segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deputados assumem compromisso com programa contra as drogas

Acompanhados do secretário Jardel Aderico, parlamentares conheceram o trabalho de duas comunidades acolhedoras de dependentes químicos assistidas pelo governo do Estado e manifestaram apoio

Lucas Lisboa

Deputados conheceram ação das comunidades terapêuticas
O programa Acolhe Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), que apoia 14 comunidades acolhedoras alagoanas, ganhou, nesta segunda-feira (16), parceiros muito importantes para sua consolidação. No município de Marechal Deodoro, cinco representantes do legislativo estadual, acompanhados do secretário Jardel Aderico, visitaram dois centros de acolhimento que fazem parte do programa – Nova Jericó e Fazenda Esperança.

Os parlamentares estiveram nesses locais para conhecer de perto o trabalho que está sendo feito nas comunidades, identificando as prioridades que possam dinamizar as ações do Acolhe Alagoas.

Na comunidade Nova Jericó, acompanhados pelo secretário Jardel Aderico, os deputados estaduais conheceram as instalações do centro, a programação diária de atividades e tiveram um momento especial. Eles ouviram  depoimentos e um pouco da experiência de vida dos dependentes em reabilitação, que enfatizaram o trabalho de recuperação que é feito na comunidade.

Em seguida, foi feita uma breve apresentação do programa, para que os parlamentares tomem conhecimento de todo o trabalho que está sendo feito dentro do Acolhe Alagoas.

Os deputados estaduais reconheceram a necessidade de dar mais força ao Acolhe Alagoas e assumiram um compromisso com a Sepaz. O presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo, afirmou que serão elaboradas propostas com o objetivo de captar mais recursos para o programa dentro do orçamento estadual.

“Falo em nome dos 27 deputados. A Assembleia Legislativa de Alagoas passa a ser uma das principais parceiras do Acolhe Alagoas. Criaremos mecanismos que possibilitem um incremento no orçamento estadual que atenda a demanada necessária para consolidar um programa que já tem um modelo de execução perfeito”, afirmou.

O deputado Luiz Dantas se mostrou muito satisfeito após conhecer detalhadamente as ações realizadas no Acolhe Alagoas. Ele partilha da mesma ideia do presidente Fernando Toledo. Segundo Dantas, é preciso que os poderes estejam engajados para tratar da recuperação de dependentes em Alagoas, obtendo resultados positivos na redução da violência no Estado.

“O governo merece todos os elogios. As comunidades acolhedoras estão dando uma nova perspectiva de vida para centenas de pessoas. Aqui, podemos observar resultados efetivos de um trabalho que tem suas dificuldades, é feito com muito esforço, mas também com muita competência”, enfatizou o deputado.

Contente com a aceitação por parte dos parlamentares sobre o Acolhe Alagoas, o secretário Jardel Aderico destacou o apoio oferecido pelos deputados, que, segundo ele, são os principais aliados para a criação de uma política pública de prevenção do uso de drogas.

“A Assembleia tem um poder muito grande de tirar o projeto do papel e transformá-los em leis e ações que fortaleçam programas como o Acolhe Alagoas. Contando com esse apoio, a nossa intenção de alavancar, estruturar e consolidar o programa se torna muito mais plausível”, completou Jardel Aderico.

A mobilização que viabilizou a visita contou com o apoio do deputado federal Givaldo Carimbão, relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados instituída com o objetivo de promover estudos e projetos de lei voltados para a criação de políticas públicas e projetos para o combate ao crack e outras drogas.

Na oportunidade, Givaldo Carimbão falou sobre a articulação que a bancada alagoana em Brasília está fazendo. A ideia é que, no mês de junho, deputados federais de diversos estados brasileiros venham a Alagoas para conhecer o programa, que já é considerado uma referência em todo o País.

Também participaram do evento os deputados estaduais João Henrique Caldas, Judson Cabral e Ronaldo Medeiros, além do prefeito do município de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus.