segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governo de Alagoas apoia micro e pequeno empreendedor

Seplande dá suporte financeiro e econômico para projetos que visam alavancar o pequeno negócio

 Renée Le Campion

Secretário garante apoio a micro e pequenos empreendedores
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, confirmou o apoio econômico e financeiro do governo para dois projetos que focam no desenvolvimento do micro e pequeno empreendedor nesta segunda-feira (16). Um deles é o Empreender, executado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), e o outro é o Programa de Competitividade de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que será voltado para o segmento de móveis.

“Estamos cumprindo a determinação do governador Teotonio Vilela Filho, que é promover o desenvolvimento econômico, mas dando prioridade à consolidação do micro e pequeno negócio, que é o grande responsável pela geração de empregos em nosso Estado”, destaca o secretário.

O Programa Empreender, iniciado em 2000, tem como objetivo desenvolver o micro e pequeno empreendedor em núcleos setoriais por segmento, no intuito de fortalecer o pequeno negócio. Consultores vão identificar em diversos municípios alagoanos – com o auxílio da população – as principais dificuldades enfrentadas e elaborar um plano de ação para minimizá-las.

O presidente da Federalagoas, Geminiano Jurema, ressalta a importância de firmar esse convênio em parceria com o Governo. “As grandes empresas recebem muitos incentivos, mas o micro e pequeno empreendedor não. Nós entendemos que é necessário dar uma maior atenção a essas pessoas, e encontramos aqui no Governo, através da Seplande, o apoio necessário para a implantação das ações deste Programa”, detalha.

Cerca de 800 pessoas serão beneficiadas diretamente com as ações do Programa Empreender, que variam entre capacitações, conferências, e a possibilidade de intercâmbio entre redes e de um maior acesso ao mercado para o micro e pequeno empreendedor. 

O Programa Empreender contempla os municípios de Taquarana, Maceió, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Olho D’água das Flores, Batalha, Major Izidoro, Pilar, Coruripe, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro e Viçosa.

Segundo a coordenadora de projetos da Federalagoas, Cléa Carvalho, o Programa irá atuar em cada município a partir da organização de núcleos de segmentos. “Vamos reunir os empreendedores da área gastronômica, por exemplo, no núcleo de gastronomia e ofertar capacitações para o fortalecimento da atividade”, detalha.

O Programa Empreender é coordenado pela Federalagoas e executado com  o apoio da Seplande, do Sebrae/AL e das Prefeituras de Marechal Deodoro e Taquarana.

Procompi – O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias dará apoio técnico e tecnológico a 25 empresas do segmento de móveis em Maceió, a partir de maio de 2011. Com duração de um ano, o Procompi vai atuar através de capacitações na área de inovação e de gestão de pessoas, com foco no associativismo. 

De acordo com a presidente do Sindicato de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Alagoas, Gerlane Carneiro, esta é a primeira vez que o Programa – fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Sebrae Nacional – é voltado para o segmento de móveis em Alagoas. 

Capacitações, consultorias e outras ações promovidas por meio do Procompi visam consolidar a atividade moveleira e dar o suporte necessário para que as indústrias tenham condições de competir com o mercado regional.

Além do CNI e do Sebrae, o Programa conta com o apoio da Seplande, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea),  do Senai e do Sindicato de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Alagoas.