segunda-feira, 6 de junho de 2011

População participa de ações de saúde para melhorar qualidade de vida

Objetivo é chamar a atenção sobre cuidados com a saúde, uma vez que muitas doenças são oriundas da falta de hábitos saudáveis no dia-a-dia

Luciana Mendonça

As pessoas que freqüentaram a orla de Maceió neste domingo (5) tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades em comemoração ao Dia da Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Meio Ambiente. As ações foram promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e várias empresas privadas.

A abertura do evento contou com a participação da superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, que representou o secretário de Saúde, Alexandre Toledo; do superintendente de Meio Ambiente, Anivaldo Miranda e da diretora de Promoção da Saúde, Eliana Padilha; além da participação de técnicos de diversos setores da Sesau.

Saúde bucal foi uma das ações promovidas pela Sesau

“O objetivo desta ação é chamar a atenção da população sobre os cuidados com a saúde, porque muitas doenças são oriundas da falta de hábitos saudáveis no dia-a-dia. É fundamental a prática de exercícios, acompanhada de uma boa alimentação para evitar doenças como hipertensão, obesidade e enfarto”, disse Sandra Canuto.

A aposentada Maria José Buarque aproveitou que estava passeando na orla e verificou a pressão arterial e glicemia. “Esta é uma ação que deveria ocorrer sempre. São serviços simples ofertados, mas que podem contribuir muito com a nossa saúde”, disse Maria José, que toma remédio para o controle da pressão arterial.

A universitária da área de educação física, que participou do evento no estande sobre exercícios físicos, Jéssica Melo, ressaltou a importância da prática de exercício para saúde. “Fazer atividade física ajuda a reduzir o colesterol total, melhora o condicionamento físico e evita a obesidade, inclusive melhorando a autoestima. E a orla de Maceió é um lugar ideal para este evento, porque sempre têm pessoas que estão caminhando e param para receber orientações sobre saúde”, afirmou.

Ações – O projeto contou com estantes da Promoção da Saúde, Palco para atividades físicas com aulas de alongamento, Yoga e ginástica; apresentação folclórica. Em relação à prevenção, foram desenvolvidas ações de orientação sobre hipertensão, diabetes, benefícios da água, alimentação saudável, Neoplasias (orientações sobre câncer de mama, próstata, útero, pele, boca + tabagismo); saúde bucal e DST/Aids.

Já no Corredor Ecológico, houve exposição do Projeto Peixe Boi, pelo Instituto Biota; exposição de lixo reciclável, construção de materiais com garrafas pet; exposição sobre manguezais e Pau-Brasil, distribuição de mudas de plantas, oficina de fabricação de sabão, de material reciclável; jogos de quebra-cabeça sobre desperdício de água e separação do lixo; exposição do projeto Lagoa Viva.

Além das Secretarias citadas, também são parceiros nas atividades a Secretaria Municipal de Saúde, Slum, Instituto Biota, Sesc, Ibama, IMA, Sempma, Coca-Cola, Cesmac, Secretaria de Estado da Educação, Casal, Unimed, Academia Aquativ, Facima, Uniodonto, Senac e FAL/Estácio.