terça-feira, 3 de maio de 2011

Fórum comemora Dia Mundial do Lúpus

Evento acontece na próxima sexta-feira, a partir das 8h30, no Maceió Mar Hotel

Valdete Calheiros

Em alusão ao Dia Mundial do Lúpus, a ser comemorado no próximo dia 10 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), juntamente com o Grupo de Apoio às Pessoas com Lúpus, irá promover o II Fórum de Debates sobre Lúpus, a ser realizado na próxima sexta-feira (6), no Maceió Mar Hotel. A abertura do evento está marcada para as 8h30. A primeira palestra do dia será sobre a Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeos, com o reumatologista Roger Levy. 

Na sequência, haverá palestra sobre Nefrite Lúpica, com o nefrologista Ebeveraldo Amorim. O II Fórum de Debates sobre Lúpus tem como público-alvo profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), portadores de Lúpus, farmacêuticos, estudantes de Medicina e de Enfermagem. 

No período da tarde, haverá palestra sobre Gravidez e Lúpus com o reumatologista Roger Levy. Outro tema do Fórum é o Sistema de Distribuição de Medicamentos Estratégicos para os Portadores de Lúpus, com o diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Fábio Pacheco. Haverá também a explanação do tema Compreendendo o Paciente Lúpico, com o reumatologista Geoges Basile. 

A presidente do Grupo de Apoio às Pessoas com Lúpus, Fátima Rosendo, afirmou que existem em Alagoas entre 3.500 a 4 mil pacientes com lúpus.  

Lúpus – O lúpus é uma doença autoimune do tecido conjuntivo de causa desconhecida que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual.