segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hospital Geral faz campanha de combate à infecção hospitalar

Panfletos sobre a higiene correta das mãos no ambiente hospitalar foram distribuídos

Neide Brandão

Servidores do HGE recebem orientações sobre higiene
Nesta segunda-feira (16), técnicos do Serviço de Controle à Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Geral do Estado (HGE) distribuíram panfletos com orientações sobre a higiene correta das mãos no ambiente hospitalar.

A iniciativa faz parte da campanha do Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar, comemorado no domingo, que tem como tema “Infecção Hospitalar – O controle está em suas mãos”.

“Estamos distribuindo panfletos para explicarmos a importância da higienização das mãos no controle da infecção”, disse a médica Maria das Mercês Pereira, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGE.

O SCIH do HGE tem como objetivo aumentar a adesão de servidores às práticas de higienização das mãos de forma constante e na rotina diária, conscientizando esses profissionais da importância deste hábito.

De acordo com a médica, a simples higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas de fundamental importância no controle de infecções relacionadas à assistência da saúde.

O folheto informativo distribuído para os servidores da unidade hospitalar durante a campanha demonstra a importância e a técnica da correta higienização das mãos. 

Controle - A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HGE segue rigorosamente o protocolo de manejo de pacientes que apresentam multirresistência bacteriana, conforme preconizado pela Anvisa e a Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar. As normas técnicas dessas duas instituições serviram como base para a elaboração do manual de orientação para o controle de bactérias multirresistentes no HGE, lançado em outubro do ano passado.

A Comissão possui o controle de todos os pacientes portadores de bactérias multirresistentes, mantendo-os em leitos isolados e devidamente tratados. Desde o diagnóstico microbiológico, são adotadas todas as medidas de controle. A equipe de profissionais que presta assistência a esse perfil de paciente está devidamente treinada e conta com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) específicos.