações, vendas de frutas, debates de exportação, além da exposição de produtos. O evento vai ser realizado no Centro de Exposição de Mossoró (Expocenter), situado no Campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).  

Alagoas terá um estande, com três produtores, um técnico e gestor de cada APL, para expor e vender frutas naturais. Além disso, os Arranjos irão participar de rodadas de negociação com o mercado nacional e internacional. “A participação na Expofruit irá fortalecer a cadeia produtiva, além de gerar renda e possibilitar o conhecimento das exigências do mercado atual”, afirma Guilherme Belmonte, gestor do APL da Pinha no Agreste.

Este ano, a programação irá focar no desafio de conquistar novos mercados para o aumento da exportação. Além disso, serão discutidos meios de inovação, diversificação e agregação de valor aos produtos para melhor acesso ao mercado e também será apresentado um estudo de alternativas para a recuperação da fruticultura irrigada das consequências da crise da economia mundial do ano anterior, que afetou diretamente as exportações de frutas.

Produtores da Associação de Pinha de Alagoas e da Carpil (Cooperativa Agrícola de Palmeira dos Índios), ligados ao APL da Pinha, e da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal) e Ecovale (Associação dos Produtores Agroecológicos do Vale do Mundaú), do APL da Laranja, também participarão das palestras e dos minicursos da Expofruit.