terça-feira, 3 de maio de 2011

Fortes chuvas elevam nível dos rios no Norte de Alagoas

Governo de Alagoas continua monitorando rios Mundaú e Paraíba, que atingiram estado em 2010, e níveis estão estáveis

Victor Guerra

Nível dos rios subiu na região Norte de Alagoas
Boletim meteorológico divulgado na segunda-feira (2) pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostra que fortes chuvas atingem Alagoas, principalmente na região Norte. Pelo menos nove municípios já foram afetados pela elevação dos níveis dos rios e decretaram estado de emergência.

A previsão é de que as chuvas continuem intensas até o fim desta quarta-feira (4). A Defesa Civil Estadual está mobilizada para atendimento às vítimas das chuvas e o governador Teotonio Vilela irá a Brasília nesta quinta-feira (5) para pedir ajuda ao governo federal.

Dados da Defesa Civil apontam que até agora, 3.739 pessoas foram afetadas pelas águas. Juntamente com as Coordenadorias de Defesa Civil Municipais (Comdecs), militares já estão nas cidades atingidas, prestando auxílio na elaboração dos documentos de socorro, realizando vistorias técnicas e dando consultoria quanto aos danos causados. O Corpo de Bombeiros também deslocou equipes para fazer o atendimento direto à população.

De acordo com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nove municípios atingidos por chuvas, rios ou córregos já decretaram estado de emergência. Japaratinga, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Jundiá, Novo Lino, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Campestre e Porto de Pedras enviaram seus pedidos de ajuda e já possuem equipes da Defesa Civil Estadual em suas regiões. O presidente da AMA, Abrahão Moura, já elaborou a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) das cidades atingidas.

O governador Teotonio Vilela Filho irá a Brasília, nesta quarta-feira (4), para apresentar o relatório de prejuízos causados aos municípios atingidos pelas enchentes e solicitar junto ao governo federal auxílio nas ações de recuperação das cidades. No último domingo, o governador sobrevoou as áreas atingidas juntamente com o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, e o presidente da AMA, Abrahão Moura.

Na última segunda-feira (2), o secretário de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, reuniu em seu gabinete o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Neitônio Freitas, o secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, o deputado João Henrique Caldas, além de representantes da Defesa Civil Estadual, da AMA e de alguns municípios atingidos. A reunião serviu para discutir medidas para evitar maiores prejuízos e traçar os planos de estado de emergência ou calamidade pública.

A Diretoria de Meteorologia da Semarh alerta que as chuvas devem continuar nos próximos dias, com diminuição de intensidade na quarta-feira (4). Em compensação, órgãos oficiais do Governo de Pernambuco alertam que a previsão no estado vizinho é de que as chuvas devem se intensificar nos próximos dias. Isso pode afetar, principalmente, os municípios de Jacuípe e Campestre, que fazem parte de uma bacia hidrográfica na divisa entre os estados.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos alerta ainda que as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, atingidas pelas enchentes de 2010, estão sendo monitoradas 24 horas pelos técnicos da Semarh e da Defesa Civil Estadual, e que até o momento não apresentam elevações significativa em seus níveis.

Informações veiculadas em União dos Palmares e São José da Laje sobre possibilidade de enchentes nos municípios são equivocadas. Em caso de aumento real dos níveis dos rios, o Governo de Alagoas soltará um alerta oficial para a Comdecs, imprensa e população.

Entenda o que ocorreu em cada município

Os municípios de Jacuípe e Campestre estão localizados na bacia hidrográfica do Rio Jacuípe. Fortes chuvas que caíram no Litoral Norte de Alagoas e no Litoral Sul de Pernambuco elevaram o nível do rio, que nasce em Ibateguara, passa por Colônia Leopoldina e separa a divisa entre os dois estados.

Segundo informações das Plataformas de Coleta de Dados (PCD), instaladas em Jacuípe, e mantidas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o nível das águas subiu 4,80 metros.

O município de Colônia Leopoldina, por sua vez, que fica nas margens do Rio Jacuípe, e antes de Campestre, sofreu com a intensificação das chuvas, que elevaram o nível dos rios também próximo de sua nascente, em Ibateguara.

Novo Lino e Jundiá

A nascente do rio Manguaba está localizada no município de Novo Lino, que juntamente com Jundiá, integra a região hidrográfica do Litoral As chuvas se intensificaram na cidade, onde está a cabeceira do rio, elevando seus níveis desde o início até o próximo município, no caso, Jundiá.

