segunda-feira, 16 de maio de 2011

Subcomitê gestor da Redesim é implantado

Representantes de 15 órgãos ligados ao Estado irão atuar no intuito de dar celeridade aos processos de desburocratização na abertura de empresas

 Renée Le Campion

A instalação do subcomitê da Rede Nacional da Simplificação do Registro de Empresas e Negócios (Redesim) foi pauta de reunião realizada nesta segunda-feira (16), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), unidade Jaraguá. O sistema visa reduzir a burocracia para a abertura, alteração e fechamento de empresas em Alagoas por meio da Internet.

Representantes de 15 entidades do Estado de Alagoas compõem o subcomitê da Redesim, que deve atuar para simplificar – dentro dos órgãos e de forma integrada – os processos para o registro e legalização de empresas. A Junta Comercial de Alagoas (Juceal), órgão ligado à Seplande, coordena a implantação.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a redução da burocracia é fundamental para que haja uma maior competitividade. “Nesse sentido, Alagoas tem avançado bastante. Atualmente, é possível abrir uma empresa no período de três dias”, comemora. 

O Redesim já foi implantado  na Juceal, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no Corpo de Bombeiros e nos municípios de Santana do Ipanema, Penedo, Delmiro Gouveia e Rio Largo. Todos os 102 municípios de Alagoas irão contar com o sistema.

O presidente da Juceal, José Lages, destaca a importância de simplificar as exigências e procedimentos dos órgãos envolvidos para a abertura de empresas, no intuito de que não se corra o risco de informatizar a burocracia. “A implantação nos órgãos não é suficiente. É preciso que haja, também, a sensibilização por parte dos envolvidos”, acrescenta.

Durante o encontro, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho, que irá se reunir periodicamente para discutir a celeridade nos processos de instalação do sistema.

As instituições que integram o subcomitê gestor da Redesim são: as Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); da Fazenda (Sefaz); do Trabalho, Emprego e Qualificação; do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Sanitária; o Instituto do Meio Ambiente (IMA); a Juceal; o INSS; o Sebrae/AL; a Delegacia da Receita Federal; a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA); a Associação do Notários Registradores de Alagoas (Anoreg); Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC) e a Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas).

Conselho de Administração empossa novo diretor da Casal

Vice-presidente de Gestão Operacional é engenheiro civil e especialista em gestão de negócios

Ascom Casal

O engenheiro Pedro Gilberto Rodrigues da Mota é o novo vice-presidente de Gestão Operacional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Seu nome foi indicado pelo governador Teotonio Vilela Filho e aprovado pelo Conselho de Administração da empresa, durante reunião realizada nesta segunda-feira (16), na sede da companhia. 

Além de ser engenheiro civil, Pedro Gilberto possui especialização em gestão de negócios e gestão ambiental. Vinha exercendo suas atividades profissionais na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), onde ocupou cargos nas áreas operacional, comercial e administrativa. Foi, também, um dos gestores do contrato de transferência de tecnologia firmado entre a Casal e a Sabesp, sendo o responsável pela gestão das perdas reais. Essa parceria resultou em significativas melhorias no sistema de abastecimento de água de Maceió. 

"Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance e usarei de toda minha experiência para contribuir com a Casal", salientou Pedro Gilberto, que considera seu cargo na companhia como um "grande desafio" e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de ajudar a empresa e o Estado de Alagoas a se desenvolverem. Ele fez questão de destacar o entrosamento com o grupo da Casal e diz que os resultados positivos da parceria são fruto de um trabalho conjunto.

Deputados assumem compromisso com programa contra as drogas

Acompanhados do secretário Jardel Aderico, parlamentares conheceram o trabalho de duas comunidades acolhedoras de dependentes químicos assistidas pelo governo do Estado e manifestaram apoio

Lucas Lisboa

Deputados conheceram ação das comunidades terapêuticas
O programa Acolhe Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), que apoia 14 comunidades acolhedoras alagoanas, ganhou, nesta segunda-feira (16), parceiros muito importantes para sua consolidação. No município de Marechal Deodoro, cinco representantes do legislativo estadual, acompanhados do secretário Jardel Aderico, visitaram dois centros de acolhimento que fazem parte do programa – Nova Jericó e Fazenda Esperança.

