segunda-feira, 6 de junho de 2011

Transmissão de cargo na Educação acontece nesta terça às 9h

Rogério Teófilo destaca avanços e agradece apoio do MEC e dedicação de servidores da pasta

Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha

Teófilo transmite cargo a Adriano Soares, empossado hoje
O ex-secretário da Educação Rogério Teófilo fará a transmisssão de cargo ao novo titular da pasta, Adriano Soares, nesta terça (7) às 9h na sede da  Secretaria. Nesta segunda(6), durante a posse do novo secretário, Teófilo destacou os avanços obtidos na sua gestão e os investimentos feitos nos últimos dois anos.

Segundo Teófilo, a implementação do programa Geração Saber trouxe uma nova visão político-educacional para a pasta, o que proporcionou, dentre outras mudanças, a reorganização estrutural da SEE, com a descentralização administrativa e o fortalecimento das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

“Hoje, podemos dizer que vivemos um novo momento na Educação, com mudanças que vão desde a parte administrativa até as práticas pedagógicas. E fizemos questão de conduzir este processo de forma clara e transparente, prestando contas de todas as nossas ações à sociedade alagoana”, frisa.

Conquistas

Teófilo lembrou algumas das principais ações executadas em sua gestão, dentre as quais, a regulamentação do regime de colaboração com os municípios; a parceria com os órgãos de fiscalização (Ministério Público, Controladoria Geral, Fórum de Combate à Corrupção); convocação de 658 servidores aprovados no último concurso da Educação; compra de 43 mil carteiras escolares; aquisição de novos móveis para a sede da secretaria, coordenadorias e escolas e modernização da estrutura física do órgão por meio dos investimentos em informatização e recuperação da rede lógica do prédio sede da secretaria.

Teófilo também destacou os investimentos aplicados em infraestrutura, como a reforma do estádio Rei Pelé e a recuperação das piscinas do Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa). O complexo educacional também já foi contemplado com uma grande reforma iniciada no mês de abril e que o transformará em um grande espaço de incentivo ao esporte, lazer e educação.

“Também garantimos os trâmites legais para licitar a reforma de 75 escolas, a construção de novas unidades escolares e praças esportivas e a recuperação ou construção de quadras e ginásios”, adiantou.

Agradecimentos
 
O ex-secretário também agradeceu o empenho dos servidores da Educação na construção do programa Geração Saber e o apoio do Ministério da Educação (MEC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) ao programa. “Desde o início, o MEC e o Pnud acreditaram em nosso projeto, uma ação de cooperação educacional inédita no país e que já serve de modelo para outros estados da federação. O êxito desta experiência é fruto do trabalho dos técnicos da Educação, uma equipe que sempre me trouxe muito orgulho”, pontuou.

Teófilo também desejou sorte ao sucessor, o advogado Adriano Soares. “Sei que o secretário Adriano dará continuidade a este processo, que representa um imenso desafio, mas também uma grande alegria”, afirmou.

Transmissão

Após a solenidade de posse no Palácio República dos Palmares, o processo de transição no comando da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte terá continuidade nesta terça-feira (7), com a solenidade de transmissão de cargo. O evento ocorre às 9h no auditório da sede da Secretaria.