Outros municípios
Os municípios de São Luis do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Paripueira, que ficam mais próximos do litoral, não foram afetados pela elevação dos níveis dos rios, mas pelas fortes chuvas que atingiram Alagoas na semana passada. Houve inundações e alagamentos através de pequenos córregos, além de deslizamentos em encostas.

Seagri e Fapeal lançam nos próximos dias edital para seleção

Profissionais de diversas áreas serão selecionados para atuar na condição de bolsistas pelo período de um ano

Diego Barros

Ainda esta semana será publicado um edital para seleção de diversos profissionais, que deverão atuar pelo período de um ano na condição de bolsistas, vinculados ao serviço de extensão rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

O documento estará disponível no endereço eletrônico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e trará as datas e condições para inscrição e seleção. O site da Fapeal é o http://www.fapeal.br/. Os interessados já podem ir preparando o currículo, que é um dos itens da seleção, que conta também com entrevistas e uma capacitação.

Fórum comemora Dia Mundial do Lúpus

Evento acontece na próxima sexta-feira, a partir das 8h30, no Maceió Mar Hotel

Valdete Calheiros

Em alusão ao Dia Mundial do Lúpus, a ser comemorado no próximo dia 10 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), juntamente com o Grupo de Apoio às Pessoas com Lúpus, irá promover o II Fórum de Debates sobre Lúpus, a ser realizado na próxima sexta-feira (6), no Maceió Mar Hotel. A abertura do evento está marcada para as 8h30. A primeira palestra do dia será sobre a Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeos, com o reumatologista Roger Levy. 

Na sequência, haverá palestra sobre Nefrite Lúpica, com o nefrologista Ebeveraldo Amorim. O II Fórum de Debates sobre Lúpus tem como público-alvo profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), portadores de Lúpus, farmacêuticos, estudantes de Medicina e de Enfermagem. 

No período da tarde, haverá palestra sobre Gravidez e Lúpus com o reumatologista Roger Levy. Outro tema do Fórum é o Sistema de Distribuição de Medicamentos Estratégicos para os Portadores de Lúpus, com o diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Fábio Pacheco. Haverá também a explanação do tema Compreendendo o Paciente Lúpico, com o reumatologista Geoges Basile. 

A presidente do Grupo de Apoio às Pessoas com Lúpus, Fátima Rosendo, afirmou que existem em Alagoas entre 3.500 a 4 mil pacientes com lúpus.  

Lúpus – O lúpus é uma doença autoimune do tecido conjuntivo de causa desconhecida que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual. 

Governo e prefeitura de Ibateguara inauguram maternidade e unidade especializada

Júlio Cezar


Para Solange Farias, Governo realiza sonho de 10 anos
A população do município de Ibateguara, na Zona da Mata Alagoana, passa a contar, a partir desta sexta-feira (6), com uma maternidade para parto normal. A unidade será inaugurada às 9h pelo governador Teotonio Vilela e o secretário da Saúde, Alexandre Toledo. No mesmo dia, será inaugurada no município a Unidade Especializada de Saúde. Foram investidos nas obras recursos dos governos federal e estadual.

A nova unidade disponibilizará quatro leitos para parto normal, assegurando atendimento com qualidade e eficiência à população de Ibateguara, segundo a secretária municipal de Saúde, Solange Farias. "A partir de agora,  nossas crianças poderão nascer no próprio município", comemora a secretária municipal de Saúde, Solange Farias.

A secretária destaca o trabalho do Governo para a concretização da obra. “A unidade representa um sonho que durou dez anos para ser concretizado e só está sendo possível entregá-la ao município graças ao apoio da Sesau”, destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, a nova maternidade é mais uma conquista para Ibateguara, uma vez que a maternidade irá incentivar a demanda por partos normais, reduzindo o risco para as gestantes e contribuindo para sua rápida recuperação. “Com a inauguração desta maternidade, especializada em partos normais, estaremos contribuindo para qualificar a atenção às parturientes, além de evitarmos que elas tenham que se deslocar a Maceió para dar à luz”, destacou o secretário.

A observação do secretário tem como base estudos científicos que comprovam ser o parto normal mais eficaz que a cesariana porque o corpo da mulher foi preparado para ter um parto normal. Além de a recuperação ser muito mais rápida, há menor chance de hematomas ou infecções, menor risco de complicações para a mãe e menor chance de dor pélvica crônica.

Unidade Especializada

Também na sexta-feira, acontecerá a inauguração da Unidade Especializada de Saúde de Ibateguara, que já está em funcionamento e foi construída com recursos federais e contrapartida do governo do Estado.