Os parlamentares estiveram nesses locais para conhecer de perto o trabalho que está sendo feito nas comunidades, identificando as prioridades que possam dinamizar as ações do Acolhe Alagoas.

Na comunidade Nova Jericó, acompanhados pelo secretário Jardel Aderico, os deputados estaduais conheceram as instalações do centro, a programação diária de atividades e tiveram um momento especial. Eles ouviram  depoimentos e um pouco da experiência de vida dos dependentes em reabilitação, que enfatizaram o trabalho de recuperação que é feito na comunidade.

Em seguida, foi feita uma breve apresentação do programa, para que os parlamentares tomem conhecimento de todo o trabalho que está sendo feito dentro do Acolhe Alagoas.

Os deputados estaduais reconheceram a necessidade de dar mais força ao Acolhe Alagoas e assumiram um compromisso com a Sepaz. O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo, afirmou que serão elaboradas propostas com o objetivo de captar mais recursos para o programa dentro do orçamento estadual.

“Falo em nome dos 27 deputados. A Assembleia Legislativa de Alagoas passa a ser uma das principais parceiras do Acolhe Alagoas. Criaremos mecanismos que possibilitem um incremento no orçamento estadual que atenda a demanada necessária para consolidar um programa que já tem um modelo de execução perfeito”, afirmou.

O deputado Luiz Dantas se mostrou muito satisfeito após conhecer detalhadamente as ações realizadas no Acolhe Alagoas. Ele partilha da mesma ideia do presidente Fernando Toledo. Segundo Dantas, é preciso que os poderes estejam engajados para tratar da recuperação de dependentes em Alagoas, obtendo resultados positivos na redução da violência no Estado.

“O governo merece todos os elogios. As comunidades acolhedoras estão dando uma nova perspectiva de vida para centenas de pessoas. Aqui, podemos observar resultados efetivos de um trabalho que tem suas dificuldades, é feito com muito esforço, mas também com muita competência”, enfatizou o deputado.

Contente com a aceitação por parte dos parlamentares sobre o Acolhe Alagoas, o secretário Jardel Aderico destacou o apoio oferecido pelos deputados, que, segundo ele, são os principais aliados para a criação de uma política pública de prevenção do uso de drogas.

“A Assembleia tem um poder muito grande de tirar o projeto do papel e transformá-los em leis e ações que fortaleçam programas como o Acolhe Alagoas. Contando com esse apoio, a nossa intenção de alavancar, estruturar e consolidar o programa se torna muito mais plausível”, completou Jardel Aderico.

A mobilização que viabilizou a visita contou com o apoio do deputado federal Givaldo Carimbão, relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados instituída com o objetivo de promover estudos e projetos de lei voltados para a criação de políticas públicas e projetos para o combate ao crack e outras drogas.

Na oportunidade, Givaldo Carimbão falou sobre a articulação que a bancada alagoana em Brasília está fazendo. A ideia é que, no mês de junho, deputados federais de diversos estados brasileiros venham a Alagoas para conhecer o programa, que já é considerado uma referência em todo o País.

Também participaram do evento os deputados estaduais João Henrique Caldas, Judson Cabral e Ronaldo Medeiros, além do prefeito do município de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus.

Hospital Geral faz campanha de combate à infecção hospitalar

Panfletos sobre a higiene correta das mãos no ambiente hospitalar foram distribuídos

Neide Brandão

Servidores do HGE recebem orientações sobre higiene
Nesta segunda-feira (16), técnicos do Serviço de Controle à Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Geral do Estado (HGE) distribuíram panfletos com orientações sobre a higiene correta das mãos no ambiente hospitalar.

A iniciativa faz parte da campanha do Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, comemorado no domingo, que tem como tema “Infecção Hospitalar – O controle está em suas mãos”.

“Estamos distribuindo panfletos para explicarmos a importância da higienização das mãos no controle da infecção”, disse a médica Maria das Mercês Pereira, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGE.

O SCIH do HGE tem como objetivo aumentar a adesão de servidores às práticas de higienização das mãos de forma constante e na rotina diária, conscientizando esses profissionais da importância deste hábito.

