segunda-feira, 6 de junho de 2011

Governador empossa novo Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira; ações desenvolvidas na pasta foram destacada durante o evento

Marcelo Cabral
Foto: Valdir Rocha

Adriano Soares é empossado na Secretaria de Educação
Foi empossado nesta segunda-feira (6), no Palácio República dos Palmares, o novo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares. A solenidade contou com a presença de autoridades, profissionais da educação e da imprensa local.

O ex-secretário Rogério Teófilo, durante discurso, agradeceu ao governador Teotonio Vilela Filho pela confiança, elogiou a equipe da Secretaria de Estado da Educação do Esporte (SEE) e destacou os avanços do setor na atual gestão do Governo do Estado, como a diminuição do analfabetismo, a parceria entre Estado e municípios, e a melhoria gradual dos índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em sua fala, o novo secretário Adriano Soares destacou a disposição republicana de Rogério Teófilo durante o processo de transição e relembrou a infância, no grupo escolar de Junqueiro - sua cidade natal -, as primeiras professoras, Benedita e Fátima, e do apoio de seus pais, educadores, em sua trajetória e formação.

Adriano Soares lamentou que ainda tantos alagoanos e brasileiros não tivessem pleno acesso à educação e agradeceu ao governador pela convocação. “Conheço seu espírito público e o compromisso, vamos juntos mudar o cenário educacional do Estado”, afirmou o novo secretário, destacando que daria continuidade ao trabalho desenvolvido por Rogério Teófilo.

O governador Teotonio Vilela Filho agradeceu, em nome de todos os alagoanos, a Rogério Teófilo pelo trabalho desenvolvido e parabenizou o novo secretário. “Desde o primeiro dia do primeiro mandato no Governo, estamos reunindo todos os nossos esforços para reconstruir Alagoas e devolvê-la à Federação. Temos indicadores complicadíssimos, mas estamos com as mangas arregaçadas no trabalho duro para reverter estes índices. Herdamos uma educação sem prestação de contas e com escolas sucateadas. Avançamos. Conquistamos credibilidade com o MEC, e os técnicos da Secretaria formataram o Projeto Geração Saber, quando vimos pela primeira vez um planejamento com começo, meio e fim. Temos resultados importantes no Ideb, reduzimos o analfabetismo, evasão escolar e repetência, mas ainda há muito a ser feito”, afirmou Teotonio.

Segundo o governador, o Geração Saber é hoje um exemplo para estados como Maranhão e Piauí, que através da indicação do MEC, visitaram Alagoas para conhecer o projeto que é referência na área de Educação. Teotonio Vilela afirmou que os recursos de mais de R$ 200 milhões estão assegurados e serão aplicados no programa.

“Já construímos grandes escolas, bem equipadas, em municípios como Dois Riachos e Marechal Deodoro. Temos a educação profissionalizante em Coruripe para preparar a população para o turismo e a chegada do estaleiro, além do Observatório Astronômico do Cepa. Além disso, também tem a reforma do Estádio Rei Pelé, que receberá uma grande seleção durante a Copa do Mundo do Brasil. Vamos reformar 240 escolas, 60 delas serão totalmente recuperadas. Recuperamos as piscinas do Cepa. Vamos ampliar a oferta do ensino médio no interior. Investimos na formação e capacitação de educadores”, disse.

E completou: “Ampliamos o transporte para os alunos do interior e providenciamos kits escolares para todos os alunos do Estado. Vamos fazer concurso público para professores e construir escolas em Traipu, Senador Rui Palmeira, Pariconha, Palmeira dos Índios, entre outros municípios. Adquirimos 3.200 computadores para os laboratórios de informática. Tudo isso contribui para a redução dos indicadores de reprovação, evasão escolar e analfabetismo”, destacou.