segunda-feira, 16 de maio de 2011

Seminário estadual discute a frequência escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família

Atividades serão realizadas na Faculdade Integrada Tiradentes, em Cruz das Almas

Ricardo Moresi
Foto: Valdir Rocha

Segundo Maria de Fátima objetivo é sensibilizar técnicos
Coordenadores e técnicos municipais do Programa Bolsa Família (PBF) e operadores másteres da frequência escolar dos 102 municípios do Estado participam, nesta terça-feira (17), do III “Seminário Estadual da Frequência Escolar dos Beneficiários do Programa Bolsa Família”. A atividade começa às 8h e será realizada no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), no bairro de Cruz das Almas, em Maceió.

Segundo Maria de Fátima Alves, responsável pelo acompanhamento da assiduidade escolar dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF) em Alagoas, o objetivo do encontro é sensibilizar os técnicos envolvidos na gestão das condicionalidades do PBF sobre a importância da qualidade das informações registradas no sistema de acompanhamento da frequência escolar.

Ela destaca ainda que 413.865 famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família em Alagoas. “Os beneficiados de 6 a 15 anos precisam ter frequência mínima de 85% da carga horária mensal. Já aqueles de 16 e 17 anos, que participam do Benefício Variável Jovem (BVJ), precisam frequentar ao menos 75% das aulas”, evidencia.

O valor dos benefícios é de R$ 33 mensais para até dois estudantes por família. A frequência escolar e os motivos de baixa assiduidade são informados pelas secretarias estaduais e municipais de educação ao MEC, que repassa os dados ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pela gestão do Programa Bolsa Família.

Programação – A abertura oficial do seminário vai contar com a presença dos secretários de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira; da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo; do representante da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Senarc/MDS), Daniel Aquino Ximenes, e da representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Conceição Zotta. As atividades seguem até as 17h.