A unidade oferece exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia e colposcopia. Também disponibiliza aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) consultas com pediatras, ginecologistas, cardiologistas, psiquiatras, nutricionistas, dermatologistas e fisioterapeutas.

Batizada de Mariano de Oliveira Nascimento, a unidade foi construída com R$ 655 mil do governo federal e contrapartida do Executivo estadual no valor de R$ 203.612,75. Para a aquisição dos equipamentos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 113.398,28.


Educação estadual discute demandas com o MST

Reunião foi coordenada pelo secretário Rogério Teófilo

Ricardo Moresi
Foto: Valdir Rocha

Demandas da Educação foram discutidas entre SEE e MST
Técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) receberam, nesta terça-feira (3), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para tratar sobre demandas referentes à educação. No encontro, foram discutidas questões sobre a Escola Itinerante, o Programa Saberes da Terra e a Escola Agropecuária da Reforma Agrária.

Segundo o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, é sempre importante manter um diálogo franco e aberto com os movimentos sociais. “Creio que avançamos em relação aos pleitos apresentados pelos componentes do MST. Solicitei aos técnicos da Secretaria que agilizem os trâmites necessários para que os pedidos apresentados sejam atendidos o mais rápido possível”, enfatizou.

De acordo com Marcela Nunes da Cunha, responsável pela Coordenação de Educação do MST, a posição adotada pelo secretário foi muito boa. “Agora, estamos aguardando os encaminhamentos internos da Secretaria e estamos ansiosos pelas respostas”, destacou.

Em relação à Escola Agropecuária da Reforma Agrária, Stella Albuquerque, assessora Especial de Educação Profissional da SEE, disse que a proposta de construção desta escola já existe e está inserida no Programa Brasil Profissionalizado.

“Trata-se de uma ação do governo estadual, MST, Secretaria de Estado de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo é oferecer educação profissional e pesquisa para o homem do campo”, frisou a assessora.

Ela acrescentou ainda que o Estado está providenciando a dominialidade (escritura) do terreno da antiga Epeal para que os entes possam trabalhar por meio de uma gestão coparticipativa após a construção da escola.

Obras de reforma do Cepa são iniciadas

Serviços de limpeza começaram nesta terça-feira (3) e serão seguidos por intervenções na parte elétrica, ciclovias e terraplanagem

Ana Paula Lins
Foto: José Demétrio

Serviços de limpeza dão início às obras no Cepa
Começou nesta terça-feira (3) a reforma do Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Maior complexo educacional da América Latina, o Cepa será submetido a uma reforma de R$ 3 milhões, uma obra que contempla serviços de limpeza, drenagem, reurbanização da área externa, construção de pista de atletismo, pintura geral (incluindo fachada das escolas) e recuperação dos acessos, quadras, campo de futebol, instalações elétricas e iluminação externa, beneficiando 15 mil pessoas. 

Neste primeiro momento, estão em execução os serviços de limpeza por todo o complexo educacional. Posteriormente, serão realizados as obras de terraplanagem  e de recuperação  da parte elétrica e das ciclovias.

A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Márcia Dantas, conta que o cronograma de obras foi planejado de forma a não interferir nas atividades letivas. “As intervenções nos campos e nas quadras serão deixadas por último para não atrapalhar a prática de esportes dos alunos”, explica.

Márcia fala que a comunidade escolar estava ansiosa pelo início das obras.  “Todos estão muito entusiasmados, pois trata-se de um patrimônio da educação alagoana reconhecido internacionalmente”, frisa.

Segunda etapa – Esta é a primeira etapa de uma grande reforma planejada para o Cepa. Em um segundo momento, haverá a construção de um anfiteatro, um centro de cultura afro, um teatro/cinema e uma Praça da Ciência ao lado do Observatório Astronômico Genival Leite. Este projeto deverá ser licitado em breve. Outro projeto é a criação de um centro de educação em tempo integral no complexo. A meta é que num período de três a quatro anos todas as escolas do Cepa adotem o sistema. 

DER realiza medidas preventivas para garantir segurança viária


 Ações vão minimizar os danos ocasionados pelas fortes chuvas nas rodovias alagoanas

Ariana Maurício

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está alertando toda a equipe do órgão a tomar medidas preventivas e evitar possíveis transtornos viários por causa das fortes chuvas que caem em Alagoas. Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (3), a Diretoria de Trânsito e Transporte do DER acionou agentes de trânsito, Polícia Militar (PM) e engenheiros residentes do órgão.