De acordo com a médica, a simples higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas de fundamental importância no controle de infecções relacionadas à assistência da saúde.

O folheto informativo distribuído para os servidores da unidade hospitalar durante a campanha demonstra a importância e a técnica da correta higienização das mãos. 

Controle - A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGE segue rigorosamente o protocolo de manejo de pacientes que apresentam multirresistência bacteriana, conforme preconizado pela Anvisa e a Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. As normas técnicas dessas duas instituições serviram como base para a elaboração do manual de orientação para o controle de bactérias multirresistentes no HGE, lançado em outubro do ano passado.

A Comissão possui o controle de todos os pacientes portadores de bactérias multirresistentes, mantendo-os em leitos isolados e devidamente tratados. Desde o diagnóstico microbiológico, são adotadas todas as medidas de controle. A equipe de profissionais que presta assistência a esse perfil de paciente está devidamente treinada e conta com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) específicos.

Governo de Alagoas apoia micro e pequeno empreendedor

Seplande dá suporte financeiro e econômico para projetos que visam alavancar o pequeno negócio

 Renée Le Campion

Secretário garante apoio a micro e pequenos empreendedores
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, confirmou o apoio econômico e financeiro do governo para dois projetos que focam no desenvolvimento do micro e pequeno empreendedor nesta segunda-feira (16). Um deles é o Empreender, executado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), e o outro é o Programa de Competitividade de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que será voltado para o segmento de móveis.

“Estamos cumprindo a determinação do governador Teotonio Vilela Filho, que é promover o desenvolvimento econômico, mas dando prioridade à consolidação do micro e pequeno negócio, que é o grande responsável pela geração de empregos em nosso Estado”, destaca o secretário.

O Programa Empreender, iniciado em 2000, tem como objetivo desenvolver o micro e pequeno empreendedor em núcleos setoriais por segmento, no intuito de fortalecer o pequeno negócio. Consultores vão identificar em diversos municípios alagoanos – com o auxílio da população – as principais dificuldades enfrentadas e elaborar um plano de ação para minimizá-las.

O presidente da Federalagoas, Geminiano Jurema, ressalta a importância de firmar esse convênio em parceria com o Governo. “As grandes empresas recebem muitos incentivos, mas o micro e pequeno empreendedor não. Nós entendemos que é necessário dar uma maior atenção a essas pessoas, e encontramos aqui no Governo, através da Seplande, o apoio necessário para a implantação das ações deste Programa”, detalha.

Cerca de 800 pessoas serão beneficiadas diretamente com as ações do Programa Empreender, que variam entre capacitações, conferências, e a possibilidade de intercâmbio entre redes e de um maior acesso ao mercado para o micro e pequeno empreendedor. 

O Programa Empreender contempla os municípios de Taquarana, Maceió, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Olho D’água das Flores, Batalha, Major Izidoro, Pilar, Coruripe, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro e Viçosa.

Segundo a coordenadora de projetos da Federalagoas, Cléa Carvalho, o Programa irá atuar em cada município a partir da organização de núcleos de segmentos. “Vamos reunir os empreendedores da área gastronômica, por exemplo, no núcleo de gastronomia e ofertar capacitações para o fortalecimento da atividade”, detalha.

O Programa Empreender é coordenado pela Federalagoas e executado com  o apoio da Seplande, do Sebrae/AL e das Prefeituras de Marechal Deodoro e Taquarana.

Procompi – O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias dará apoio técnico e tecnológico a 25 empresas do segmento de móveis em Maceió, a partir de maio de 2011. Com duração de um ano, o Procompi vai atuar através de capacitações na área de inovação e de gestão de pessoas, com foco no associativismo. 

De acordo com a presidente do Sindicato de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Alagoas, Gerlane Carneiro, esta é a primeira vez que o Programa – fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Sebrae Nacional – é voltado para o segmento de móveis em Alagoas. 

Capacitações, consultorias e outras ações promovidas por meio do Procompi visam consolidar a atividade moveleira e dar o suporte necessário para que as indústrias tenham condições de competir com o mercado regional.

Além do CNI e do Sebrae, o Programa conta com o apoio da Seplande, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea),  do Senai e do Sindicato de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Alagoas.