segunda-feira, 6 de junho de 2011

Assistência entrega carteiras de passe livre intermunicipal


Mais de 500 unidades serão destinadas a pessoas com patologia crônica ou deficiência 

Amanda Duarte – estagiária

Juliana Vergetti alerta para uso adequado da carteira
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por meio do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD), iniciou, nesta segunda-feira (6), a entrega de carteiras de passe livre intermunicipal a pessoas que necessitam de cuidados médicos fora dos municípios onde moram.

A coordenadora do Núcleo, Rosângela Martins, conta que a carteira é destinada a portadores de patologias crônicas ou deficiências e que precisam sair de seus municípios para Maceió, ou para outra cidade, para receber tratamento.  “No ano passado, foram 1.612 carteiras entregues e, atualmente, dispomos de 520 unidades para passar aos beneficiários. Esse número é crescente, já que o cadastro de usuários é constante”, revelou Rosângela.

Entre as pessoas que receberam a carteira, nesta segunda-feira (6), estava Maria do Socorro, que mora em São Luiz do Quitunde. Ela precisa vir a Maceió para fazer tratamentos psiquiátricos no Hospital Escola Portugal Ramalho e tratamentos contra diabetes, no posto de saúde da Pitanguinha, ambos em Maceió.

“Eu não tinha como pagar o transporte, andava muito e pegava carona para poder ir ao médico. Já passei mal várias vezes por causa do diabetes e até machuquei as pernas num acidente que sofri no caminho para cá”, contou a dona de casa. “A carteirinha vai mudar minha vida”, completou.

A secretária-adjunta da Seades, Juliana Vergetti, acompanhou as primeiras entregas e alertou os beneficiários quanto ao uso adequado da carteira. “Esse item é de uso individual e não pode ser passado para terceiros. Além disso, o titular precisa tomar cuidado para evitar a perda e danificação da carteira”, afirmou.

As pessoas que já solicitaram concessão ou renovação da carteira de passe livre intermunicipal devem se dirigir ao NAPD, na sede da Seades, para receber o benefício.