Entre as principais ações estão a fiscalização de áreas consideradas de risco para evitar possíveis deslizamentos de barreiras, limpeza de vegetação de acostamento que, além de prejudicar o trânsito, podem dificultar a visualização de placas, e o reforço na sinalização em trechos considerados perigosos.

O diretor de Trânsito do DER, Alexandre Tenório, destaca essas medidas como essenciais para a prevenção de transtornos e acidentes nas rodovias. “É importante que estejamos atentos a esses trechos de risco. A intenção é que todo o DER, inclusive as empresas responsáveis por obras da Reconstrução e de conserva rodoviária estejam fiscalizando os trechos para evitar maiores transtornos e o condutor possa ter melhores condições de tráfego”, afirma.

Alexandre Tenório ressalta ainda que qualquer cidadão pode entrar em contato com o órgão através do número 0800 284 5434, de segunda a sexta-feira e das 8h às 14h, e informar sobre possíveis deslizamentos, aberturas de buracos ou qualquer outro acontecimento nas rodovias que possa trazer risco para os condutores.

“Quanto mais rápido soubermos sobre as áreas perigosas, mais breve poderemos agir para solucionar o problema”, ressalta o diretor de Trânsito do DER.

Prevenção - As ações do DER foram iniciadas nesta segunda-feira (2), após o diretor-presidente do órgão, Marcos Vital, pedir atenção redobrada a toda a equipe do órgão, neste período chuvoso, para as áreas de possíveis riscos de acidentes nas rodovias alagoanas.

A solicitação foi feita durante reunião com a Diretoria do Trânsito e Transporte do DER, todos os engenheiros residentes do órgão, representantes das empresas de engenharia responsáveis pelas obras do Programa da Reconstrução, bem como das empresas que detêm contrato de conserva de rodovias.

Órgãos acertam evento para produtores rurais

Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar acontece no dia 19, com presença de diversas autoridades; objetivo é discutir políticas públicas
Larissa Bastos
As secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) estiveram reunidas com o Sebrae nesta terça-feira (3) para ajustar mais algumas questões relativas ao Encontro Estadual de Comercialização na Agricultura Familiar. O evento, que pretende discutir políticas públicas voltadas para os pequenos produtores, acontece no próximo dia 19, a partir das 8h, no Palácio República dos Palmares.
Tendo como meta promover o crescimento sustentável, o momento vai servir para esclarecimentos sobre as recentes mudanças legislativas que beneficiam os agricultores alagoanos e para o estudo de estratégias de comércio e logística. As discussões serão centradas nas políticas públicas e nas ferramentas necessáriss para a implantação das ações.
Cerca de 300 pessoas – entre técnicos, trabalhadores do campo e associações – devem participar do encontro, que vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho; dos secretários da Fazenda, Maurício Toledo, e da Agricultura, Jorge Dantas; e dos representantes do Sebrae, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da Federação da Agricultura (Faeal).
Além deles, são esperados ainda prefeitos, secretários municipais, cooperativas de agricultores e federações ligadas à área. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir Muller, também estão entre os convidados.
Já definida, a programação do evento terá duas mesas temáticas. A primeira delas, coordenada pela Seagri, vai tratar das políticas públicas de acesso a mercados. Já a última, comandada pela Fazenda, será concentrada nos instrumentos operacionais necessários para a comercialização dos alimentos, em especial nas mudanças de cadastro das pessoas que exercem atividades agrícolas.
Segundo a coordenadora do Fórum “A Sefaz e a Sociedade”, Maria Lopes Milhomes, as palestras têm como objetivo levar conhecimento aos pequenos produtores para que eles possam aumentar o escoamento de suas mercadorias. “Além de regulamentar o cadastro, Alagoas também isentou do ICMS a produção vendida para a merenda escolar. Agora precisamos garantir que essas medidas funcionem em prol dos agricultores”, afirma.
Além dela, participaram da reunião ainda o articulador estadual da rede de apoio e comercialização, Antônio Neto; o representante do Programa de Aquisição de Alimentos, José Mário de Medeiros, da Secretaria de Agricultura Familiar em Alagoas, Ana Maria Santos, e do Sebrae, Manoel Antônio de Melo. Os últimos detalhes do Encontro Estadual serão definidos no dia 12 de maio.
Os interessados em participar do evento já podem garantir uma vaga acessando o endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (http://www.agricultura.al.gov.br). A ficha de inscrição está disponível na página inicial, do lado direito da tela. Para se inscrever, basta clicar no banner e preencher o documento.