segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alagoas vai ganhar novo presídio com 448 vagas

Prazo para construção é de 180 dias após liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal 

Andréa Medeiros e Maysa Cavalcante - estagiária 

Projeto da Cadeia Pública foi entregue nesta segunda-feira
O superintendente geral adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Marcos Sérgio, entregou, nesta segunda-feira (6), em Brasília, o projeto de construção de uma Cadeia Pública ao chefe de gabinete do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Luiz Fabrício Vieira Neto. 

A nova unidade prisional, com capacidade para abrigar 448 presos provisórios, com faixa etária de 18 a 24 anos, será construída em substituição ao antigo projeto de um presídio para jovens adultos. 

De acordo com o superintendente geral, tenente-coronel Carlos Luna, o estabelecimento prisional será um diferencial dentro da estrutura atual. “Esse presídio, além de ser uma unidade moderna, vai contribuir para que presos provisórios não fiquem detidos em delegacias”, ressaltou. 

Ainda de acordo com o superintendente, até o final deste mês toda a documentação do presídio será encaminhada à Caixa Econômica Federal para análise final do projeto e liberação dos recursos. “A partir da aprovação da Caixa o prazo de construção é de no máximo 180 dias”, assegurou. 

Segundo o engenheiro da Sgap, Marcone Araújo, o projeto inicial foi substituído, pois não era mais viável para a realidade do Estado ,e o Ministério da Justiça sugeriu que se poderia optar por um novo modelo, então ficou definida a construção da Cadeia Pública. 

Para Marcone Araújo, a substituição do estabelecimento prisional só trouxe benefícios. “Com o novo projeto, o número de vagas passou de 421 para 448. Ele vai desafogar as delegacias regionais, além de diminuir o prazo de entrega de 18 para seis meses”, afirmou. 

A obra, orçada em R$ 17,89 milhões, será construída em conformidade com o método construtivo, que utiliza celas pré-fabricadas em monobloco de concreto especial, mais resistente que as celas convencionais e sem uso de ferragens.