segunda-feira, 6 de junho de 2011

Adriano Soares toma posse hoje como secretário da Educação


Solenidade está marcada para as 9h no Palácio República dos Palmares; transmissão de cargo será feita na terça na SEE

Lucy Oliveira

O advogado Adriano Soares, ex-secretário de Estado da Gestão Pública, toma posse como secretário de Estado da Educação e do Esporte hoje às 9h, no Palácio República dos Palmares. A transmissão de cargo será na terça-feira (7) às 9h, no auditório da secretaria. Junto com o secretário Rogério Teófilo, o novo titular da pasta reuniu-se, na semana passada, com dirigentes e técnicos da SEE. 

Adriano Soares falou sobre a transição e destacou a parceria com as coordenadorias na relação com as escolas. “Aceitamos este desafio com o objetivo de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido”, destacou Soares.

Na última sexta-feira, o secretário Rogério Teófilo fez um balanço das ações empreendidas pelo órgão nos dois anos de sua gestão, iniciada em maio de 2009. Ele destaca como um dos principais feitos nesse período a implantação do Geração Saber, programa que, de acordo com o secretário, mudou o perfil da Educação no Estado.

“Após o Geração Saber, passamos a enxergar a educação como uma grande rede integrada, onde a união entre Estado, Governo Federal e municípios é essencial para que possamos oferecer a melhor educação para o nosso aluno, o qual é o grande foco de todas as nossas ações. Para isso, contamos com o apoio e a compreensão do governador Teotonio Vilela Filho; a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a dedicação dos servidores da SEE, os quais  são os grandes responsáveis pela construção do programa”, afirmou.

Teófilo lembrou que a SEE também fortaleceu os investimentos em infraestrutura. O parque aquático do Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa), recuperado em 2010, hoje abriga algumas das principais competições de natação do Estado e a rede lógica da administração foi modernizada para oferecer maior agilidade e comodidade para as atividades do servidor.

O prédio da administração central da Secretaria, sede do antigo Colégio Estadual, é outro espaço que passará por reforma. A obra, cuja ordem de serviço deve ser assinada ainda esta semana, vai entregar um prédio moderno aos servidores da pasta.

Transparência

 A gestão de Teófilo à frente da Educação foi marcada pela transparência e diálogo aberto com as entidades que atuam no segmento. Nestes últimos dois anos, a SEE manteve parceria constante com órgãos de fiscalização como Ministério Público, Fórum de Combate à Corrupção e Controladoria Geral da União (CGU). 

Durante a tragédia das enchentes, a SEE convocou as entidades para expor a situação das escolas afetadas e também as convidou para serem parceiras no processo de monitoramento do uso das verbas alocadas pelo Governo Federal para a Reconstrução.

“Também fizemos questão de manter um diálogo franco e transparente com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), mostrando sempre o respeito que temos pelas entidades e a importância de que todos nós estejamos unidos em prol da educação que queremos e do desenvolvimento do estado de Alagoas”, declarou.